Publications

Articles in International scientific magazines

  • Cavadas, B. (2017). «On the Origin of Species»: Didactic transposition to the curriculum and Portuguese science textbooks (1859-1959). Espacio, Tiempo y Educación, 4 (2), 143-164. http://dx.doi.org/10.14516/ete.149
  • Cavadas, B. (2016). O mecanismo da visão: o percurso da luz através do olho humano nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1900-1950). Scientiae Studia, 14 (2), 357-386. Available here.
  • Cavadas, B. (2015). Dos pombos descoordenados às rãs sem rumo: O ensino do encéfalo através dos manuais escolares de Ciências Naturais (1900-1950). Espacio, Tiempo y Educación, 2 (1), 41-68. Doi:  Available here.
  • Correia, J., & Cavadas, B. (2013). A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências. Revista da UIIPS, 3 (1), 116 -137. Available here.
  • Linhares, E., & Cavadas, B. (2013). Aprender a investigar: uma proposta de trabalho na formação inicial de professores. Nuances: Estudos sobre Educação, 24 (3), 47- 66. Doi: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2607
  • Cavadas, B. (2013). O corpo diferente: representações das raças humanas nos manuais escolares de zoologia. Revista de História da Educação, 17 (39), 189-212. http://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/29446/23398
  • Glória, A. C., Rosa, C., & Cavadas, B. (2012). Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre o lobo-ibérico. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias, 11 (3), 620 -634. Available here.
  • Cavadas, B. (2011). O ensino do evolucionismo em Portugal, nas primeiras décadas do século XX, através dos programas e manuais escolares de Zoologia. Aula, Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, 17, 109-131. Available here.
  • Cavadas, B. (2010). As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905-1959). Revista de Educação, 17 (1), 31-81. Available here.
  • Cavadas, B. (2009). O darwinismo nos manuais escolares portugueses de Zoologia. (1859-1909). Cadernos de Investigação Aplicada, 3, 63 – 95. Available here.

Articles in national scientific magazines

  • Correia, J., & Cavadas, B. (2013). A promoção da autonomia dos alunos do ensino básico nas atividades experimentais de ciências. Revista da UIIPS, 3 (1), 116 -137.  Available here.
  • Cavadas, B. (2010). As teorias da origem das espécies nos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais (1905 – 1959). Revista da Educação, XVII (1) 31-81.  Available here.

Books

  • Cavadas, B., & Marques, R. (2015). Manual de Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Formação inicial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ República Democrática de São Tomé e Príncipe.
  • Cavadas, B., & Marques, R. (2015). Guia de Apoio à Metodologia do Ensino das Ciências Naturais e Sociais. Formação contínua. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/República Democrática de São Tomé e Príncipe.
  • Cavadas, B., & Ribeiro, N. (2014). Preparar os testes Ciências Naturais. 5.º ano. Segundo ciclo. Porto: Areal Editores.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (orgs.) (2013). Os congressos pedagógicos do ensino secundário oficial (1927-1931). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.  ISBN: 978-989-851-2550

Book Chapters

  • Cavadas, B. (2013). O Corpo Negro vs O Corpo Branco: Estereótipos Raciais nos Manuais Escolares de Zoologia. In J. V. Brás & M. N. Gonçalves (Orgs.) O Corpo – Memória e identidade (pp.77-87). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0.

Communications in International events

  • Cavadas, B. (2016, Junho). Os programas de Ciências Naturais da 1.ª República. Apresentado no XI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Investigar, intervir e preservar: Caminhos da História da Educação Luso-Brasileira, Porto.
  • Cavadas, B., & Branco, N. (2016). Avaliação na prática de ensino supervisionada em matemática e ciências naturais do 2.º CEB: contributos da observação de aulas. In C. Mesquita, M. V. Pires & R. P. Lopes (Eds.) Livro de resumos do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE), Bragança. Available here.
  • Farinha, B., Gonçalves, C., Vasques, D., Silva, E., Costa, V., & Cavadas, B. (2015, Novembro). O que faz bem e o que faz mal aos dentes? As ideias das crianças do jardim-de-infância sobre a saúde oral. Apresentado no I Congresso Internacional de Investigação em Saúde da Criança “Refletir o presente … projetar o futuro”, Braga. Available here.
  • Linhares, E., Cavadas, B., Coelho, A., Freitas, L., Batista, M, Petra, F., & Pedro, S. (2015, Junho). A problemática da poluição da água: a visão de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Apresentado no III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa, Torreira.
  • Linhares, E., Cavadas, B., Lopes, A. R., Esteves, J., Quitério, C, & Gomes, M. C. (2015, Junho). Conceções sobre o ciclo natural e urbano da água de futuros professores e educadores. Apresentado no III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa, Torreira.
  • Cavadas, B. (2015, Abril). The transition of Portuguese science textbooks from dictatorship to democracy: From textbooks to memorize to textbooks that stimulate reflection. Apresentado em International Symposium Education in Periods of Political Transition, in Centro Internacional de la Cultura Escolar (CEINCE), Berlanga de Duero.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013, Novembro). A elaboração de pósteres como método de iniciação à investigação na formação inicial de professores de educação básica. Comunicação apresentada no II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. Porto. http://hdl.handle.net/10400.15/908
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013, Agosto). Sai da concha e investiga caracóis. Comunicação apresentada no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology. Lisboa.
  • Cavadas, B., Linhares, E., Pires, F., Blindorro, J., Comes, M., Clemente, R., & Santos, S. (2013, Agosto). Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre a origem das espécies. Póster apresentado no Workshop “Actively learning evolution: methods and resources” do XIV Congress of the European Society for Evolutionary Biology, Lisboa. Available here.

