Publications

Articles in international journals

  • Almeida, A., Ribeiro, S., & Botelho, H. (2017). Parque Nacional de Obô: conhecimento e perceções acerca da sua importância em alunos de S. Tomé. In AmbientalMente sustentable – Revista Científica Galego-Lusófona de Educación, v.1: 23, pp.223-232. Doi: 10.17979/ams.2017.23-24.0.3378

Books

  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2013). Matemática para pensar – 5º ano (de acordo com as metas curriculares e Novo Programa 2013) – Manual do aluno. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-972-799-332-1-1
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2013). Matemática para pensar – 5º ano (de acordo com as metas curriculares e Novo Programa 2013) – KIT de Materiais. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-888-890-013-1
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2013). Matemática para pensar – 5º ano (de acordo com as metas curriculares e Novo Programa 2013) – Caderno de Tarefas. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN-978-972-799-333-8
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2013). Matemática para pensar – 5º ano (de acordo com as metas curriculares e Novo Programa 2013 – Manual versão do professor. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN-978-888-900-247
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2013). Matemática para pensar – 5º ano (de acordo com as metas curriculares e Novo Programa 2013 –Cd-Rom Professor Final . Mirandela: Sebenta Editora. ISBN-978-888-890-026-1
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2010). Matemática para pensar – 5º ano – Manual do aluno. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-972-799-225-6-1
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2010). Matemática para pensar – 5º ano – Caderno de Tarefas. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-972-799-267-6
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2010). Matemática para pensar – 5º ano – Manual versão do professor. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-888-888-873-641 e ISBN 978-888-888-873-642
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2010). Matemática para pensar – 5º ano – Cd-Rom Professor- Final. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-888-888-741-8
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2010). Matemática para pensar – 5º ano – Folha de autocolantes. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-888-889-022-7
  • Ribeiro, S. A. C. C., Monteiro, C., & Pinto, H. (2010). 122 Questões – Provas de Aferição. Mirandela: Sebenta Editora. ISBN 978-888-888-738-8.

Communications at international events

  • Ribeiro, S.A.C.C. (2016). A importância das tecnologias educativas na aprendizagem das funções e das sucessões no 7º ano de escolaridade. Lisboa: II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia da Educação.
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2016). O perfil de gestão e o estilo de liderança do diretor de uma organização educativa- quadros de referência de diferentes países. Lisboa: Conferência Mundial-Comparative Education Beyond the numbers.
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2015). Projeção dos referentes do currículo e sua refelxão nos conceitos derivantes. Porto:European Conference on Curriculum Studies (ESSC) 2015.
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2015). Competencies and Curriculum: Elementary Teacher. Évora: III International Conference Learning in Teaching in Higher Education /I Congresso Ibero- Afro- Americano.
  • Ribeiro, S. A. C. C. e Novais Gonçalves, C. (2014). Organizational Analysis Versus Improving Organizational Quality. Leiria: European Educational Research Association (ECER).
  • Ribeiro, S. A. C. C. (2013). Creative Mathematic Activities. Lisboa: 9th International Conference on Education for Sustainable Development.
  • Ribeiro, S. A. C. C. (2012). Evolução histórica dos Programas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: IX Congresso Luso- Brasileiro de História da Educação

Communications at national events

  • Ribeiro, S.A.C.C. (2015). O Inquiry Based Learning na Promoção da Literacia Científica- Formação Inicial de Professores. Lisboa: XVI Encontro Nacional do Ensino das Ciências (ENEC).
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2014). A formação de Professores e o Desenvolvimento Curricular. UTAD: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2014). O professor como Construtor de Currículo. UTAD: XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2014). Mudanças nas Conceções de Ciência durante a Formação Inicial de Professores e educadores. Faro: XV Encontro Nacional do Ensino em Ciências (ENEC).
  • Ribeiro, S.A.C.C. (2012). Programas de Matemática para o 1º ciclo do Ensino Básico em Portugal: Como evoluíram no século XX?- Coimbra: ProfMat – Encontro Anual de Professores de Matemática

Other publications

  • Ribeiro, S., Almeida, A, & Botelho, H. (2017) Parque Nacional Obô: Conhecimento e perceções acerca da sua importância em alunos de S. Tomé. S. Tomé e Príncipe: Atas do Congresso Lusófono de Educação Ambiental
  • Ribeiro; S.A.C.C. et al. (2016). Educação 2016: transição e expectativas- Relatório do Observatório das Políticas de Educação, Formação e Ciência. Lisboa: Universidade Lusófona de Tecnologias e Humanidades.
  • Ribeiro, S. A. C. C. (2014). A formação de Professores e o Desenvolvimento Curricular. Vila Real: Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. ISBN 978-989-704-188-4
  • Ribeiro, S. A. C. C. (2014). O professor como Construtor de Currículo. Vila Real: Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. ISBN 978-989-704-188-4
  • Ribeiro, S. A. C. C., Ramos, M. M, Sarreira, P., Linhares, E, & Cavadas, B. (2014). Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores. Faro: Atas do XV Encontro Nacional do Ensino das Ciências.  ISBN 978-989-20-4826-0
  • Ribeiro, S. A. C. C., Oliveira, I., & Gaspar, I. (2012). Programas de Matemática para o 1º ciclo do ensino básico em Portugal: Como evoluíram no século XX?. Coimbra: Atas do  Profmat 2012, organizado pela Associação de Professores de Matemática. ISBN 978-972-8768-53-9
  • Ribeiro, S. A. C. C. (2012). Evolução Histórica dos Programas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN- 978-989-9699-6-0
  • Ribeiro, S., Ramos, M. M., Melo, N., Sarreira, P., Maurício, P., Valente, B., & Teodoro, A. (2011). O Que é a Ciência? Ideias expressas por alunos da formação inicial e por professores em exercício. Lisboa: Atas do V Encontro do CIED- Escola e Comunidade, Escola Superior de Educação de Lisboa. ISBN: 978-989-95733-3-8