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Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores

Congresso Internacional Profissionalidade Docente: Desafios na Formação de Professores

Versión española AQUÍ

Data

23 e 24 setembro, 2019

Local

Auditório Agostinho da Silva
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – Portugal

Parceiros: Congresso Internacional Profissionalidade Docente

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2019, irá realizar-se na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, o Congresso Internacional com o título Profissionalidade Docente. Desafios na Formação de Professores. Este Congresso é organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, CeiED e enquadra-se no âmbito do projeto “From Tradition to Innovation TO INN”, financiado pelo programa Erasmus+ Accion K2- Capacity Building com a referência 573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP coordinado por el grupo FODIP de la Universidad de Barcelona.

Convida-se toda a comunidade académica, educativa e potenciais interessados a submeter trabalhos num dos cinco eixos temáticos do Congresso lembrando que a data limite para submissão de proposta de comunicação e póster termina em 28 de julho.

TEMA DO CONGRESSO

O Congresso Profissionalidade Docente. Desafios na Formação de Professores marca o final de uma trajetória de trabalho, que envolveu 22 equipas de investigação europeias e latino-americanas, desenvolvido no contexto de um projeto financiado pelo programa Erasmus+ com o título From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions e coordenado pela Universidade de Barcelona. O propósito deste projeto, que teve início em outubro de 2016, consistiu na criação de um programa interuniversitário (TO-INN) para fortalecer a inovação, a participação de toda a comunidade educativa e a pertinência do ensino universitário relacionado com a formação de futuros professores e professoras.

Este Congresso sublinha que com a transformação acelerada das sociedades ao longo das últimas décadas com fortes reflexos nos sistemas educativos, tem (re)emergido na comunidade científica a necessidade, quer de debater as reconfigurações dos novos papéis da escola e dos seus atores, quer de (re)criar uma nova racionalidade em torno dos modelos de formação dos professores. É neste sentido, que a Comissão e o Conselho da União Europeia – em sintonia com as instâncias europeias e a OCDE – têm insistido sobre a necessidade de melhorar a formação de professores, de reforçar continuamente o desenvolvimento profissional e de tornar a profissão mais atrativa. Importa, por isso, debater cientificamente, a(s) semântica(s) da profissionalidade docente nos seus diversos aspetos: o agir profissional (saberes, habilidades, competências, atitudes), o desenvolvimento de uma identidade profissional, a responsabilidade individual e comunitária bem como o compromisso ético. O presente Congresso insere-se nesta linha de preocupações ao pretender debater e refletir diferentes perspetivas teóricas de investigadores nacionais e internacionais, centradas na abordagem da profissionalidade docente, enquanto conceito polissémico e por procurar conhecer e identificar novos caminhos e desafios que se colocam na formação de professores quer a nível institucional, nacional e internacional.

EIXOS TEMÁTICOS DO CONGRESSO

As propostas de participação no Congresso devem estar enquadras num dos seguintes eixos temáticos:

  • Profissionalidade docente, formação e inovação;
  • Curriculum e formação docente;
  • O perfil do professor no futuro;
  • Desafios na formação inicial e contínua de professores;
  • Justiça social e formação de professores.

PROGRAMA

O programa do Congresso pode ser consultado AQUI.

DATAS IMPORTANTES

  • Submissão Comunicação/Póster – até 28 julho
  • Notificação Comunicação/Póster – até 31 julho
  • Inscrições primeira fase* – até 13 setembro
  • Inscrições segunda fase – até 22 setembro
  • Inscrições terceira fase – 23-24 setembro
  • Congresso- 23-24 setembro
  • Envio de texto completo** – até 30 setembro

* Os autores que tenham propostas de trabalho aceites pela Comissão Científica devem efetuar inscrição e o pagamento no congresso até dia 13 de setembro.

** O envio do texto completo é facultativo e só poderá ser enviado depois da notificação de aceitação da proposta de comunicação. O texto a submeter dever estar de acordo com o modelo disponível. A comissão organizadora do evento reserva o direito de não publicar textos que não estejam de acordo com a norma e o formato definido.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Existem duas modalidades de participação no Congresso: Comunicação e Póster. A submissão de propostas em qualquer uma das modalidades deverá estar enquadrada numa das linhas temáticas do Congresso e podem ser submetidas numa das seguintes línguas de trabalho: português, espanhol e inglês.