Communications in national events

  • Costa, A. L., Cipriano, E., Silva, J. F., Inácio, J., Bettencourt, M., & Cavadas, B. (2016, Novembro). As estratégias utilizadas pelas educadoras para dinamizar a literatura infantil. Póster apresentado no Congresso Língua e Cultura Portuguesas. Memória, Inovação e Diversidade, Lisboa.
  • Cavadas, B. (2016, Julho). Inquiry in science textbooks. Apresentado no 7.º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades, Lisboa.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2016, July). Project Inquiry in Science & Mathematics: Creative seeds. Presented in Atelier of Practice Based Research Projects, promoted by Program for Modernization and Valorization of Polytechnics (Ministry of Science, Technology and High Education), Peniche.
  • Cavadas, B., & Mestrinho, N. (2016, Maio). Projeto Inquiry in Science & Mathematics: Creative seeds. Projeto apresentado no #V Artibytes: Ideas to re(use), secção Educação e Formação, Santarém.
  • Cavadas, B. (2015, Maio). As aulas abertas como forma de comunicação científica em saúde. Póster apresentado no Congresso de Comunicação de Ciência SciCom 15, Lagos. 
  • Cavadas, B., Galinha, S., Madeira, A. R., Pardal, A. S., Cardoso, A., Sobral, J., & Faria, M. (2015, Maio). As estratégias utilizadas por professores e educadores para prevenir comportamentos de indisciplina. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria.
  • Tavares, M., Libânio, S., Valadas, S., Rebelo, S., Cavadas, B., & Galinha, S. (2015, Maio). Conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a segurança rodoviária dos peões e ciclistas. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria
  • Duarte, J., & Cavadas. B. (2014, Julho). Estratégias de prevenção da indisciplina em sala de aula. Comunicação oral apresentada no 5.º Encontro de Investigadores – Justiça social e justiça cognitiva: a construção de sociedades mais justas – Do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Lisboa. 
  • Ramos, M. das M, Teodoro, A., Valente, B., Melo, N., Maurício, P., Sarreira, P., Ribeiro, S., Antunes, J. A., Linhares, E., & Cavadas, B. (2014, Março). Mudanças nas conceções de ciência durante a formação inicial de professores e educadores. Comunicação oral apresentada no XV Encontro Nacional de Educação em Ciência, Algarve.
  • Amaral, C., Chipenda, C., Carvalho, S., Ferreira, S., Linhares, E., & Cavadas, B. (2014, Fevereiro). Sexualidade e contraceção: crenças e atitudes de alunos do 6.º ano de escolaridade. Comunicação apresentada no Congresso da UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios”, Santarém.
  • Vilhena, A. R., Correia, I., Borges, J., Rosa, S., Cavadas, B., & Linhares, E. (2014, Fevereiro). Conceções das crianças do jardim-de-infância sobre os órgãos dos sentidos. Póster apresentado no Congresso da UIIPS “Investigação, Inovação e Tecnologia: novos desafios”, Santarém.
  • Cavadas, B., & Linhares, E. (2013). O processo tutorial e as competências investigativas na formação inicial de estudantes da licenciatura em Educação Básica. Apresentado no XX Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE. Formação Educacional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, Lisboa.
  • Felizardo, A., Bento, J., Noné, L., Conde, M. & Cavadas, B. (2013, Maio). As conceções dos alunos do 1.º CEB sobre a Roda dos Alimentos. Póster apresentado na Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação, Leiria.  Available here.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (2013, Maio). O ensino da língua portuguesa e da biologia nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no Seminário História das Disciplinas Escolares, Lisboa.
  • Mimoso, A., & Cavadas, B. (2013). Revisitar o ensino da língua e literatura portuguesa. O pensamento pedagógico dos docentes participantes nos Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931). Comunicação apresentada no III Encontro Internacional do Português, III Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, Santarém.
  • Cavadas, B. (2013, Janeiro). Comunicação síntese da task “Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário oficial 1927-1931” no âmbito do projeto Percursos do Associativismo e Sindicalismo Docentes em Portugal (1890 – 1990). Comunicação apresentada no II Colóquio Internacional Sindicatos e Construção da Profissão Docente, Lisboa.

Other Publications

Available here.

  • Cavadas, B. (2017). Tectónica de Placas (CreativeLab_Sci&Math). Inquiry que visa a exploração da dinâmica da litosfera através de um recurso educativo digital: a aplicação Plate Tectonics do projeto PhET Interactive Simulations of the University of Colorado Boulder. publicado no portal da Casa das Ciências. Available here.
  • Cavadas, B. (2013). À descoberta da água no Parque das Nações. Documento de introdução às ciências para o 1.º CEB. Publicado no portal da Casa das Ciências. Available here.