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Call for papers – RLE: A Mobilização do Conhecimento em Educação

Dossier Temático: A Mobilização do Conhecimento em Educação

Submissão dos artigos: dezembro 2016 a março 2017.

A Revista Lusófona de Educação (RLE) anuncia a abertura da Call for papers para o dossier temático A Mobilização do conhecimento em Educação.

Revista Lusófona de Educação

Editores convidados: Judith Naidorf & Ricardo Perez Mora

O objetivo deste dossiê temático é contribuir para a reflexão sobre as atuais estratégias de mobilização do conhecimento, quer dizer, aquelas que permitem que o conhecimento relevante socialmente, esteja acessível e pronto para utilização.

A intenção é dar a conhecer as produções mais relevantes e de qualidade sobre o tema, assim como, àquelas que apresentam análises e interpretações de dados empíricos e rigorosas reflexões teóricas.

O conceito de mobilização do conhecimento assume diferentes perspectivas e definições, por exemplo – e para começar -, uma referida ao uso da evidência e do resultado das pesquisas para a tomada de decisões em políticas públicas (Nutley et. al, 2007). Outra perspectiva a entende como um método ou ferramenta que facilita a transferência de resultados da pesquisa para a ação (Bennet et. al, 2007). Também, se a define em termos dos esforços para compartilhar resultados de pesquisa com possíveis usuários (Levin, B., 2011). Para outros, a pesquisa que não se usa não existe (Fishman, 2014). Finalmente, refere-se às ações que permitem deixar o conhecimento pronto para a ação e intervenção, mediante interlocutores (Levesque, 2009).

A noção de mobilidade ou mobilização do conhecimento (pela qual optamos), refere-se a sintonizar, ajustar o conhecimento para sua aplicação prática (Levesque, 2009; Sá, 2011). À diferença da simples difusão, que não implica, em si, compromisso algum com a responsabilidade no processo que conduz o conhecimento elaborado até o canal de chegada; a mobilidade ou mobilização do conhecimento envolve um passo intermediário entre o resultado obtido e sua aplicação prática. A metáfora utilizada para diferenciar difusão ou disseminação, por um lado, e mobilidade ou mobilização do conhecimento, de outro, é a que se pode atribuir ao sucesso do crescimento de uma planta. Não basta a simples distribuição das sementes em um pedaço de terra. Enquanto a difusão ou disseminação se compara ao jogar as sementes à terra, a mobilidade ou mobilização do conhecimento envolve outros processos ligados à preparação da terra: sua fertilização, a rega, assim como o compromisso de que – ao final – o plantio floresça.

Eixos Temáticos:

  1. O uso do conhecimento e as estratégias para sua mobilização
  2. A Utilidade social dos resultados das pesquisas em educação
  3. Difusão do conhecimento científico
  4. Relação ciência sociedade
  5. As agendas e temas prioritarios e estratégicos
  6. As ferramentas de política científica que promovem o vínculo com o demandante (potencial ou real) do conhecimento.

Deadlines

  • Datas de submissão – Dezembro de 2016 a Março de 2017
  • Datas de avaliação – Até Maio de 2017
  • Datas de publicação – 1º semestre de 2018

O/s autore/s deverão apresentar uma proposta entre um mínimo de 30 000 e um máximo de 40 000 carateres (com espaços) resumos nos 4 idiomas, gráficos, quadros, imagens, notas de fim de texto e referências bibliográficas.

Todos os trabalhos serão submetidos à apreciação da Comissão Editorial da revista e sujeitos a “revisão cega”, no entanto, os organizadores reservam-se o direito de tomar as decisões finais quanto à publicação.

Ler as regras de submissão

Cada artigo do dossiê temático deverá ser enviado para: