• Início
  • Notícias
  • Coordenador Científico de CeiED organiza Forum Especial na Conferência CLACSO 2018

Coordenador Científico de CeiED organiza Forum Especial na Conferência CLACSO 2018

Vai ter lugar em Buenos Aires a CLACSO 2018 – 8ª Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales (19 a 23 de novembro de 2018), com o tema “Las luchas por la igualdad, la justicia social y la democracia en un mundo turbulento” e a 26ª Assembleia Geral do CLACSO (17 e 18 de novembro de 2018).

No dia 21 de novembro de 2018 decorre o Forum “Políticas educativas y derecho a la educación: desafíos para las universidades públicas”, organizado pelo Coordenador Científico do CeiED, Professor António Teodoro, e conta com a participação do Professor António Sampaio Da Nóvoa. Disponibilizamos aqui o texto de apresentação:

“A Universidade do século XXI muda sob o influxo reformador da “razão neoliberal”, a forma atual do capitalismo que se impõe em todo o lugar (Laval e Dardot, 2015).

A razão neoliberal impõe novas fissuras à narrativa da Universidade Moderna sem, no entanto, destituí-la. O ensino e o fazer ciência são reconfigurados sob critérios concorrenciais da esfera privada produtiva. A “banalidade do projeto” e do produtivismo acadêmico tiraniza e esteriliza o pensamento criativo e autônomo, sufocando a universidade por dentro. O sentido do fazer ciência e desenvolvimento é deslocado da justiça social e igualdade para todos, para a apropriação de poucos (privatização, lucro e resultados). Porém, a narrativa da universidade moderna sobrevive, apesar de tudo. A universidade é reconhecida e vivenciada por muitos professores e alunos como lugar de debate democrático de ideias, criação de conhecimentos, lugar de ciência, arte e vida! A Universidade é de todos, do Povo!

Mais uma vez a Universidade está em disputa. A realização deste foro é um convite ao debate sobre os projetos, os problemas, as propostas e os desafios a serem enfrentados visando a sua defesa.”

Mais informações e programa:

www.clacso.org.ar