Publications

Articles in international journals

  • Santos, N., Silva, F. R. & Flores-Quadros, P. (2017). As Bibliotecas Escolares na era do digital: que desafios? Tecnologias da Informação em Educação. Indagatio Didactica, V9, n4, 147-160. ISSN: 1647-3582. Universidade de Aveiro.  Disponível aqui.
  • Silva, F. R. (2016). The construction of knowledge and teachers’ professional identities in the context of globalization. American Journal of Educational Research, 4(10), 741-748. Retrieved from Disponível aqui. doi.org.

Books

  • Gomes, R. P. & Silva, F. R. (2015). Economia. Módulos 1 a 4 (10.º ano) do Ensino Secundário Técnico-Vocacional para Timor-Leste. Porto: Porto Editora. 
  • Gomes, R. P. & Silva, F. R. (2015). Economia. Módulos 5 a 8 (11.º ano) do Ensino Secundário Técnico-Vocacional para Timor-Leste. Porto: Porto Editora. 
  • Teixeira, A.; Gomes, R. P. & Silva, F. R. (2014). Ação – Economia A – 11.º ano. Manual de Economia. Porto Editora.
  • Gomes, R. P. & Silva, F. R. (2010). Manual de Economia – Nível 3 para o 11º ano do Ensino Profissional. Módulos 5, 6, 7 e 8. Porto: Porto Editora
  • Gomes, R. P. & Silva, F. R. (2009). Manual de Economia – Nível 3 para o 10º ano do Ensino Profissional. Módulos 1, 2, 3 e 4.  Porto: Porto Editora.

Communications at international events

  • Silva, F. R. & Pinto, A. B. M. (2016). Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino-aprendizagem em contextura educacional global comparada. Texto apresentado na Conferência sobe a Educação Comparada para além dos números, SPCE – SEC. Janeiro 2016, Lisboa, Portugal.
  • Silva, F. & Leanete T., Dotta, T. (2014). Citizenship in Teachers’ Narratives in Continuous Training – An Exploratory Study. Comunicação apresentada na EERA/ECER (European Educational Research Association/European Conference on Educational Research). Conference proceedings. Universidade do Porto, 1-5 Setembro de 2014.  Disponível aqui.
  • Silva, F. R. (2014). Apresentação de Experiências, Comunicações e Materiais Pedagógicos. In XXVIII Encontro Galego-Português de Educadoras/es pela paz “Direitos Humanos”, 25-27 Abr. 2014
  • Silva, F. R. & Dotta, T. (2013). Conflito na Escola – um conceito em movimento por meio de narrativas. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, pp. 68-81. Braga. Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-22-2.

Communications at national events

  • Silva, F. M. F. R. & Pinto, A. B. M. (2016). Influência do género nos saberes e na construção da identidade docente no processo de ensino-aprendizagem em contextura educacional global comparada. Texto apresentado na Conferência sobre a Educação Comparada para além dos números, SPCE – SEC, Lisboa, Portugal.
  • Silva. F.R. & Pinto, A. B. M. (2016, Outubro). Supervisão pedagógica: uma caça às bruxas ou às boas práticas?. Texto apresentado no XIII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, pp. 34-43. Viseu: IPV – ESE. ISBN: 978-989-96261-6-4
  • Silva, F. M. F. R. & Flores, P. Q.  (2014). Apresentação de Experiências, Comunicações e Materiais Pedagógicos. In XXVIII Encontro Galego-Português de Educadoras/es pela paz “Direitos Humanos”.
  • Silva. F. M. F. R., Flores, P. M. G. A. Q. (2014). O conflito em contexto escolar: transformar barreiras em oportunidades. In Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, pp. 253-268. Vila Real: UTAD. ISBN: 978-989-704-188-4.
  • Silva, F. M. F. R. (2013). Práticas inovadoras nos manuais escolares de Economia no ensino secundário: a reconfiguração da ação pedagógico-didática na atividade letiva. 5º Colóquio Internacional Manuais Escolares – Manuais Escolares, E-Manuais e Investigação em Didática. Lisboa. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Silva, F. M. F. R. (2013). Saberes e construção de identidades profissionais docentes no ensino secundário, em contexto de globalização. 5.º Congresso Nacional dos Economistas. Lisboa: Centro Cultural de Belém.
  • Silva, F. M. F. R. & Dotta, L. T. T. (2013). Conflito na Escola – um conceito em movimento por meio de narrativas. XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, pp. 68-81. Braga. Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-22-2.
  • Silva, F. M. F. R. (2012). Saberes docentes e identidades profissionais dos professores de economia do ensino secundário: principais fatores de influência na sua constituição. In III Encontro de Investigadores. Lisboa: CeiEF (ULHT).
  • Silva, F. M. F. R. (2011). O saber docente e as identidades profissionais dos professores de economia no ensino secundário: principais fatores de influência na sua constituição. In Atas do XI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, (pp. 57-66). Guarda: IPG.  ISBN: 978-972-8681-35-7.
  • Silva, F. M. F. R. (2011). Saberes e Construção de Identidades Profissionais Docentes em Contexto de Globalização: o caso dos/as professores/as de economia. In II Encontro: Investigar em Educação e Mudança na Escola. Porto: ULP.
  • Silva, F. M. R. (2011). As identidades e os saberes no trabalho docente. In I Encontro Internacional – Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação, publicação de poster. Centro de Investigação e Intervenção Educativas. Porto: FPCEUP.
  • Silva, F. M. R. & Lopes, A. (2011). O saber docente e as identidades profissionais dos professores de economia do ensino secundário: principais fatores de influência na sua constituição. In Atas do I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente, (pp. 567-588). Maceió-Alagoas. ISSN: 2236-6857.
  • Silva, F. M. F. R. (2010). Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moinhos? In I Encontro: Escola de hoje: perspetivas. Gondomar: ULP.
  • Silva, F. M. F. R. & Thomas, L. (2010). O currículo e os saberes no trabalho docente: reflexões exploratórias. In Atas do IX Colóquio sobre Questões Curriculares – V Colóquio Luso-Brasileiro. Porto: FPCEUP.
  • Silva, F. M. F. R. (2009). Globalização educacional e identidade docente: reflexões exploratórias. VII Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural, (pp. 224-250). Associação Agir. Porto. Instituto de Sociologia: ULP. ISBN: 978-989-8170-15-6.
  • Silva, F. M. F. R. & Lopes, A. (2009). Globalização Educacional, Sociedade do Conhecimento e Identidade Docente: reflexões sobre resultados preliminares de um estudo sobre os professores de Economia no ensino secundário. In Atas do X Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, (pp. 1-16, mesa 3). Bragança: IPB. ISBN: 978-972-745-102-9
  • Silva, F. M. F. R. & Lopes, A. (2009). Saberes profissionais dos professores de economia: reflexões exploratórias. In Atas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, (pp. 1623-1637). Braga: UM. ISBN: 978-972-8746-71-1

Other publications

  • Silva, F. M. F. R. (2013). Saberes e construção de identidades profissionais docentes no ensino secundário, em contexto de globalização. 5.º Congresso Nacional dos Economistas. Lisboa: Centro Cultural de Belém.
  • Silva, F. M. F. R. (2005). A Profissão de Economista”. 1.º Congresso Nacional dos Economistas”. Centro de Congressos e Exposições no Edifício da Alfândega do Porto. Porto/Portugal.