Publications

Books

  • Costa, A.P.; Neri de Souza, D.; Castro, P.; Saavedra, R. & Sá, S. O. (2018). Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Vol.1, Universidade de Fortaleza, Brasil. ISBN: 978-972-8914-82-0
  • Costa, A.P.; Castro, P.; Saavedra, R. & Sá, S. O. (2017). Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Vol.1, Universidade de Fortaleza, Brasil. ISBN: 978-972-8914-75-2
  • P. Macedo, A. Moreira, C. Brandão, C. Brasil, C. Baixinho, D. Souza, E. Oliveira, E. Egry, F. Souza, I. Pinho, J. Ribeiro, J. Amado, L. Oliveira, L. Ruano, L. Casas, L. Reis, M. Rua, R. Silva, R. Luengo, R. Teixeira, R. Nunes, S. Dutra, S. Tuzzo & S. Sá. (2017). A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos. (eds.). Oliveira de Azaméis: Ludomedia. ISBN: 978-972-8914-73-8
  • Costa, A.P.; Castro, P.; Sá, S. O.; Carvalho, J.; Neri de Souza, F. & Neri de Souza D. (2016). Atas do 5º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Vol.1, Universidade de Fortaleza, Brasil, Ludomedia. ISBN: 978-972-8914-75-2
  • Sá. S. (2017). E-Book: Análise de Narrativas em 7 passos com o webQDA. Disponível em https://www.webqda.net/publicacoes/tutoriais/.

Book chapters

  • Sá. S. & Costa, A. P. (2017). Análise de narrativas com software webQDA. In E. Oliveira, N. Barros & D. Neri de Souza (Orgs.). Metodologias qualitativas em diferentes cenários: saúde e educação (pp. 39-64). Ludomedia: Portugal. ISBN: 978-854-9501-54-7
  • Castro, A. P. & Sá, O. S. (2016). Status Quo da Evasão no Brasil dos Cursos de Licenciaturas das Ciências Exatas. O que mudou depois de Duas Décadas do Relatório da Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão de Estudantes das IES do Brasil? In P. A. Castro & L. S. Andrade. (Orgs.) Ensino Interdisdisciplinar: Um Mundo, Diferentes Olhares e Muitos Caminhos (pp. 95-119), vol. 2. Oliveira de Azeméis: Ludomedia.
  • Sá, O. S. & Castro, A. P. (2016). Um modelo holístico para a Avaliação no Ensino Superior. In P. A. Castro & L. S. Andrade. (Orgs.) Ensino Interdisdisciplinar: Um Mundo, Diferentes Olhares e Muitos Caminhos (pp. 121-144), vol. 2. Oliveira de Azeméis: Ludomedia.
  • Sá, O. S. & Alves, M. P. (2015). A centralidade dos estudantes no desenvolvimento do Currículo no Ensino Superior. In D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha & M. Alves (Orgs.), Avaliação, Ensino e Aprendizagem no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas (pp. 523-562), vol.I. Lisboa: EDUCA.

Communications at international events

  • Participou como convidada estrangeira, no IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE INTERDISCIPLINARIDADE EM EDUCAÇÃO e IV  Simpósio do Mestrado em Gestão Organizacional, na cidade de Catalão entre 28 e 30 de novembro de 2017, no Brasil.

