7º Colóquio Internacional Manuais Escolares e Atividades dos Alunos


Manuais escolares e recursos digitais: práticas para uma nova escola

15 de Julho de 2016, ULHT das 9,30 às 17 horas

(org. MAARE, CEIED, IGOT-UL, Projeto MANES de Espanha)

Consulte aqui o programa (pdf).

Colóquio-debate aberto a investigadores, autores, editores, professores de todos os níveis, estudantes da ULHT Auditório Armando Guebuza (Biblioteca), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

A coexistência de recursos educativos em papel e em formato digital proporciona potencialmente novos usos do manual e novas metodologias de estudo/trabalho ou veio (simplesmente) acrescentar recursos sem alterar as práticas do ensino e da aprendizagem? Que recursos para uma nova escola que desperte a curiosidade pelo saber e o empenhamento dos estudantes? É possível colocar situações problemáticas no início e meio dos capítulos dos manuais (e outros recursos) de modo a despertar o desejo de descoberta dos conceitos ainda não abordados?  O estudante “descobre” esses conceitos ou estes terão de ser-lhe direta ou indiretamente mencionados?

(E importa aliviar o peso das pastas dos nossos estudantes, com numerosos manuais e ainda um computador ou equivalente):

Alguns dos temas a debater:

  • Recursos educativos digitais: uma nova escola?
  • Manuais/recursos digitais e a curiosidade pelo saber: as situações problemáticas
  • Que formação docente para o uso educativo das tecnologias digitais?

Comissão Organizadora:

José B. Duarte (CeiED-ULHT)
Bento Pinto Cavadas (CeiED-ULHT)
Sofia Rézio (CeiED)
Dulce Franco (CeiED-ULHT)
Leonor Carvalho (CeiED-ULHT)
Cristiana Martinha (CEGOT)
Cecília Silva (DCSA-FCT)
Esmeralda Santo (CeiED-ULHT)
Sérgio Claudino (IGOT-UL)
Hurry Beefun (UL)

Horário:

9h30 – Palavras de introdução
9h45 – Helena Veríssimo reflexão sobre manuais de história de que é autora
10h15 – por proposta de Sofia Rézio, Sónia Barbosa (projeto laboratórios de aprendizagem do ministério de educação), aceitou o convite para participar no nosso colóquio-debate.
10h45 – Harry Beefun “Reflexão sobre as atividades nos recursos de aprendizagem online em dois manuais de francês do ens.básico”
11h15 – Pausa
11h30 – Telma Canavilhas (convidada por Sérgio Claudino)
12h00 – Fernando Costa: reflexões “à boa maneira antiga” sobre a problemática em debate

Tags: