Publications

Articles in international magazines

  • Souza, L., Martins, A. O., & Carvalho, M. (2017). Influência da liderança na qualidade da gestão democrática de uma escola pública. Revista Liberato Novo Hamburgo, 18 (29), 19-28. ISSN 2178-8820. Available here.
  • Cruz, H. M, Gomes, A. A., & Martins, A.O (2016). “Morning-Evening Types in Kindergarten, Time-of-Day and Performance on Basic Learning Skills”, International Online Journal of Educational Sciences 8 (5), 30 – 41. ISSN: 1309-2707
  • Costa, E.P., Torrego, R. C., & Martins, A. O. (2016). Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar. Revista Eixo 5 (3), 27 – 36.
  • Martins, A., & Martins, A. O. (2016). School’s Images: Students’ Perceptions about Teaching and Learning in the Geography. Journal of Modern Education Review 6 (6), 409 – 415. Doi: (2155-7993)/06.06.2016/006 .
  • Pinto, A., Delgado, J., & Martins, A. (2015). Significados e perspectivas do insucesso escolar no ensino profissional em Portugal. Cadernos de Educação, 51, 1 – 21. doi.org.
  • Martins, A., Coimbra, M., Pinto, I.P., & Serradas, R. (2015). How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study. American Journal of Educational Research, 3 (7), 918 – 922. Available here.
  • Coimbra, M., Martins, A., Pinto, I.P., & Serradas, R. (2015). Practical reflectivity as a context for teachers´ professional development: a mixed-methods study. Advances in Social Sciences Research Journal 1 (8), 176 – 187. doi.org.
  • Coimbra, M., Martins, A., Pinto, I., & Duarte, R. (2014) Practical reflectivity as a context for teachers professional development: a mixed-methods study. Advances in Social Sciences Research Journal, 1, (8), 17-181.
  • Borja, I., & Martins, A. (2014). Evasão Escolar: desigualdade e exclusão social. Revista Liberato, 15, (23), 93-101.
  • Coimbra, M., & Martins, A. (2013). O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: estudos sobre Educação, 24 (3), 31-46. Available here.
  • Coimbra, M., & Martins, A. (2013). Case Studying Educational Research: A Way of Looking at Reality. American Journal of Educational Research, 1 (9), 391-395. Available here.

Book Chapters

  • Costa, E.P., Torrego, R. C., & Martins, A.O. (2016). Gabinetes de mediação de conflitos: estruturas de pacificação, dinâmica e resultados. In M. C. Silva, M. L. Carvalho, & L. R. Oliveira (Eds), Sustentabilidade da Mediação Social: processos e práticas (pp.107 – 118) Braga. CECS. ISBN: 978-989-8600-53-0.
  • Martins, A.O. (2015). Do Éden ao Inferno: representações do corpo feminino na idade média. O corpo e a religião, anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades, Vol. XX (pp. 68-80). Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ISBN- 978-989-757-033-9.
  • Martins, A. (2013). O corpo feminino na Idade Média: um lugar de tentações. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (Orgs.), O Corpo – Memória e identidade (pp. 103-127). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0
  • Rabelo, A., Reis, M., & Martins, A. (2008). Professora Versus professor: as considerações sobre o professor homem, um “corpo estranho” na profissão docente. In C. Miqueo, Mª José Barral & C. Magallón, (Org.), Estudios Iberoamericanos de Género en Ciencia, Tecnología y Salud (pp. 421- 427). Zaragoza: Prensas Universitárias de Zaragoza.

Communications in international events

  • Costa, M.E., Torrego, R. C., & Martins, A.O. (2017, Julho). A investigação qualitativa como metodologia compreensiva da dimensão interpessoal/social de um projeto de mediação de conflitos. Apresentada no 6º Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa, Salamanca.
  • Martins, A.O. (2017, Outubro). A construção de novas práticas pedagógicas na educação pública. Apresentada no Seminário Internacional Educação: Inovação e Inclusão, Porto.
  • Costa, E., Torrego, R., & Martins, A. (2015, Julho). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de Escola. Apresentada no I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Porto.
  • Coimbra, M., Martins, A., Pinto, I. & Serradas, R. (2015, Julho). Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e desenvolvimento profissional docente. Apresentada no I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Porto.
  • Graça, J., & Martins, A. (2015, Julho). Desafios da liderança em contexto de agrupamento escolar. Apresentada no I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Porto.

Communications in national events

  • Rodrigues, M., & Martins, A.O. (2017, Junho). Violência Doméstica e Envolvimento Parental na Escola: Perspetivas de mães e filhos. Apresentada no II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação – II ENJIE, Braga.
  • Cruz, H. et al (2016). Cronótipo no 1º Ciclo do Ensino Básico, hora-do-dia/ dia-da-semana e o desempenho em aptidões básicas para a aprendizagem. In Atas do XIII Congresso SPCE. Fronteiras, diálogos e transições na Educaçã, Escola Superior de Educação de Viseu, Viseu (pp. 907-916).
  • Rodrigues, M., & Martins, A. (2015, Julho). Violência Doméstica e Educação: Envolvimento Parental na Escola de Mulheres Vítimas de Violência Conjugal. Apresentada no 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social”, Lisboa.
  • Martins, A. (2014, Dezembro). Planos municipais param a igualdade: uma parceria urgente. Apresentada no I Jornadas Ibéricas sobre Violência Doméstica, Bragança.

Other publications

  • Costa, E., Torrego, R., & Martins, A. (2015). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de Escola. In Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Universidade Católica do Porto, Porto.
  • Coimbra, M., Martins, A., Pinto, I., & Serradas, R. (2015). Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e desenvolvimento profissional docente. In Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Universidade Católica do Porto, Porto.
  • Graça, J., & Martins, A. (2015). Desafios da liderança em contexto de agrupamento escolar. In Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, Universidade Católica do Porto, Porto.