Comunicação

O resumo da comunicação a submeter deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Indicar até 5 palavras-chave.

O envio do texto completo para integrar o livro de Atas do Congresso, em formato digital, é facultativo.

O texto completo só deverá ser enviado para a comissão organizadora depois do resumo de comunicação ter sido aprovado pela Comissão Científica do Congresso.

Os textos completos devem ser enviados num ficheiro doc do Microsoft Word, utilizando o modelo AQUI disponível.

Os textos podem ser escritos numa das duas línguas do Congresso: Português, Espanhol e Inglês.

Póster

O resumo da comunicação em póster a submeter deverá ter até 2000 caracteres (sem espaços incluídos). Deve apresentar a descrição concisa do trabalho; os objetivos, a metodologia, análise e descrição de resultados; e reflexão final.

O poster a apresentar deverá ter as dimensões de 100x90cm. Pode conter fotos, gráficos e texto, desde que a visualização não seja prejudicada. O poster deve ainda obedecer às seguintes normas:

  • Título em letras maiúsculas visível a 2 metros de distância;
  • Nome e instituição dos autores, também em destaque e logo abaixo do título;
  • Descrição concisa do trabalho, sempre com letras, figuras, tabelas, suficientemente grandes para a leitura a uma distância de pelo menos 1 metro;
  • Objetivo(s) do trabalho;
  • Metodologia, análise e descrição dos resultados;
  • Reflexão final/conclusão;
  • Referências bibliográficas.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE PARTICIPAÇÃO NO CONGRESSO

A submissão de propostas, nas distintas modalidades de participação no Congresso, faz-se através da plataforma EasyChair.

Se ainda não está inscrito nesta plataforma, deve começar por fazer o registo. Só depois poderá enviar o resumo com a sua proposta de comunicação.

NOTA: Cada participante poderá apenas ser autor/coautor no máximo de duas propostas aceites.

VALORES DA INSCRIÇÃO

Participação sem comunicação Até 13 set Até 22 set 23-24 set
Professores, investigadores, profissionais 60€ 80€ 95€
Estudantes* 15€ 20€ 25€
Participação com comunicação Até 8 set Até 22 set 23-24/set
Professores, investigadores, profissionais 80€ 100€ 115 €
Estudantes* 20€ 25€ 30 €

*Mediante envio do comprovativo institucional desse estatuto ou fotocópia do cartão de estudante atualizado. Os pós-doutorados não se incluem neste grupo.

INSCRIÇÃO

Inscrição no Congresso AQUI.

JANTAR SOCIAL

No dia 24 de setembro, irá realizar-se o jantar social do Congresso.

Mais perto do evento os participantes serão informados acerca do procedimento de inscrição, bem como do local e do valor a pagar caso queiram participar no jantar convívio do Congresso.

COMISSÃO CIENTÍFICA

  • Alejandra Montané, Universidad de Barcelona, ​​Espanha
  • Ana Benavente, Universidade Lusófona, Portugal
  • Ana Sofia Rézio, Universidade Atlântica, Portugal
  • Ana Vale Pereira, Universidade Lusófona do Porto, Portugal
  • António Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
  • Bento Cavadas, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
  • Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal
  • Clara Craveiro, Escola Superior de Educação Paula Frassinette, Portugal
  • Clara Ninfa Almada, Universidad del Cono Sur de las Américas, Paraguai
  • Claudia Regina Iriarte, Universidad Nacional Autónoma de Honduras, Honduras
  • Cristian Torres Salvador, Universidad de Aquino, Bolívia
  • Doris Cevallos, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Equado
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
  • Francisco Imbernon, Universidad de Barcelona, ​​España
  • Graciela Cordero, Universidad Autónoma de la Baja California, México
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona, Portugal
  • José Beltrán, Universidad de Valencia, España
  • José Viegas Brás, Universidade Lusófona, Portugal
  • Lucimar Dantas, Universidade Lusófona, Portugal
  • Marco Tulio Artunduaga, Universidad Surcolombiana, Colômbia
  • María Luz Mardesich, Universidad Católica Boliviana “San Pablo”, Bolívia
  • Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona, Portugal
  • Mónica Pini, Universidad Nacional de San Martín, Argentina
  • Olga Cecilia Díaz, Universidad Pedagógica Nacional, Colômbia
  • Paulino Carnicero, Universidad de Barcelona, ​​Espanha
  • Ricardo Morales, Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Honduras
  • Rosa María Torres, Universidad Pedagógica Nacional, México
  • Rosa Serradas Duarte, CeiED, Universidade Lusófona, Portugal
  • Serafín Antúnez, Universidad de Barcelona, ​​Espanha

