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Ana Carita

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hD in Education – Educational Psychology from the University of Lisbon (2001).

Integrated researcher at the Interdisciplinary Research Centre for Education and Development (ULHT).

Associate Professor at the Lusófona University (ULHT), since 2010. She has held teaching positions at Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) between 1989 and 2010, collaborating there in the fields of Educational Psychology and Community Psychology. She collaborated with other institutions in continuous and post-graduate education, namely with the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Lisbon, the Lutheran University of Brazil (PA) and the Irene Lisboa Institute.

She held positions in Psychology and Counseling Services between 1979 and 2010, in which context she supervised internships in Educational Psychology between 1992 and 2009.

She collaborated with some public institutions in the study, evaluation and / or proposal of measures in the fields of Education and Educational Psychology, namely with the Institute of Educational Innovation and the National Education Council.

In the field of research, she has collaborated with ISPA’s Unit for Research in Cognitive Psychology, Development and Education, where she has developed research in the areas of interpersonal conflict, indiscipline and violence in school, morality and justice, areas where she has been the author of several communications and publications.

Áreas de interesse académico e científico Areas of academic and scientific interest

  • Interpersonal conflict in school context;
  • Violence in school context;
  • Bullying in school context;
  • Morality and moral development in school context;
  • Identity and deontology of the educational professions (school psychologists).

Publicações Selecionadas Selected Publications

Articles in international journals

  • Carita, A. ., & Teodoro, V. D. . (2021). School discipline in the press: The Público journal between 2011 and 2015. Education Policy Analysis Archives29(August – December), 174. https://doi.org/10.14507/epaa.29.4586 
  • Carita, A. & Carvalho, C. (2016). Qualidade inclusiva da escola. Representações da comunidade educativa de uma escola frequentada por um aluno com Síndroma de Asperger. Revista Lusófona de Educação, Nº Especial.
  • Carita, A, & Tomé, G. (2010). A dinâmica da consistência moral. Análise Psicológica, 1 (vol. 28), 85-105.
  • Carita, A. (2004). Conflito, justiça e cidadania na aula. Análise Psicológica, 1 (XXII), 259-269
  • Carita, A. (1999). O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professores. Análise Psicológica, 1 (XVII), 79-95.
  • Carita, A. (1997). Professores do 3ª ciclo de escolaridade e ensino secundário: A sua representação dos alunos. Análise Psicológica, 4, (XV), 541-562.
  • Carita, A (1996). O Psicólogo na escola: Factores condicionantes e sentido geral da intervenção. Análise Psicológica, (XIV), 1, 123-128
  • Carita, A (1993b). Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professor. Análise Psicológica, 3 (XI), 335-342.

Books

  • Carita, A., Lopo, T. T. & Teodoro, V. (2021). PISA in Media Discourse: Prominence, Tone, Voices and Meanings. In Teodoro, A. (Org) Critical Perspectives on PISA as a Means of Global Governance. Risks, Limitations, and Humanistic Alternatives. Routledge
  • Carita, A. (2012). Psicologia e psicólogos escolares: Perfil e confrontos éticos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Carita, A. & Fernandes, G. (2012). Indisciplina na sala de aula: Como prevenir? Como remediar? Lisboa, Editorial Presença (4ª edição).
  • Carita, A. (2005). Conflito, moralidade e cidadania na aula. Porto: Campo das Letras
  • Carita, A.; Silva, A. C.; Monteiro, A, F.; & Diniz, T. (1998). Como ensinar a estudar. Lisboa: Editorial Presença.
  • Carita, A. & Abreu, I. (1994). A Formação Pessoal e Social: Desenho curricular. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Book chapters

