Publications

Articles in national journals

  • Cabral, A., Batista, S., Pascueiro, L., & Kandingi, A. (2014). Transition to work of university graduates: is gender a difference point? International Journal of Research in Social Sciences, 4(5), 1-12.
  • Cabral, A., e Mendonça, A. (2013). Academic learning and professional skills: Transition to work of Higher Education Graduates in Engineering, Manufacturing and Construction. International Journal of Educational Research and Technology, 4(1), 22-29.   

Books

  • Avelar, M., & Cabral, A. (Coord.) (2019). Mobilidade Académica na CPLP – Uma reflexão sobre o presente, um desafio para o futuro – Atas do Encontro. Coleção: Cadernos de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP / Vol. I. Lisboa, Portugal: Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
  • Cabral, A., & Júlio. I. (Coord.) (2019). Os Arquivos Históricos e as Bibliotecas Nacionais na Preservação do Legado Histórico e Cultural dos Estados-Membros da CPLP. Coleção: Cadernos de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP / Vol. II. Lisboa, Portugal: Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
  • Cabral, A. (2016). Questões de género entre diplomados do ensino superior: Diferenças e semelhanças da situação laboral e da centralidade e valores do trabalho nas trajetórias profissionais. Riga, Letónia: Nova Edições Académicas.

Capítulos de livro

Book chapters

  • Cabral, A., Pascueiro, L., & Susana, Batista (2015). Trajetórias profissionais de diplomados do ensino superior: semelhanças e diferenças de género perante a centralidade do trabalho.  In I. C. da Silva, M. Pignatelli, S. de M. Viegas (Eds.). Livro de Atas do 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (6048-6063), Lisboa, Portugal: Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa.
  • Cabral, A., & Kandingi, A. (2015). Expansão do ensino superior em Angola entre 2000 e 2010: contributos do Sul para a sociologia do ensino superior. In I. C. da Silva, M. Pignatelli, S. de M. Viegas (Eds.).  Livro de Atas do 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (8185-8197). Lisboa, Portugal: Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa.
  • Cabral, A., & Kandingi, A. (2014). 27. Inovações pedagógicas ao serviço do trabalho docente: o caso do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda – Angola. In P. Membiela, N. Casado e M. I. Cebreiros (Eds.), Experiências e innovación docente en el contexto actual de la docência universitária (167-171).  Universidade de Vigo, Espanha: Edita Educación Editora.
  • Cabral, A. (2013). A inserção profissional dos diplomados do ensino superior: das aprendizagens académicas às competências profissionais requeridas pelo mercado de trabalho. In A. P. Marques, C. Gonçalves e L. Veloso (Coord.), Trabalho, Organizações e Profissões: Recomposições Conceptuais e Desafios Empíricos (47-80). Lisboa, Portugal: Associação Portuguesa de Sociologia. 

Communications at international events

  • Cabral, A. (2019, maio). Educação para a Cidadania nos Países de Língua Portuguesa. Comunicação apresentada na Conferência Internacional «Educação, Cidadania, Mundo. Que escola para que sociedade? – Painel II – Educação para a Cidadania: uma abordagem global», Pavilhão do Conhecimento, Lisboa, Portugal.
  • Cabral, A. (2018, novembro).  A educação pré-escolar nos Países de Língua Portuguesa”. Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação: Educação, culturas e cidadania das crianças”, Universidade de Aveiro, Portugal.
  • Cabral, A. (2016, setembro). A CPLP e a promoção da ciência pensada e falada em Língua Portuguesa – Estratégias de cooperação multilateral de ciência, tecnologia e ensino superior da CPLP. Comunicação apresentada na IX Conferência Científica “Investigação para o Desenvolvimento: Tendências, Desafios e Perspetivas”, Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique.
  • Cabral, A. (2013, janeiro). O lado subjetivo das trajetórias profissionais dos diplomados do ensino superior: semelhanças e diferenças de género. Comunicação apresentada no IV Colóquio Internacional Ação Pública e Problemas Sociais em Cidades Intermediárias, Universidade Nova de Lisboa, Portugal.