COMISSÃO ORGANIZADORA

  • Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal (coord.)
  • Alejandra Montané, Universidad de Barcelona, Espanha
  • Ana Sofia Rézio, Universidade Atlântica, Portugal
  • Bento Cavadas, Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
  • Clara Craveiro, Escola Superior de Educação Paula Frassinette, Portugal
  • Cristian Torres Salvador, Universidad de Aquino, Bolívia
  • Filipa Loureço, Universidade Lusófona, Portugal
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona, Portugal
  • José Viegas Brás, Universidade Lusófona, Portugal
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona, Portugal
  • Mónica Pini, UNSAM, Argentina

Para mais informações, contactar f5604@ulusofona.pt

Parceiros: Congresso Internacional Profissionalidade Docente


Congreso Internacional Profesionalidad Docente: Desafíos en la Formación del Profesorado

Data

23 y 24 de septiembre de 2019

Local

Auditório Agostinho da Silva
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa – Portugal

Parceiros: Congresso Internacional Profissionalidade Docente

El 23 y 24 de septiembre 2019, se llevará a cabo en la Universidad Lusófona de Humanidades y Tecnologías, Lisboa, el Congreso Internacional de Enseñanza titulado Profesionalidad Docente Desafíos en la Formación del Profesorado. Este Congreso es organizado por el Centro de Estudios Interdisciplinarios en Educación y Desarrollo, CeiED y se encuadra en el marco del proyecto “From Tradition to Innovation TO INN”, financiado por el programa Erasmus + Accion K2- Capacity Edificio con la referencia 573685-EPP-1-2016-1-ES-EPPKA2-CBHE-JP y coordinado por el grupo FODIP de la Universidad de Barcelona.

Se invita a toda la comunidad académica, educativa y potenciales interesados e interesadas ​​a presentar trabajos en uno de los cinco ejes temáticos del Congreso, recordando que la fecha límite para la propuesta de comunicación y póster, termina el 28 de julio.

TEMA DEL CONGRESO

El Congreso Profesionalidad Docente. Desafíos en la Formación del Profesorado marca el final de una trayectoria de trabajo, que involucró a 22 equipos de investigación europeos y latinoamericanos, desarrollado en el contexto de un proyecto financiado por el programa Erasmus + con el título From Tradition to Innovation in Teacher Training Institutions y coordinado por la Universidad de Barcelona. El propósito de este proyecto, que comenzó en octubre de 2016, consistió en la creación de un programa interuniversitario (TO-INN) para fortalecer la innovación, la participación de toda la comunidad educativa y la pertinencia de la enseñanza universitaria relacionada con la formación de futuros profesores y profesoras.

Este Congreso subraya que, con la transformación acelerada de las sociedades a lo largo de las últimas décadas con fuertes reflejos en los sistemas educativos, ha (re) surgido en la comunidad científica la necesidad de debatir las reconfiguraciones de los nuevos roles de la escuela y de sus actores, a (re) crear una nueva racionalidad en torno a los modelos de formación del profesorado. En este sentido, la Comisión y el Consejo de la Unión Europea –en sintonía con las instancias europeas y la OCDE- han insistido en la necesidad de mejorar la formación docente, de reforzar continuamente el desarrollo profesional y de hacer la profesión más atractiva. Es importante, por tanto, debatir científicamente, la (s) semántica (s) de la profesionalidad docente en sus diversos aspectos: el actuar profesional (saberes, habilidades, competencias, actitudes), el desarrollo de una identidad profesional, la responsabilidad individual y comunitaria, como el compromiso ético.