  • Carita, A, Cau, M, Mofate, O, & Duarte, R. S. (2019). Teacher Training in Mozambique. In K.G. Karras – C.C. Wolhuter (Eds.). International Handbook of Teacher Education Worldwide – Revised and Augmented Edition (pp. 511-531). Nicosia: HM Studies and Publishing. ISBN 978-9963-2415-6-9
  • Carita, A. & Peceguina, I (2011). Orientação Escolar e Profissional. Estudo de caso numa escola com percursos diversificados de formação. In CNE (ed.). Estado da Educação 2011. A Qualificação dos Portugueses. Lisboa: MEC;
  • Carita, A. & Peceguina, I. (2010). Melhor comportamento, melhor aprendizagem. In G. Ramalho (coord.), Impacto das Avaliações Internacionais nos Sistemas Educativos (pp.157-221).Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
  • Carita, A. (2008). Promoção de um ambiente social positivo nas escolas. Perspectiva e orientações gerais. In Jares, X. R. (coord.), Educación e paz II. ¿ Vigo: Ed. Xerais de Galicia.

Communications at national events

  • Carita, A. (2017). Por um ambiente escolar positivo, uma intervenção preventiva, multifacetada e ética no domínio do comportamento. Seminário Conversas ASSP, organizado pela ASSP. Santarém.
  • Carita, A. (2016). Por um ambiente escolar positivo. Orientações para apoio ao comportamento positivo na escola toda: Um exemplo de assessoria colaborativa a estruturas pedagógicas. Primeiras Jornadas de Educação organizadas pelo. Agrupamento de Escolas D. Sancho 1. Pontével.
  • Carita, A. (2015). Orientação vocacional na escola: Significado, modos e práticas de realização. Colóquio. ESE de Castelo Branco. Castelo Branco.
  • Carita, A., & Macedo, A. C. (2015). Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiro. V Colóquio Internacional Psicologia e Educação: “Diversidade e Educação. Desafios Atuais”. ISPA. Lisboa:
  • Carita, A., (2015). Testemunhas de bullying em contexto escolar. ISPA: Ciclo de conferências 2014/2015. Lisboa.
  • Carita, A. & Macedo, A. (2014). Os observadores de bullying numa Escola de Ensino Fundamental do Nordeste Brasileiro. V Encontro de Investigadores do CeiED-ULHT. Lisboa.
  • Carita, A. (2012). Orientação escolar e profissional. Estudo de caso numa escola com percursos diversificados de formação. Seminário ESCXEL. Oeiras.
  • Carita, A. (2012). A indisciplina na aula: Conceitos e modalidades de intervenção. Encontro pedagógico com professores. Escola Manuel da Maia. Lisboa.
  • Carita, A. (2012). A regulação de conflitos: A gestão produtiva dos conflitos no quadro da promoção de uma vida social positiva na Escola. Encontro pedagógico com professores. EB23 Telheiras. Lisboa.
  • Carita, A. (2011). A regulação de conflitos: O enfoque na gestão produtiva dos conflitos no quadro das orientações estabelecidas no Regulamento Internos das escolas. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária Virgílio Ferreira. Lisboa.
  • Carita, A. (2010). Indisciplina na sala de aula. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária de Campo Maior. Campo Maior.
  • Carita, A. (2008). Indisciplina na sala de aula. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária D. Dinis. Lisboa.
  • Carita, A. (2007). Indisciplina e violência na escola. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária do Lumiar.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2007). Percepções de cidadania em contexto escolar. Conferência Ibérica “Educação para a Cidadania”. Departamento de Educação da FC-UCL. Lisboa.
  • Carita, A. (2007). Indisciplina e violência em contexto escolar. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária do Lumiar. Lisboa.
