Convite para submissão de propostas – Encontro Ciência 2019

Divulgamos o convite à submissão de propostas para o Encontro Ciência 2019, que vai ter lugar entre 8 a 10 de julho de 2019:

“Na sequência dos últimos encontros anuais de Ciência, é com renovado entusiasmo que convidamos todos os investigadores e as suas Unidades de I&D a participarem ativamente no Ciência 2019, atraindo também todos os cidadãos para debates abertos sobre novas oportunidades e desafios científicos.

O encontro deste ano, Ciência 2019, decorrerá nos dias 8 a 10 de julho de 2019 no Centro de Congressos de Lisboa (CCL), tendo o Reino Unido como país convidado. Contamos desde já com a vossa presença.

Contamos sobretudo, e mais uma vez, com a vossa participação na preparação do programa, que será novamente organizado em torno dos grandes desafios científicos e societais atuais, tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030. Num ano repleto de celebrações científicas – Ano Internacional da Tabela Periódica, 100 anos da expedição de Eddington a S. Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães -, gostaríamos também de mobilizar todos os investigadores e as suas Unidades de I&D para o debate sobre o futuro e evidenciar a necessidade de aprofundar a investigação e a inovação, reforçando ao mesmo tempo os mecanismos de comunicação e de diálogo, reconhecidos por todos como de relevância crescente para que os contributos do conhecimento sejam entendidos, apoiados e tenham impacto na sociedade.

Como já vem sendo costume, os estudantes de doutoramento bolseiros da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) terão oportunidade de apresentar as atividades em curso e resultados recentes sob a forma de posters digitais.

O Encontro Ciência 2019 é promovido pela FCT em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A preparação do encontro Ciência 2019 e a sua promoção e divulgação no Reino Unido conta ainda com a colaboração especial do Presidente da PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom), Luís Lacerda, e do Diretor da Business School do Imperial College London, Francisco Veloso.

Estamos certos que, com a colaboração de todos, criaremos mais um grande momento único, de reflexão anual sobre o estado da Ciência e da Tecnologia em Portugal e na Europa.

Com os nossos cumprimentos,

Zita Martins (Comissária do Encontro Ciência 2019)
Paulo Ferrão (Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia)
Rosalia Vargas (Ciência Viva, Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica) Alexandre Quintanilha (Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência)”