El presente Congreso se inscribe en esta línea de preocupaciones al pretender debatir y reflejar diferentes perspectivas teóricas de investigadores/as nacionales e internacionales, centradas en el abordaje de la profesionalidad docente, como concepto polisémico y por buscar conocer e identificar nuevos caminos y desafíos que se plantean en la formación de profesorado tanto a nivel institucional, nacional e internacional.

EJES TEMÁTICOS DEL CONGRESO

Las propuestas de participación en el Congreso deben estar enmarcadas en uno de los siguientes ejes temáticos:

  • Profesionalidad docente, formación e innovación;
  • El currículum y la formación docente;
  • El perfil del profesor/a en el futuro;
  • El Desafío en la formación inicial y continua de profesorado;
  • La justicia social y la formación de profesorado.

PROGRAMA

El programa del Congreso puede ser consultado AQUÍ.

DATOS IMPORTANTES

  • Presentación de la comunicación / póster hasta el 28 de julio
  • Notificación de la comunicación / póster hasta el 31 de julio
  • Inscripciones primera fase * hasta el 13 de septiembre
  • Inscripciones segunda fase hasta el 22 de septiembre
  • Inscripciones tercera fase 23-24 septiembre
  • Congreso 23-24 septiembre
  • Envío de texto completo ** hasta el 30 de septiembre

* Los autores/as que tengan propuestas de trabajo aceptados por la Comisión Científica deben efectuar inscripción y el pago en el congreso hasta el día 13 de septiembre.

** El envío del texto completo es facultativo y sólo podrá ser enviado después de la notificación de aceptación de la propuesta de comunicación. El texto a someter debe estar de acuerdo con el modelo disponible. La comisión organizadora del evento se reserva el derecho de no publicar textos que no estén de acuerdo con la norma y el formato definido.

MODALIDADES DE PARTICIPACIÓN

Hay dos modalidades de participación en el Congreso: Comunicación y póster. Presentación de las propuestas en cualquiera de las modalidades debe estar enmarcado en las líneas temáticas del Congreso y puede presentarse en uno de los siguientes idiomas de trabajo: portugués, español e inglés.

Comunicación

El resumen de la comunicación a enviar debe tener hasta 2000 caracteres (sin espacios incluidos). Indicar hasta 5 palabras clave.

El envío del texto completo para integrar el libro de Actas del Congreso, en formato digital, es facultativo.

El texto completo sólo deberá ser enviado a la comisión organizadora después de que el resumen de comunicación haya sido aprobado por la Comisión Científica del Congreso.

Los textos completos se deben enviar en un archivo .doc de Microsoft Word utilizando la plantilla aquí disponible.

Los textos pueden ser escritos en los dos idiomas del Congreso: portugués, español e inglés.

Póster

El resumen de la comunicación en póster a someter deberá tener hasta 2000 caracteres (sin espacios incluidos). Debe presentar la descripción sucinta del trabajo; los objetivos, la metodología, el análisis y la descripción de los resultados; y la reflexión final.

El póster a presentar deberá tener las dimensiones de 100x90cm. Puede contener fotos, gráficos y texto, siempre que la visualización no se vea afectada. El póster debe seguir las siguientes normas:

  • El título en letras mayúsculas visibles a 2 metros de distancia;
  • El nombre e institución de los autores, también en destaque y justo debajo del título;
  • Descripción concisa del trabajo, siempre con letras, figuras, tablas, suficientemente grandes para la lectura a una distancia de al menos 1 metro;
  • El Objetivo (s) del trabajo;
  • El Metodología, el análisis y la descripción de los resultados;
  • El Reflexión final / conclusión;
  • Referencias bibliográficas.

SUBMISIÓN DE PROPUESTAS DE PARTICIPACIÓN EN EL CONGRESO

La sumisión de propuestas, en las distintas modalidades de participación en el Congreso, se hace a través de la plataforma EasyChair.

