Ana Paula Soares Pacheco


Nota biográfica

Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e Doutoranda em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa. Museóloga com experiência nas áreas de Documentação Museológica, Conservação de Acervos Museológicos, Plano Museológico, Antropologia da Arte, Patrimônios Culturais Material e Imaterial. Atualmente trabalha como Professora do Curso de Graduação em Museologia na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Colegiado do Curso de Graduação em Museologia e Membro do Núcleo Integrador do Grupo de Trabalho Gestão da Informação da Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG.

Áreas de interesse académico e científico

  • Museologia
  • Documentação Museológica
  • Conservação de Acervos Museológicos
  • Plano Museológico
  • Antropologia da Arte
  • Patrimónios Material e Imaterial

Projeto individual de doutoramento

As Contribuições do Curso de Graduação em Museologia da UFRB no período de 2006 a 2016 para o Fortalecimento da Museologia Brasileira
Título
Mário de Souza Chagas
Orientadora
Resumo

A presente tese discutirá as contribuições realizadas pelo Curso de Graduação em Museologia da UFRB desde a sua criação em 24 de outubro de 2006 no CAHL na cidade de Cachoeira-BA, através do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) durante o Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva; cujos objetivos foram interiorizar o Ensino Superior no Brasil, criar e aumentar o número de vagas nos cursos noturnos, reduzir a evasão e as vagas ociosas. O papel deste curso a partir de 2006 até 2016 foi fortalecer a Museologia Brasileira; ocupando representações de destaque na Coordenação da Rede de Professores Universitários e Pesquisadores do Campo da Museologia, na Comissão de Professores que discutiram e defenderam que o Processo de Reconhecimento dos Cursos de Museologia fosse avaliado por uma dupla de professores museólogos doutores cadastrados na Plataforma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) pertencente ao Ministério da Educação (MEC) e no Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus (SBM). Além da organização do VI Encontro Nacional de Estudantes de Museologia (VI ENEMU) realizado pelos estudantes deste curso no CAHL, bem como parcerias com o Departamento de Museus e Centros Culturais (DEMU), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e com a Diretoria de Museus (DIMUS) ligada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Bahia.