  • Carita, A. (2006). Questões éticas na profissão docente. XXIII Jornadas Pedagógicas promovidas pelo SPZS, subordinadas ao tema “Ser Professor Hoje”. Beja.
  • Carita, A. (2006). Gestão das situações de conflito na sala de aula. XXIII Jornadas Pedagógicas promovidas pelo SPZS, subordinadas ao tema “Ser Professor Hoje”. Beja.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2006). Percepções de justiça, cidadania e desenvolvimento moral em contexto escolar. XIV Colóquio da AFIRSE, FPCE-UCL. Lisboa.
  • Carita, A. & Silva, L. (2005). Dimensões éticas da acção do professor e do clima da aula. Seminário promovido pela ESE de Lisboa. Lisboa.
  • Carita, A, (2005). Gerir conflitos na escola. Encontro pedagógico com professores. Escola Secundária Josefa de Óbidos. Lisboa.
  • Carita, A. (2005). Desenvolvimento vocacional e cidadania. “Seminário Comemorativo dos 25 Anos da APOEP”, promovido pela APOEP.Lisboa.
  • Carita, A. (2005). A Educação Sexual em contexto escolar. Seminário subordinado ao tema “A Educação Sexual em Contexto Escolar”, promovido pela DRO do SPGL. Caldas da Rainha.
  • Carita, A. (2005). Trabalhando sobre os comportamentos inadequados na aula. Conferência apresentada no Seminário subordinado ao tema “Indisciplina e Violência em Meio Escolar”, promovido pelo SPZS. Évora.
  • Carita, A. (2005). Cidadania e conflitos na sala de aula. “I Fórum Municipal sobre Educação”, promovido pela CMM. Montijo.
  • Carita, A. (2005). Aprendizagem da cidadania em contexto escolar: Conflitos e participação. Conferência apresentada no Seminários subordinados ao tema “Professores, Agentes de Mudança”, promovidos pela Ed. Areal. Lisboa, Évora, Santarém.
  • Carita, A. (2004). Comunicando sobre o conflito. Encontro SPO´s. ME-DREL. Lisboa.
  • Carita, A. (2004). Conflito e cidadania na aula. Seminário sobre “O Direito à Educação e a Educação dos Direitos”, promovido pelo Conselho Nacional de Educação. Lisboa.
  • Carita, A. (2003). Justiça, cuidado e conflito na sala de aula. V Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia, promovido pela Associação Portuguesa de Psicologia e pela Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
  • Carita, A. (2003). Quem é que se porta mal? Reflexões sobre a gestão de conflitos. Jornadas Pedagógicas “Uma Escola, Uma Comunidade”, promovidas pela CMA. Azambuja.
  • Carita, A., Duarte, I., Silva, M. J. & Lopes, R. (2003). Fundamentação e desenvolvimento curricular da/na Área de Estudo Acompanhado. Encontro ME.DREL/ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Conflito, justiça e cidadania. Colóquio de Psicologia Educacional, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Conflito e cidadania na sala de aula. Ciclo de “Debates sobre Educação”, organizado pela FCSH, Departamento de Educação da UN. Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Relação pedagógica e resolução de conflitos. Encontro de Professores organizado pela Ed. Presença, subordinado ao tema “Que optimismo no futuro da educação?” Lisboa.
  • Carita, A. (2002). Escola e desenvolvimento sociomoral. Encontro Galego-Português de Educadores para a Paz. Costa da Caparica.
  • Carita, A. (2002). O conflito interpessoal na aula: Estratégias de resolução e avaliação moral das mesmas em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade e ensino secundário. Colóquio “Intervenção e Crise(s)” promovido por FPCE/NUSIAF/UC. Coimbra.