Si aún no está inscrito en esta plataforma, debe comenzar por registrarse. Sólo después podrá enviar el resumen con su propuesta de comunicación.

NOTA: Cada participante sólo podrá ser autor / co-autor como máximo de dos propuestas aceptadas.

VALORES DA INSCRIÇÃO

Participación sin comunicación Hasta13 set Hasta22 set 23-24 set
Profesores, investigadores, profesionales 60€ 80€ 95€
Estudiantes* 15€ 20€ 25€
Participación con la comunicación Hasta 8 set Hasta22 set 23-24/set
Profesores, investigadores, profesionales 80€ 100€ 115 €
Estudiantes* 20€ 25€ 30 €

* Mediante el envío del comprobante institucional de ese estatuto o fotocopia de la tarjeta de estudiante actualizada. Los postdoctorados no se incluyen en este grupo.

INSCRIPCIÓN

Inscripción en el Congresso AQUÍ.

CENA SOCIAL

El 24 de septiembre se celebrará la cena social del Congreso.

Más cerca del evento los/as participantes serán informados acerca del procedimiento de inscripción, así como del local y del valor a pagar si quieren participar en la cena convivencia del Congreso.

COMISIÓN CIENTÍFICA

  • Alejandra Montané, Universidad de Barcelona, ​​España
  • Ana Benavente, Universidade Lusófona, Portugal
  • Ana Sofia Rézio, Universidade Atlântica, Portugal
  • Ana Vale Pereira, Universidade Lusófona do Porto, Portugal
  • António Teodoro, Universidade Lusófona, Portugal
  • Bento Cavadas, Instituto Politécnico de Santarém, Portugal
  • Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal
  • Clara Craveiro, Escola Superior de Educação Paula Frassinette, Portugal
  • Clara Ninfa Almada, Universidad del Cono Sur de las Américas, Paraguay
  • Claudia Regina Iriarte, Universidad Nacional Autónoma de Honduras, Honduras
  • Cristian Torres Salvador, Universidad de Aquino, Bolivia
  • Doris Cevallos, Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona, Portugal
  • Francisco Imbernon, Universidad de Barcelona, ​​España
  • Graciela Cordero, Universidad Autónoma de la Baja California, México
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona, Portugal
  • José Beltrán, Universidad de Valencia, España
  • José Viegas Brás, Universidade Lusófona, Portugal
  • Lucimar Dantas, Universidade Lusófona, Portugal
  • Marco Tulio Artunduaga, Universidad Surcolombiana, Colombia
  • María Luz Mardesich, Universidad Católica Boliviana “San Pablo”, Bolivia
  • Maria Manuel Calvet Ricardo, Universidade Lusófona, Portugal
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona, Portugal
  • Mónica Pini, Universidad Nacional de San Martín, Argentina
  • Olga Cecilia Díaz, Universidad Pedagógica Nacional, Colombia
  • Paulino Carnicero, Universidad de Barcelona, ​​España
  • Ricardo Morales, Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán, Honduras
  • Rosa María Torres, Universidad Pedagógica Nacional, México
  • Rosa Serradas Duarte, CeiED, Universidade Lusófona, Portugal
  • Serafín Antúnez, Universidad de Barcelona, ​​España

COMISIÓN OGANIZADORA

  • Carla Galego, Universidade Lusófona, Portugal (coord.)
  • Alejandra Montané, Universidad de Barcelona, España
  • Ana Sofia Rézio, Universidade Atlântica, Portugal
  • Bento Cavadas, Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal
  • Clara Craveiro, Escola Superior de Educação Paula Frassinette, Portugal
  • Cristian Torres Salvador, Universidad de Aquino, Bolivia
  • Filipa Loureço, Universidade Lusófona, Portugal
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona, Portugal
  • José Viegas Brás, Universidade Lusófona, Portugal
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona, Portugal
  • Mónica Pini, UNSAM, Argentina

Para más información: f5604@ulusofona.pt

Parceiros: Congresso Internacional Profissionalidade Docente

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