• Início
  • Notícias
  • Arranque do projeto de investigação aplicada “Educação pela Inovação da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo”

Arranque do projeto de investigação aplicada “Educação pela Inovação da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo”

Começou na Sexta-feira passada dia 19 de Outubro o projeto de investigação aplicada “Educação pela Inovação” nas escolas da CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo”” que o CIEC – Centro de transferência de Conhecimento para a Inovação em Educação e Cidadania (que engloba os centros de investigação da ULHT HEI-LAB – Digital Human-Environment Interaction Lab e o CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento) será parceiro de desenvolvimento. 

O grande objetivo do projeto é a capacitação dos professores, alunos, gestores escolares e representantes da gestão autárquica, para novos modelos de ensino/aprendizagem; modelos de governança escolar; novos espaços de aprendizagem e maior literacia tecnológica. 

Nesta primeira ação de capacitação, participaram 80 pessoas e tivemos com orador principal convidado o Professor Doutor António Teodoro do CeiED da Universidade Lusófona. A sua apresentação foi o mote inspirador para a primeira dinâmica ativa, a procura do grande propósito da educação nos dias de hoje e no futuro próximo. No final desta sessão de trabalho, para além de termos motivado os presentes para a necessidade de pensar e agir para provocar uma Mudança positiva na Educação pela Inovação, foi gerado o primeiro consenso e definido o grande Propósito para este projeto focalizado no cumprimento do seu objetivo.

O modelo de capacitação que concebemos tem como principio fundador as práticas, o pensamento e o processo do Design para a inovação parametrizado para o contexto da educação segundo o cruzamento interdisciplinar das áreas de conhecimento do Design, da Educação, da Psicologia e das ICT. Através deste modelo de capacitação baseado em práticas ativas e no “aprender fazendo”, serão os próprios formandos que participam no processo que cocriarão os futuros manuais para disseminação nas suas comunidades escolares, passando a ser eles próprios os Trainers e Champions da Mudança.

Serão desenvolvidos guiões de boas práticas, manuais de apoioàá personalização dos docentes das práticas pedagógicas e do desenho das atividades / experiências PBL, assim como a concepção de espaços de sala de aula do futuro / espaço Makers, assente na recolha, compreensão, transformação, ideação, validação e sistematização de informação de acordo com um pré-modelo de seis vetores:

  1. MUDANÇA – comportamento e cognição;
  2. APRENDIZAGEM – aquisição e ação;
  3. PROCESSOS – fluxos e práticas;
  4. ORGANIZAÇÃO – relações e liderança;
  5. PROJETO – espaços e objetos e
  6. TECNOLOGIA – literacia e equipamentos.

A equipa de projeto é interdisciplinar:

  • Coordenação cientifica: CIEC – Américo Mateus (HEI-LAB) e Elsa Estrela (CEID)
  • Investigadores Seniores – Susana Leonor e Sofia Martins (Design), Jorge Oliveira (Neurociências), Ana Loureiro (Psicologia Social), todos do centro de investigação HEI-LAB
  • Investigadores Juniores – Rita Costa, Luíana, Lucas Penas e Edmilson Cristovão – Alunos de Mestrado do DELLI – Design Lusófona Lisboa
  • Parceiro de mercado – Hugo Dantas da Promethean (Tecnologias)