• Início
  • Notícias
  • Contributos do Seminário em Educação Inclusiva – Atitudes que Transformam

Contributos do Seminário em Educação Inclusiva – Atitudes que Transformam

O Seminário em Educação Inclusiva – Atitudes que Transformam, que teve lugar nos dias 14 e 15 de setembro de 2018 na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, contou com a presença de 300 participantes. 

A Comissão Científica deste Seminário foi composta por: António Teodoro, Carolina Ferreira, Conceição Costa, David Rodrigues, Elsa Estrela, Isabel Sanches, João Almeida Santos, Joaquim Colôa, José Carlos Neves, Maria Odete Emydgio da Silva, Mário Moutinho, Rosa Serradas Duarte e Teresa Santos Leite. A Comissão Organizadora foi constituída por Isabel Rodrigues Sanches, Margarida Costa e Mariana Fenta Elias. Já o Secretariado foi assegurado por Anabela Moura e Helena Pereira.

A sessão de abertura contou com a presença de Ana Sofia Antunes (Secretária de Estado para a Inclusão), Mário Moutinho (Reitor ULHT), João Almeida Santos (Presidente da FCSEA), António Teodoro (Diretor do CeiED), David Rodrigues (Presidente da Pró-Andee), Fátima Alves (Diretora no Instituto Nacional de Reabilitação) e Isabel Sanches (Coordenadora da Comissão Organizadora do Seminário).

David Rodrigues apresentou a conferência “Educação Inclusiva: construir o avião enquanto se voa”, com moderação de António Teodoro.

O “Projeto GBL4DEAF – Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos” foi apresentado por Conceição Costa,  José Carlos Neves e Carla Sousa, com moderação de Elsa Estrela.

A Mesa Redonda “Educação Inclusiva: novos/outros “olhares” sobre a legislação enquadradora”, moderada por Rosa Serradas Duarte, teve como comunicadores Joaquim Colôa, Teresa Leite e Graça Breia.

Margarida Costa moderou a Mesa Redonda “O aluno no centro da aprendizagem: atitudes que transformam as práticas”, que teve a participação de Mariana Fenta, Mara Brito e Ana Paula Silva.

A Mesa Redonda “A Inclusão no Ensino Superior: oportunidades e desafios”, moderada por Maria Odete Emydgio da Silva, teve como comunicadores Lília Aguardenteiro Pires e Carolina Ferreira e contou com o testemunho de Rita Lagartinho de Oliveira e Inês Lagartinho de Oliveira.

A Conferência “Os transtornos mentais e as neurociências: implicações na aprendizagem dos alunos” foi apresentada por Gustavo Teixeira e moderada por Isabel Sanches.

A moderação das mesas de comunicações livres esteve a cargo de Maria Helena Martins, Rita Gil, Ruth Mariani, Hélia Bracons.

Nos momentos culturais, contou-se com a participação dos Bombarte, da Plural Companhia de Dança e dos Cantores da Cercitejo.

Este seminário pretendeu proporcionar espaço, tempo e conhecimento para abrir a discussão e reflexão sobre o posicionamento de cada um de nós acerca do que se tem feito e do muito que há a fazer no sentido de gerar atitudes transformadoras sobre o que se pensa e o que se faz em nome da Educação Inclusiva, no que à aprendizagem e interação dos alunos nas escolas diz respeito.

Disponibiliza-se aqui livro de resumos deste evento.