Communications at national events

  • Alves, P., Sá, S. & Silva, C. (2019). O contributo do trabalho colaborativo na aprendizagem e no desenvolvimento profissional dos professores. TDFP2019. (no prelo)
  • Sá, S. & Pinto da Costa, E. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores e educadores. Revista de Psicologia, Educação e Cultura (no prelo).
  • Sá, S. & Pinto da Costa, E. (2019). Prática de mediação de conflitos por professores do 3º ciclo de ensino (Poster). Atas do I Fórum Ibérico de Mediação, II Congresso Nacional de Mediação e V Encontro de Mediação Familiar da RAM, Universidade do Funchal, Funchal, Madeira, Portugal.
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2018). Experimentar a Mediação de Conflitos em contexto escolar: perceção dos educadores e professores da educação pré-escolar ao 2ºciclo do ensino básico. Atas do XIV Congresso SPCE, Universidade de Coimbra: Portugal (no prelo).
  • Castro, P., Sadoyama, A., Sadoyama, G., Sobrinho, M., Souza, P., Ba, S., Sá, S., Mónico, L. & Souza, T. (2017). A (im)pertinência das teorias pedagógicas no ensino das Ciências Exatas no Ensino Superior. In A. Costa; P. Castro; S. Sá & Saavedra, R. (Eds.). Atas CIAIQ2017- 6º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa. (pp. 18051814). Salamanca: 12 a 14 de julho: Universidade Salamanca.
  • Sá, S. & Costa, A. (2016). Interação Entre Pares: Uma Alternativa para a Avaliação do Desempenho Docente. In A. Costa; P. Castro; S. Sá; J. Carvalho; F. Neri de Souza & D. Neri de Souza (Eds.). Atas CIAIQ2016- 5º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa. (pp. 413-422). Porto: 12 a 14 de julho: Universidade Lusófona.
  • Sá, S & Deus, M. (2016). Da Crítica da Supervisão à Interação entre Pares. In A. Costa; P. Castro; S. Sá; J. Carvalho; F. Neri de Souza & D. Neri de Souza (Eds.). Atas CIAIQ2016- 5º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa. (pp. 525534). Porto: 12 a 14 de julho: Universidade Lusófona.
  • Sá, S.; Alves, M. & Costa, A. (2015). Teaching methodologies and assessment in Higher Education: The centrality of students. In A. Costa, P. Castro, S. Rodrigues, S. Pais & R. Linhares (Ed.). Atas do 4º Congresso de Análise Qualitativa (pp. 341-345). Aracaju: Universidade Tiradentes, Brasil.
  • Sá, S. & Alves, M. (2014). O contributo do feedback e da coavaliação para a melhoria da aprendizagem dos estudantes. In A. Moreira, J. Pacheco, J. Morgado, F. Seabra, C. Ferreira, I. Viana, M. Alves, A. Silva, C. Silva, M. Carvalho, G. Mendes & L. Santos (Eds.). Atas do XI Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares (pp. 632-637). Braga: Universidade do Minho.
  • Sá, S.; Alves, M. & Costa, A. (2014). O contributo do feedback na avaliação das aprendizagens do ensino superior: implicações no desempenho dos estudantes. In A. Costa, L. Reis, F. Neri de Souza & R. Luengo (Ed.). Atas do 3º Congresso de Análise Qualitativa (pp. 224-228). Badajoz: Universidade de Extremadura, Espanha.
  • Alves, M. & Sá, S. (2013). Metodologias de avaliação das aprendizagens numa área curricular no Ensino Superior: implicações no desempenho dos estudantes. In B. Silva, L.. Almeida, A. Barca, M. Peralbo, A. Franco & R. Monginho (Eds.). Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp.3775-3785). Braga: CIEd, Universidade do Minho.

