• Início
  • Notícias
  • Concurso Bolsa de Investigação / BI_Licenciado_UID / CED / 04114/2016-3

Concurso Bolsa de Investigação / BI_Licenciado_UID / CED / 04114/2016-3

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para licenciado, financiada por fundos nacionais através da FCT, no âmbito do Plano de Trabalhos para 2018 do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e desenvolvimento – CeiED (Ref.ª BI_Licenciado_UID/CED/04114/2016-3), nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências da Educação – Educação e Cultura

Requisitos de admissão:

Os candidatos deverão possuir como requisitos obrigatórios:

  1. Habilitação académica necessária: Licenciatura em área relevante das Ciências Sociais, Artes ou das Humanidades;
  2. Boas competências de comunicação oral e escrita em língua portuguesa;
  3. Experiência em recolha e tratamento de informação com vista à construção de conteúdos para plataformas digitais (websites , bases de dados e/ou redes sociais); (fator preferencial)
  4. Experiência na organização, planeamento, execução e divulgação de eventos;
  5. Experiência em edição de texto (copy-editing ); (fator preferencial)
  6. Boas competências de comunicação oral e escrita em língua inglesa;
  7. Plasticidade ao nível informático para trabalhar em sistemas diversos, incluindo texto, cálculo, apresentação e imagem.
  8. Um perfil responsável, autónomo, metódico e organizado.

Plano de trabalhos:

  1. Localização e levantamento de textos primários, bem como recolha e tratamento de informação de natureza diversa para inserção na base de dados.
  2. Gestão dos conteúdos da website do CeiED, manutenção e atualização da base de dados; 3.Leitura, tratamento e discussão de informação documental.

4.Organização, planeamento, execução e divulgação de eventos de disseminação científica. 5.Apoio à organização das publicações resultantes das actividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do CeiED (seleção, transcrição e/ou edição de texto).

  1. Apoio à elaboração de relatórios de progresso. 7.Apoio à gestão administrativa do CeiED.

Legislação e regulamentação aplicável : Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) – http://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro ; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (em vigor) http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt republicado em anexo ao Regulamento nº 326/2013, no Diário da República , 2ª série, nº 164, de 2 de Agosto de 2013, com a redacção actual) e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT, I.P. (Despacho nº 6984/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 102, de 28 de Maio).

Local de exercício da atividade : As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade

Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), sob a orientação científica do Doutor António Teodoro (Coordenador Científico).

Duração da(s) bolsa(s) : A bolsa terá a duração de 6 meses com início previsto em 25 de Junho de 2018, não sendo renovável.

Valor do subsídio de manutenção mensal : O montante da bolsa corresponde a 745 euros conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5.º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de seleção : O concurso decorrerá em duas fases, sendo a primeira eliminatória.

1.ª FASE – AVALIAÇÃO CURRICULAR (AC), em que serão ponderadas as aptidões dos candidatos, tendo em conta os requisitos obrigatórios e preferenciais definidos. Cada candidato/a obterá uma classificação de 0 a 20 valores;

2.ª FASE – ENTREVISTA (E), para a qual apenas os quatro primeiros candidatos com melhor classificação na primeira fase (AC) serão convocados, através de correio eletrónico. A prestação dos candidatos nesta segunda fase será avaliada numa escala de 0 a 20 valores. A classificação final (CF) dos candidatos resultará da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos métodos de seleção e será expressa de 0 a 20 valores, de acordo com a aplicação da seguinte fórmula: CF = AC X 0,5 + E X 0,5. Concluídas as duas fases,

constituir-se-á o projeto de lista de classificação final. Será selecionado/a o/a candidato/a com melhor classificação final.

Composição do Júri de Seleção :

Presidente de Júri: Doutor António Teodoro (Presidente do júri -Director Científico do CeiED), Doutora Ana Benavente (1ª vogal), Doutora Elsa Estrela (2ª vogal)

Forma de publicitação/notificação dos resultados :

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de projeto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento e publicitada na página eletrónica do CeiED.

Os candidatos podem reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da afixação/publicitação da lista de classificação final.

O/a candidato/a aprovado/a será notificado/a através de correio eletrónico.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:

O concurso encontra-se aberto no período de 30/05/2018 a 12/06/2018.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae;
  • Cópia de certificados de habilitações académicas;
  • Certificados de formação relevante.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio electrónico, com a indicação no assunto do e-mail da referência do concurso (Ref.ª BI_Licenciado_UID/CED/04114/2016-3), para o endereço do secretariado do CeiED: secretariado.ceied@ulusofona.pt