Publications

Articles in international journals

  • Martins, J., Vale, A., Mouraz. A. (2015). Portuguese All-Day Schooling: improving social and educational policies. International Electronic Journal of Elementary Education, Vol.7, Issue 2, 199-216.
  • Vale, A. (2013) The Use of Metaphors in the Processes of Teaching and Learning in Higher Education, International Online Journal of Education Science, 5 (1), 99-110.   Available here.

Articles in national journals

  • Vale, A., & Mouraz, A., (2014). Da monodocência aos ensaios de coadjuvação no 1º Ciclo do Ensino Básico. Educação, Sociedade & Culturas, (43), 85-102.
  • Vale, A., (2014). A formação experiencial: a vertente estigmatizada da formação de adultos. Revista Sensos, n.º 1, Volume IV.
  • Mouraz, A.,Vale, A., & Martins, J. (2012). Atividades de enriquecimento curricular: O difícil equilíbrio entre a resposta social e a qualidade educativa. Configurações. Revista de sociologia, (10), 123-136.

Books

  • Mouraz, A., Martins, J., & Vale, A. (2014). Actividades de Enriquecimento Curricular: Qual o sentido da mudança? Porto: CIIE-FPCE/UP (e-book). Disponível em  Available here.

Book chapters

  • Vale, A., & Mouraz, A. (2018). Os debates como estratégia de trabalho curricular participado dos estudantes no Ensino Superior – Cumprindo o desígnio da coesão social e da inclusão. In Tavares J., et al. Docência no ensino superior: experiências no Brasil, Portugal e Espanha. e – book (no prelo).

Communications at international events

  • Vale, A. (2014). A Escola a Tempo Inteiro entre a consolidação e a deriva, in Observatórios na Esquina entre investigação e práticas (Livro de resumos do I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação), p. 35.
  • Vale, A., & Martins, J. (2014). Que papel para o Observatório da cidade educadora no novo quadro das políticas locais de educação? in Observatórios na Esquina entre investigação e práticas (Livro de resumos do I Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação), p. 37.
  • Vale, A. (2012). Atividades de Enriquecimento Curricular: Qual o sentido da mudança? in Gestión pedagógica Y política educativa: desafíos para la mejora de la formación y profesionalización de los educadores. (Actas do III congresso Ibero-Americano de Politica e Administração da Educação), pp.379-395.

OOther publications

  • Vale, A. (2013). Os saberes experienciais: novos desafios, velhas contradições. Revista Diversidades, (39), 16-20.