• Início
  • Notícias
  • 2nd WCCES Symposium | Immigrants and Comparative Education: Call to Re/Engagement

2nd WCCES Symposium | Immigrants and Comparative Education: Call to Re/Engagement

Realizou-se a 14 e 15 de janeiro de 2019 o 2º Symposium do World Council for Comparative Education Societies, organizado na sede do Bureau Internacional da Educação (e com a sua participação), em Genebra. 

A keynote de abertura esteve a cargo de António Nóvoa, Reitor Honorário da Universidade de Lisboa e Embaixador de Portugal na UNESCO (e um dos fundadores do campo da Educação Comparada em Portugal), que a intitulou “Migration, displacement, and education: Lookimg beyon the 2019 GEM Report”. Na sua keynote Nóvoa apresentou uma interessante reflexão sobre o esgotamento das atuais metodologias da Educação Comparada, propondo que sejam repensadas a partir de novos conceitos de tempo e espaço, que as migrações vêm dramaticamente a colocar em primeiro plano. Uma abordagem muito interessante que ganharia em ser repetida para os investigadores comparatistas portugueses.

António Teodoro, coordenador da SPCE-SEC (a seção de Educação Comparada da SPCE) participou neste symposium, centrado numa realidade que hoje afeta mais de 270 milhões de seres humanos em todo o mundo.