  • Carita, A. (2002). Conflito e cidadania. Comunicação apresentada no âmbito do projecto “Educação para a paz”, da responsabilidade da CML. Lisboa.
  • Carita, A. (2001). Representações dos estudantes sobre as resoluções reais do conflito interpessoal na aula e consequentes inferências sobre a qualidade desenvolvimental deste contexto. Encontro da AIPELF e da FPCE da UCL., subordinado ao tema “Violência e Indisciplina no Espaço Escolar”. Lisboa.
  • Carita, A. (2001). Gestão de conflitos na aula e condições de promoção da cidadania. Encontro sobre “Cidadania, Educação e Território”, ESE de Setúbal. Setúbal.
  • Carita, A. (2000). Desenvolvimento da autonomia na adolescência no quadro curricular da Educação para a Cidadania. Colóquio sobre “Os Adolescentes na Escola e na Sociedade”. ISPA & Escola Técnica Psicossocial de Lisboa. Lisboa.
  • Carita, A. (2000). Desenvolvimento local, solidariedade e interdependências: Comentário sobre experiências de trabalho comunitário apresentadas no âmbito do respetivo painel. VI Congresso Internacional das Cidades Educadoras. Lisboa.
  • Carita, A. (1999). Cooperar para melhor orientar: Comentário de análise e síntese do trabalho nas secções. Encontro subordinado ao tema “Cooperar para Melhor Orientar”, ME e IEFP. Santarém.
  • Carita, A. (1997). Apoios educativos: Perspectivas de enquadramento. Seminário subordinado ao tema “Exclusão Social/Escolar”, SPGL. Caldas da Rainha.
  • Carita, A. (1996). O conflito professor-aluno na situação pedagógica: Representações mobilizadas por professores, alunos e mães. IV Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa.
  • Carita, A. (1996). Práticas escolares e desenvolvimento pessoal e social das crianças e dos jovens. Encontro subordinado ao tema Educação e Desenvolvimento Local, CML. Loures.
  • Carita, A., Henriques, D., & Silva, C. T. (1996). Professores, alunos e mães: As suas representações sobre o conflito na relação pedagógica. Colóquio “Psicologia e Educação”, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A., & Fernandes, G. (1996). Projecto de intervenção em escolas com crianças de minorias étnicas. Colóquio sobre o tema promovido pela CML, Dep. Educação. Lisboa.
  • Carita, A. (1996). Competência, responsabilidade, consideração pelos outros: A necessária visibilidade destes princípios nas práticas de intervenção do psicólogo educacional. Colóquio Europeu de Psicologia e Ética, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (1996). A autonomia profissional no exercício da docência. Conferência Distrital de Professores e Educadores, SPRC. Coimbra.
  • Carita, A. (1996). A indisciplina na sala de aula: Modalidades de gestão preventiva. Colóquio sobre “Indisciplina e Agressividade no Espaço Escolar”, SPGL. Caldas da Rainha
  • Carita, A. (1996). Análise das opiniões de estudantes do Ensino Secundário sobre o impacte da Reforma Educativa neste ciclo de Ensino. Colóquio, Conselho Municipal de Juventude da Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Os serviços de psicologia e orientação na prevenção e resposta aos problemas de aprendizagem. Seminário sobre “Aprender e Ensinar: Dificuldades e Estratégias”, IIL. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Apoios educativos e processos da aprendizagem. 2º Encontro de Educação de Sintra, subordinado ao tema “Motivação e Aprendizagem”. Sintra.