Other publications

  • Sá, S. & Costa, A. P. (2019). Network data analysis in improving pedagogical supervision with software webQDA. ISCAE2019 in publication (no prelo).
  • Sá, S. & Costa-Lobo, C. (2019). Evaluate the Pedagogical Practice of the Teachers of Higher Education: A Proposal. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 2019, 17(1), 61-76. ISSN: 1696-4713. https://doi.org/10.15366/reice2019.17.1.004
  • Castro, P., Souza, T. & Sá, S. (2019). Evasão no Ensino Superior: mapeamento de cursos licenciaturas da Universidade Federal de Goiás. Revista EDaPECI, 18 (3), 45-60. ISSN 2176-17IX ; DOI:http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2018.18.39923.45-60.
  • Pinto da Costa, E. & Sá, S. (2019). Teacher Narratives on the Practice of Conflict Mediation. A. Costa; L. Reis & A. Moreira (Eds.), Computer Supported Qualitative Research – – New Trends on Qualitative Research. WCQR2018. Advances in Intelligent Systems and Computing, vol 861, pp. 156-169. Springer: Switzerland. ISSN 2194-5357 and ISSN (electronic) 2194-5365; ISBN 978-3-030-01405-6 and ISBN 978-3-03001406-3 (eBook) https://doi.org/10.1007/978-3-030-01406-3_14. https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-01406-3_14
  • Sá, S. O.; Rodrigues, A. & Ribeiro, J. (2018). Dossiê: Análise Qualitativa/CIAIQ2017. Revista Eixo, 8(3), 4-39. ISSN 2238-5630.
  • Jesus-Silva, N., Santos Pereira, C., Durão, N, Sá, S, & Costa-Lobo, C. (2018). Reflective teaching: interpreting the results of pedagogical surveys at higher education. In L. Gómez Chova, A. López Martínez, I. Candel Torres ( Eds.), ICERI18 Proceedings (pp.59365943). Sevilla, Spain. ISBN: 978-84-09-05948-5 . ISSN: 2340-1095.
  • Souza, T., Sá, S. & Castro, P. (2018). Abandono Escolar no Ensino Superior: Uso do webQDA para o mapeamento de licenciaturas da Universidade Federal de Goiás. Revista Lusófona (no prelo).
  • Sá, S. (2017). A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente? Revista Lusófona de Educação, 37, 37, 27-43.
  • Castro, P., Sadoyama, A., Sadoyama, G., Sobrinho, M., Souza, P., Ba, S., Sá, S., Mónico, L. & Souza, T. (2017). A (im)pertinência das disciplinas pedagógicas nos Cursos de março 2019 Física, Matemática e Química no Ensino Superior . Indagio Didatica, 9 (3), 45-60.
  • Costa, A.P.; Castro, P.; Saavedra, R. & Sá, S. O. (2017). Editorial. Atas do 6º Congresso , vol.1, 1-6.
  • Costa, A.P.; Castro, P.; Sá, S. O.; Carvalho, J.; Neri de Souza, F. & Neri de Souza D. (2016). Editorial. Atas do 5º Congresso , vol.1, 13-15.
  • Castro, P., Sadoyama, A., Sadoyama, G., Sobrinho, M., Souza, P., Ba, S., Sá, S., Mónico, L. & Souza, T. (2017). A (im)pertinência das teorias pedagógicas no ensino das Ciências Exatas no Ensino Superior. In A. Costa; P. Castro; S. Sá & Saavedra, R. (Eds.). Atas CIAIQ2017- 6º Congresso Ibero – Americano em Investigação Qualitativa. (pp. 18051814). Salamanca: 12 a 14 de julho: Universidade Salamanca.
  • Sá, S. & Alves, M. (2017). The schools’ ranking in the opinion of directors of Secondary Education schools in Portugal. In A. P. Costa, L. P. Reis, F. Neri de Souza & A. Moreira (Eds.), Computer Supported Qualitative Research: Second International Symposium on Qualitative Research (ISQR 2017) (pp. 327–357). Switzerland: Springer International Publishing. Doi:10.1007/978-3-319-61121-1.
  • Sá, S. & Alves, M. (2016). The Role of Feedback and Co-Assessment to the Improvement of Students’ Learning in Higher Education. Journal of Education & Social Policy. 3 (5), 10-15. ISSN: 2375-0782
  • Sá, S. O; Alves, M. P. & Costa, A. P. (2016). Methods of Teaching Centered on Learning and Formative assessement in Higher education. The Qualitative Report, 21(13), 54-62.
  • Sá, S. O., Alves, M. P., & Costa, A. P. (2015). Perceptions of Teaching in Students and in Teachers’ Point of View: Implications on Students’ Learning Skills in Higher Education. In Á. Rocha, A. M. Correia, S. Costanzo, & L. P. Reis (Eds.), New Contributions in Information Systems and Technologies (pp. 255–263). Switzerland: Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-319-16528-8_24
  • Sá, S., Alves, M. & Costa, A. (2014). A avaliação formativa no Ensino Superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes. Revista Comunicação & Informação, 17(2), 55-69.