Arlinda Cabral

ReserachId

Áreas de interesse académico e científico

  • Ciências da Educação
  • Sociologia da Educação
  • Avaliação do processo de ensino-aprendizagem
  • Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior
  • Qualidade e acreditação de cursos e instituições do ensino superior
  • Ensino superior
  • Competências-chave
  • Gestão, avaliação e qualidade do ensino superior

Nota biográfica

Licenciada em Ciências da Educação (ULHT) e mestre e doutora em Sociologia da Educação (FCSH/UNL). Investigadora integrada do CESNOVA. Foi bolseira de doutoramento da FCT.

Foi Coordenadora do Gabinete de Gestão de Projectos/Centro de Formação Avançada da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa, Pró-Reitora para a Graduação, Inovações Pedagógicas e Ensino à Distância da Universidade de Cabo Verde e Assistente Convidada na ESTeSL/IPL.

É Responsável pelo Serviço de Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP e docente na ESTeSL (tempo parcial).

Participação em Colóquios, Conferências e Congressos nacionais e internacionais. Principais publicações: «Academic learning and professional skills: Transition to work of Higher Education Graduates in Engineering, Manufacturing and Construction» (2013); «Inserção profissional de diplomados da UL/UNL: Aprendizagens académicas e competências profissionais» (2012); «A educação, o primado da competência e a aprendizagem ao longo da vida – A nova forma necessária de ser na actualidade» (2008); «A construção da escola democrática» (2007); «Recensão crítica Pedagogia do Oprimido», de Paulo Freire (2005).