  • Carita, A. (1995). Formação Pessoal e Social: Dimensão do currículo e atribuição dos Serviços de Psicologia e Orientação. V Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Professores e alunos do 3º ciclo de escolaridade: Representações sobre a indisciplina. Colóquio subordinado ao tema “Indisciplina e Agressividade no Espaço Escolar”, IIL. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). A orientação vocacional dos jovens, uma dimensão do currículo. Seminário subordinado ao tema “Educação Tecnológica: Que presente? Que futuro?”, FENPROF. Lisboa.
  • Carita, A. (1995). Serviços de psicologia e orientação: Psicologia da educação e dinâmicas institucionais. Ciclo de Debates, Sindicato Nacional dos Psicólogos. Lisboa.
  • Carita, A. (1994). Concepção, modalidades e processo de avaliação dos apoios educativos numa escola com 3º ciclo de escolaridade. V Colóquio da AIPELF/FPCE-UCL, subordinado ao tema “A escola, um Objecto de Estudo”. Lisboa.
  • Carita, A. (1993). Educação Ambiental, uma vertente da Formação Pessoal e Social. I Jornadas Pedagógicas subordinadas ao tema em “Educação Ambiental”, ASPEA.
  • Carita, A. (1993). Papel e lugar da Educação Tecnológica no 3º ciclo de escolaridade. Encontro subordinado ao tema “Educação Tecnológica”, SPGL. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Orientação vocacional, escola e desenvolvimento dos jovens. Ciclo de Conferências subordinado ao tema “Perspectivas da Educação”, Forum Estudante-Juventude. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Dinâmicas interactivas e representações sociais no contexto educativo: Representações mobilizadas pelos professores. 7º Colóquio Psicologia e Educação, ISPA. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelos professores. III Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Conteúdo funcional do professor conselheiro da orientação. IV Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1992). Problemática da integração escolar das crianças com necessidades educativas especiais. IV Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1991). Representações sociais e interacção educativa. Jornadas Pedagógicas, SPM. Funchal
  • Carita, A. (1990). O orientador escolar e as intervenções na Escola. III Encontro Nacional da APOEP, Lisboa.
  • Carita, A. (1990). As urgências dos professores e as urgências dos adolescentes no contexto da relação educativa: Continuidade ou ruptura? IV Encontro de Cuidados Primários de Saúde Mental e Assistência Psiquiátrica do 1º Bairro de Lisboa, Hospital Miguel Bombarda. Lisboa.
  • Carita, A. (1989). Situação educativa portuguesa: Realidades e perspectivas. Seminário, Instituto 1º de Maio. Lisboa.
  • Carita, A. (1989). Que formação profissional no quadro do sistema formal de ensino? 2ª Conferência de Jovens Trabalhadores, CGTP. Coimbra.
  • Carita, A. & Velez, M. C. (1988). Práticas da orientação escolar e profissional nas escolas secundárias portuguesas: História, realidades e perspectivas. II Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Lisboa.
  • Carita, A. (1988). A orientação escolar e profissional no sistema educativo português. Seminário subordinado ao tema “Formação Profissional“, FENPROF. Lisboa.
  • Carita, A. (1986). Os objectivos da orientação escolar e o enquadramento profissional dos orientadores, a definir no âmbito da LBSE. II Encontro Nacional da APOEP. Lisboa.
  • Carita, A. (1984). Os fins e os métodos da intervenção dos orientadores na escola. Colóquio subordinado ao tema “A Intervenção dos Psicólogos na Educação”, Sindicato Nacional dos Psicólogos. Lisboa.
  • Carita, A. (1983). Orientação escolar e profissional: abordagem institucional. I Encontro Nacional da APOEP, Lisboa.

