Publications

Articles in international journals

  • Leitão, F. (2017). Autoestima profissional e qualidade do processo educativo nas aulas de Educação Física. Gymnasium/REAFES, 2(2).
  • Leitão, F. e Rebelo, S. (2017). As atitudes dos alunos do Ensino Secundário em relação à inclusão nas aulas de Educação física: o contacto com alunos com necessidades Educativas Especiais. Gymnasium/REAFES, 2(2).
  • Leitão, F. e Veiga, F. (2016). As atitudes dos alunos do ensino básico e secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – as estratégias competitivas centradas na relação. Gymnasium/REAFES, 1(1).
  • Leitão, F. e Leitão F. (2016). As atitudes dos alunos do ensino básico e secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – as estratégias competitivas centradas nos objectivos. Gymnasium/REAFES, 1(2).
  • Leitão, F. e Paulo A. (2016). Cooperação e competição, dimensões obrigatoriamente antagónicas? Gymnasium/REAFES, 1(2).
  • Leitão, F. e Bilimória, H. (2014). A Percepção de Alunos e Docentes sobre a Interdependência Professor-Aluno: A Transição entre Níveis de Ensino. Psicologia da Criança e do Adolescente – Child and Adolescent Psychology, Vol. 5, nº 1, pp 73-91.

Articles in national journals

  • Leitão, F., & Pacheco, J. (2013). A aprendizagem cooperativa nos Ensinos Básico e Secundário – A percepção dos professores de Educação Física. Gymnasium, 4 (2), pp. 47-71.

Books

  • Leitão, F., & Silva, M. (2019). Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais – Estudos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Leitão, F., & Leitão, I. (2017). Jogar é Estar Perto dos Deuses – A Transfiguração do Real. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Leitão, F. & Leitão, I. (2017). Jogar é Estar Perto dos Deuses – A Estrutura Lúdica do Universo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Leitão, F., & Leitão, I. (2013). Jogar é Estar Perto dos Deuses – A Transfiguração do Real. Salamanca: Luso-Espanõla de Ediciones.

Communications at international events

  • Leitão, F., & Paulo A. (2015). Cooperação e competição, dimensões obrigatoriamente antagónicas? Comunicação apresentada no 1º Congresso Ibero-Americano Desporto, Educação, Actividade Física e Saúde, REAFES, Lisboa.
  • Leitão, F. Veiga, F. (2015). As atitudes dos alunos do ensino básico e secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – as estratégias competitivas centradas na relação. Comunicação apresentada no 1º Congresso Ibero-Americano Desporto, Educação, Actividade Física e Saúde, REAFES, Lisboa.
  • Leitão, F., & Leitão F. (2015). As atitudes dos alunos do ensino básico e secundário face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de Educação Física – as estratégias competitivas centradas nos objectivos. Comunicação apresentada no 1º Congresso Ibero-Americano Desporto, Educação, Actividade Física e Saúde, REAFES, Lisboa.
  • Leitão, F., & Bilimória, H. (2014). A Percepção de Alunos e Docentes sobre a Interdependência Professor-Aluno: A Transição entre Níveis de Ensino. Comunicação apresentada  no IV Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente – Child and Adolescent Psychology, Universidade Lusíada, Lisboa.
  • Leitão, F. (2013). Aprendizagem Cooperativa e Qualidade do Processo Educativo. Comunicação apresentada no IV Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Lusíada de Lisboa, Lisboa.
  • Leitão, F. (2013). A Aprendizagem na Sala de Aula: Indicadores de Qualidade. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Almada.

Communications at national events

  • Leitão, F. (2018). Judo, Desporto Adaptado e Inclusão. Comunicação apresentada no Workshop sobre “Judo Adaptado”, Federação Portuguesa de Judo, Coimbra.
  • Leitão, F. (2016). Qualidade de Vida e Processo Comunicacional. Comunicação apresentada no 8º Seminário Nacional Literacias Inclusivas e Tecnologias de Apoio – Impacto Educomunicacional no Direito à Participação Social e Qualidade de Vida das Pessoas com Deficiência, MCATA, Lisboa.
  • Leitão, F. (2016). As Atitudes dos Alunos Face à Inclusão dos seus Pares dom Necessidades Educativas Especiais nas aulas de Educação Física. Comunicação apresentada no Colóquio Movimento Paralímpico, inserido no Dia Paralímpico Lisboa 2016, Comité Paralímpico de Portugal, Lisboa.
  • Leitão, F. (2014). Inclusão e Qualidade do Processo Educativo – A Interdependência Professor/Aluno. Comunicação apresentada no Segundo Congresso de Educação Especial – Declaração de Salamanca, 20 Anos Depois, ISCE, Odivelas.
  • Leitão, F. (2014). A Importância do Jogo no Desenvolvimento da Criança e do Jovem. Comunicação apresentada no Ciclo de Conferências 50 Anos dos Jogos Juvenis do Barreiro, Comissão Coordenadora do Projecto em Rede para as Comemorações dos 50 Anos dos Jogos Juvenis do Barreiro, Barreiro.
  • Leitão, F. (2014). A Inclusão Hoje – O Imperativo do Retorno ao Essencial. Comunicação apresentada no VI Seminário Nacional Edu-Comunicação e Cultura Inclusiva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
  • Leitão, F. (2013). As Associações no Âmbito da Educação. Comunicação apresentada no Congresso Associativismo em Congresso, Associação Viver Sintra, Meleças-Sintra.
  • Leitão, F. (2013). Inclusão: Que Vínculos entre Técnica e Valores? Comunicação apresentada na Educação Inclusiva e Necessidades Educativas, CFAE Centro-Oeste, FCG, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, Caldas da Rainha.  
  • Leitão, F. (2013). Inclusão e Equidade. Comunicação apresentada no III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Almada.
  • Leitão, F. (2013). A Percepção dos Alunos Sobre a Aprendizagem na Sala de Aula. No III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade”, Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Almada.

Other publications

  • Leitão, F. (2016). Amplificar e seguir sinais. 25 Anos – Faculdade de Educação Física e Desporto. Universidade Lusófona, pp. 33-37.