Publications

Articles in international journals

  • Silva, M. O., & Coelho, F. (2014). Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental. Revista Lusófona de Educação, 28 (28), 163-180.
  • Silva, M. O. E. (2013). Dados de Investigação em Ciências da Educação e em Artes Visuais: testemunho para a construção da Escola Inclusiva. Revista Lusófona de Educação, 25 (25), 13-29.  Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. Martins, L, A, R & Santos, L, G. (Org.). Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. João Pessoa: Editora Universitáris da Universidade Federal da Paraíba, 56-66 
  • Silva, M. O. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de Educação, 13 (13), 135-153.
  • Silva, M. O. E. (2009). Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção Martins, L, A, R Santos, L, G. (Org.). Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão. João Pessoa: Editora Universitárias da Universidade Federal da Paraíba, 23-31.
  • Silva, M. O. (2009). O Professor de Educação Especial: um Mediador para a Inclusão de Alunos considerados como tendo Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular. Actas Tutoria e Mediação Novos Desafios à Investigação Educacional, XVI Colóquio da AFIRSE. 
  • Silva, M. O. E; Ferreira, M. E. (2009). A Tutoria e a Mediação na Inclusão de Alunos com Multideficiência. In Actas Tutoria e Mediação Novos Desafios à Investigação Educacional, XVI Colóquio da AFIRSE, Lisboa, 1-11.
  • Silva, M. O. E. (2008). Inclusão e Formação Docente. Eccos Revista Científica, 10 (2), 479-495. ISSN: 1517-1949.  Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2007). Inclusão e Formação de Professores: Desafios e Oportunidades. In Actas Para um Balanço da Investigação em Educação de 1960 a 2005. Teorias e Práticas, XIV Colóquio da AFIRSE, Lisboa. ISBN: 978-972-8036-1. 
  • Silva, M. O. E. (2007). Inclusão: Reflexões para a Complexidade da Formação. In Actas Complexidade: um Novo Paradigma para Investigar e Intervir em Educação?, XV Colóquio da AFIRSE, Lisboa ISBN: 978-972-8036-96-6.

Articles in national journals

  • Silva, M. O. E. (2009). Da Exclusão à Inclusão: Concepções e Práticas. Revista Lusófona de
    Educação, vol. 13, 135-153
  • Silva, M. O. E. (2007). Reflectir Práticas: um Contributo para a sua Reformulação. In E. C. Martins (Org.), Actas Cenários da Educação /Formação: Novos Espaços, Culturas e Saberes, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Lisboa.  ISBN: 978-980-95390-0

Books

  • Leitão, F., A., R.; Silva, M., O., E. (2018). Inclusão de Pessoas com Necessidades Educativas Especiais Estudos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (no prelo).
  • Silva, M. O. E. (2016). Formação de Professores para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educativas Especiais – contributos de investigação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Silva, M. O. E. (2011). Gestão das Aprendizagens na Sala de Aula Inclusiva. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
  • Silva, M. O. E. (2009). Inclusão: conceções e práticas nos últimos dez anos – relato de uma experiência. In L. Martins; G. Pires (Org.), Educação e Diversidade (pp.35-45). João Pessoa: Universitária da Universidade Federal da Paraíba.
  • Silva, M. O. (2009). Necessidades Educativas Especiais: da identificação à intervenção. In L. A. Martins; L. G. Santos (Org.), Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão (pp. 23 – 31). João Pessoa: Editora Universitárias da Universidade Federal da Paraíba.  Disponível aqui.
  • Silva, M. O. (2009). A Análise de Necessidades de Formação de Professores como Estratégia para a Construção de uma Escola Inclusiva. In L, A Martins; L. G. Santos (Org.), Múltiplos Olhares Sobre a Inclusão (pp. 56 – 66). João Pessoa: Editora Universitáris da Universidade Federal da Paraíba.  Disponível aqui.
  • Silva, M. O. E. (2009). O Professor de Educação Especial: um Mediador para a Inclusão de Alunos considerados como tendo Necessidades Educativas Especiais no Ensino Regular. In Actas Tutoria e Mediação Novos Desafios à Investigação Educacional XVI Colóquio da AFIRSE. (pp.1-13).Lisboa: AFIRSE.
  • Silva, M. O. E. & Ferreira, M. E. (2009). A Tutoria e a Mediação na Inclusão de Alunos com Multideficiência. In Actas Tutoria e Mediação Novos Desafios à Investigação Educacional, XVI Colóquio da AFIRSE (pp.1-11). Lisboa: AFIRSE.

Communications at international events

  • Silva, M. O. E. (2013). Metodologia de Estudo de Caso. Palestra. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2 de Outubro.

Communications at national events

  • Simões, A., S.; Silva, M., O., E. (2018). Artes e Inclusão Educativa. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Investigadores Investigação em Educação “Percursos e Processos Contemporâneos”. (Lisboa, ULHT, julho).
  • Miranda, M., A.; Silva, M., O., E. (2018). Intervenção Precoce em Contexto de Creche: um passo para a Inclusão. Comunicação apresentada no 8º Encontro de Investigadores “Investigação em Educação: Percursos e Processos Contemporâneos”. (Lisboa, ULHT, julho).
  • Silva, M. O. E., &  Mota, R. P. (2016). Refletir, Investigar e Agir para Incluir: o papel das Artes Visuais. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – (CEIED (ULHT, Julho de 2016).
  • Silva, M. O. E., Neves, F., & Dias, M. T. (2016). Da Transição para a Vida Ativa até à Inclusão no mercado de trabalho. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – (CEIED (ULHT, Julho de 2016).
  • Silva, M. O. E., & Coelho, F. S. (2015, Julho).  Funções e tarefas do psicólogo na inclusão de alunos com dificuldade intelectual e desenvolvimental que têm currículo específico individual. Apresentada no 6º Encontro de Investigadores do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social, Lisboa.
  • Silva, M. O. E., & Neves, F. K. (2015). Perceção de pessoas com dificuldade intelectual e desenvolvimental relativamente à sua inclusão. Comunicação apresentada no Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – CEIED (ULHT, julho de 2016).
  • Silva, M. O. E., & Dias, M. T. (2015). Preciso de ser: perceção de alunos com dificuldade inteletual e desenvolvimental relativamente à sua transição para a vida ativa. Comunicação apresentada no Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – CEIED (ULHT, julho de 2015).
  • Silva, M. O. E., & Coelho F. (2014). Funções e Tarefas do Psicólogo na Inclusão Escolar dos Alunos com Dificuldade Intelectual e Desenvovimental que têm Currículo Específico Individual. Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justasComunicação apresentada no Vº Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – CEIED (ULHT, julho de 2014).
  • Silva, M. O. E., & Carvalho, M. R.A. (2014). Inclusão escolar: estudo realizado com alunos com Síndroma de Down na rede privada de ensino no município de Olinda/PE. Justiça Social e Justiça Cognitiva A construção de sociedades mais justas. Comunicação apresentada no Vº Encontro de Investigadores – Educação, Espaço e Tempo: Investigação, Conhecimento e Intervenção Social – CEIED (ULHT, julho de 2016).
  • Silva, M. O. E (2014). Dados de investigação: testemunho para a construção da escola inclusiva. Comunicação apresentada no VII Seminário: Educomunicação e Cultura Inclusiva, Lisboa. ULHT.

Other publications

  • Silva, M. O. E., & Duarte, R. S. (2015). Relatório de Avaliação Final do Projeto Conhecer para Diferenciar, Agir para Incluir.