• Início
  • Notícias
  • Colóquio: Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro

Colóquio: Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro

RELEMBRAR E HOMENAGEAR A OBRA E FIGURA DO PEDAGOGO ALBICASTRENSE ANTÓNIO SENA FARIA DE VASCONCELOS (1880-1939)

Irá realizar-se nos próximos dias 1 e 2 de março, em Castelo Branco, o Colóquio Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro”.

Este Colóquio visa relembrar, analisar, discutir e refletir, num debate multicentrado de diálogo, a figura deste ilustre pedagogista albicastrense, juntando alguns investigadores/estudiosos e professores e estudantes interessados na História da Educação ou das Ideias Pedagógicas em Portugal, assim como das Ciências da Educação. Será, ainda, feita uma Homenagem do Município a este pedagogo com o descerramento de uma placa na casa onde nasceu e da atribuição da respetiva Praceta com o seu nome.

Este evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Castelo Branco, Junta de Freguesia de Castelo Branco, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e do Movimento Cívico em Prol da Figura de Faria de Vasconcelos e Associação HiscultEduca. E surge na sequência da realização de um Ciclo de 4 Colóquios, em 2016, nesta cidade beirã, sobre este insigne pedagogo da Escola Nova, onde investigadores e especialistas abordaram e refletiram a dimensão do pensamento, da obra e das ações socioeducativas e psicopedagógicas de Faria de Vasconcelos, no contexto da época. Esses textos dos Colóquios foram organizados em livro, titulado ‘António S. Faria de Vasconcelos nos meandros do Movimento da Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro’, sob a coordenação do Professor Dr. Ernesto C. Martins (Presidente da Associação HiscultEduca e docente do IPCB) e que será apresentado neste evento (2 de março).

Destacamos a conferência do Coordenador do CeiED, Professor António Teodoro, no dia 1 de março (17h00), com apresentação do Professor Doutor Ernesto C. Martins (Associação HiscultEduca). 

No dia 2 de março (12h45) será feito o descerramento da Placa de Homenagem pelo Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.

Para mais informações consulte o programa em abaixo para download.