Other publications

  • Mofate, O. & Carita, A. (2015). O surgimento de turmas grandes no ESG1 em Moçambique (1974-2014): Análise do contexto. Atas do I Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano (Vol. II). Porto: U. Católica. Educação e Psicologia. Disponível aqui.
  • Carita, A., & Macedo, A. C. (2015). Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiro. In Mata, L., Martins, M. A., Monteiro, V., Morgado, J., Peixoto, F., Silva, A. C. & Silva, J. C. (Eds.). Atas do V Colóquio Internacional Psicologia e Educação: Diversidade e Educação. Desafios Atuais. Lisboa: ISPA. IU. Disponível aqui.
  • Carita A, & Macedo, A, C. (2014). Testemunhas de bullying em contexto escolar. ReCIL. Disponível aqui.
  • Carita, A. (2009). Ética, cidadania e orientação vocacional. Atas do III Colóquio Europeu de Psicologia e Ética (pp. 147-159). Lisboa: ISPA.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2008). Percepções de cidadania em contexto escolar. In Atas da Conferência Ibérica Educação para a Cidadania. Lisboa: UCL-FC- CIE.
  • Carita, A., Gouveia-Pereira, M., Brites, N. (2007a). Percepções de justiça e cidadania e desenvolvimento moral em contexto escolar. In Actas do XIV Colóquio da AFIRSE. Lisboa: FPCE, UL.
  • Carita, A., & Silva, L. (2007b). Dimensões éticas da acção dos professores e do clima da aula. Actas do 3º Encontro de Investigação e Formação Educação para a Cidadania e Culturas de Formação. Lisboa: IPL-ESSE-CIED, 263-273
  • Carita, A. (2004). Conflito e desenvolvimento pessoal. Revista Povos e Culturas, 8, 133-157
  • Carita, A. (2002). Representações dos estudantes sobre as resoluções reais do conflito interpessoal na aula e inferências sobre a qualidade desenvolvimental desse contexto. In A. Estrela, & J. Ferreira (Eds.), Violência e indisciplina na escola. Actas do XI Colóquio da Secção Portuguesa da AIPELF. Lisboa, UCL-FPCE.
  • Carita, A. (1998a). Escola e desenvolvimento moral. A Página da Educação, 64, 11-12.
  • Carita, A. (1998b). A Indisciplina na sala de aula: O quê e quem interrogar? No quê e ou em quem agir? Educação e Ensino, 18, 22-26.
  • Carita, A. (1997). A autonomia e o compromisso: Duas dimensões essenciais da profissão. Jornal da FENPROF, 137, 11-13.
  • Carita, A., Silva, C., & Henrique, D. (1996). Professores, alunos e mães: As suas representações sobre o conflito na relação pedagógica. In M. Alves Martins (Ed.). Dinâmicas relacionais e eficiência educativa: Actas do IX Colóquio Psicologia e Educação. Lisboa: ISPA.
  • Carita, A (1995a). Concepção, modalidades e processos de avaliação dos apoios educativos numa escola do 3º ciclo. In A. Estrela, J. Barroso & J. Ferreira (Eds), A escola, um objecto de estudo: Actas do V Colóquio Nacional da Secção Portuguesa da AIPELF. Lisboa, UCL-FPCE.
  • Carita, A. & Fernandes, G. (1995b). Estratégias de resolução do conflito na sala de aula: Do castigo à cooperação. Colóquio Educação Sociedade, 10, 33-55.
  • Carita, A (1995c). Algumas notas sobre a indisciplina na sala de aula. Escola/Informação, 110, 8-9.
  • Carita, A (1995d). Diferenças individuais, dificuldades de aprendizagem, apoios educativos. O Professor, 44, 3-7.
  • Carita, A, Dinis, T., & Gomes, L. (1995e). Oficina de métodos de estudo. O Professor, 44, 31-34.
  • Carita, A, & Dinis, T. (1995f). A integração da problemática vocacional no currículo. Noesis, 35, 34-38.
  • Carita, A (1994). A Formação Pessoal e Social: Articulações à problemática ambiental. Noesis, 30, 67-70
  • Carita, A (1993a). O Professor e a sua representação do aluno. Colóquio Educação e Sociedade, 4, 41-95.
  • Carita, A (1993b). Orientação vocacional, escola e desenvolvimento dos jovens. A Página da Educação, 17, 18
  • Carita, A (1993c). Papel e lugar da Educação Tecnológica no 3º ciclo de escolaridade. Jornal da FENPROF, 105, 24-25.
  • Carita, A (1991). A relação pedagógica: Continuidade ou ruptura? Orientação Escolar e Profissional, nº 6/7, 51-53.
  • Carita, A (1989). A orientação escolar e profissional: Referência histórica, situação portuguesa. O Professor, 115, 19-26.
  • Carita, A (1988). A formação profissional no sistema formal de ensino e no quadro da LBSE em Portugal. Orientação Escolar e Profissional, 3, 51-52.
  • Carita, A (1988). A conquista da identidade ocupacional à luz das concepções de E. Erickson. O Professor, 104, 10-16.
  • Carita, A. (1983). Abordagem de três índices de maturidade vocacional -decisão, realismo e coerência-, em alunos do 11º ano de escolaridade. Boletim da APOEP, 3 e 4 (Separata; 1-62).