Bolsa de Investigação


Candidata selecionada: Carina Soares


Ref.ª BI_Licenciado_UID/CED/04114/2016

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação, para licenciado, no âmbito do Plano de Trabalhos para 2016/2017 do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e desenvolvimento – CeiED (Ref.ª BI_Licenciado_UID/CED/04114/2016), nas seguintes condições:

Área Científica

Ciências da Comunicação – Educação e Cultura

Requisitos de admissão

Os candidatos deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação académica necessária: Licenciatura em área relevante das Ciências Sociais, Artes ou das Humanidades;
  2. Domínio proficiente da língua portuguesa; (factor preferencial)
  3. Experiência em recolha e tratamento de informação com vista à construção de conteúdos para plataformas digitais (websites , bases de dados e/ou redes sociais); (factor preferencial)
  4. Experiência na organização, planeamento, execução e divulgação de eventos;
  5. Experiência em edição de texto (copy-editing ); (factor preferencial)
  6. Domínio (escrito e oral) da língua inglesa; (factor preferencial)
  7. Proficiência em informática na óptica do utilizador (Word, Excel, Outlook, PowerPoint, Publisher, ferramentas Google Drive).

Plano de trabalhos

  1. Localização e levantamento de textos primários, bem como recolha e tratamento de informação de natureza diversa para inserção na base de dados
  2. Gestão dos conteúdos da website do CeiED, manutenção e actualização da base de dados;
  3. Leitura, tratamento e discussão de informação documental;
  4. Organização, planeamento, execução e divulgação de eventos de disseminação científica;
  5. Apoio à organização das publicações resultantes das actividades de pesquisa desenvolvida no âmbito do CeiED (selecção, transcrição e/ou edição de texto);
  6. Apoio à elaboração de relatórios de progresso;
  7. Apoio à gestão administrativa do CeiED.

Legislação e regulamentação aplicável

Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica);

Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República , 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT, I.P. (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

Local de exercício da actividade

As actividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimentos da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), sob a orientação científica do Doutor António Teodoro (Coordenador Científico).

Duração da(s) bolsa(s)

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Julho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado por iguais ou diferentes períodos de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do CeiED.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de selecção

O concurso decorrerá em duas fases, sendo a primeira eliminatória.

  • 1.ª FASE – AVALIAÇÃO CURRICULAR (AC), em que serão ponderadas as aptidões dos candidatos, tendo em conta os requisitos obrigatórios e preferenciais definidos. Cada candidato/a obterá uma classificação de 0 a 20 valores;
  • 2.ª FASE – ENTREVISTA (E), para a qual apenas os quatro primeiros candidatos com melhor classificação na primeira fase (AC) serão convocados, através de correio electrónico. A prestação dos candidatos nesta segunda fase será avaliada numa escala de 0 a 20 valores.
    A classificação final (CF) dos candidatos resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos métodos de selecção e será expressa de 0 a 20 valores, de acordo com a aplicação da seguinte fórmula: CF = AC X 0,5 + E X 0,5. Concluídas as duas fases, constituir-se- á o projecto de lista de classificação final. Será seleccionado/a o/a candidato/a com melhor classificação final.

Composição do Júri de Selecção

Presidente de Júri: Doutor António Teodoro (Presidente do júri -Director Científico do CeiED), Doutora Ana Benavente (1ª vogal), Doutora Maria Neves (2ª vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em educação e Desenvolvimento e publicitada na página electrónica do CeiED.

Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio electrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto no período de 06/06/2016 a 24/06/2016.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Certificados de formação relevante.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (Ref.ª BI_Licenciado_UID/CED/04114/2016), para o endereço do secretariado do CeiED.