Claudia Porcellis Aristimunha


Nota biográfica

Claudia Porcellis Aristimunha nasceu em Bagé/RS – Brasil em 1966. Graduou-se em História-Licenciatura 1991/Bacharelado 1995, ambas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em História Ibero-Americana (1999) pela Pontifica Universidade Católica do RS e tem Especialização em Museologia – Patrimônio Cultural (20023) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1998 inicia a trabalhar no Museu da UFRGS onde atua até hoje, exercendo desde 2008 a função de Diretora e, a partir de 2016, concomitantemente a função de Vice-Pró-Reitora de Extensão. Atua e investiga nas áreas de fotografia, História, Memória e Museologia.

Áreas de interesse académico e científico

  • Memória
  • História
  • Museologia
  • Património Cultural
  • Fotografia

Projeto individual de doutoramento

Acervos familiares e Memória Social – os acervos dos fotógrafos Bortolo Achutti e Jacob Prudêncio Herrmann socializando as memórias das cidades de Santa Maria e de Porto Alegre
Título
Professor Mário Moutinho
Orientadora
Resumo

Os acervos em questão, hoje de caráter privado e familiar, podem ser democratizados e revigorados sob a luz da museologia social, buscando recompor a construção sócio histórica da sua época e de suas produções, trazendo à tona a discussão do cotidiano da cidade na perspectiva da memória social e revelando “lembranças” e “esquecimentos”, “celebrações” e “ocultações”.