Danielle Nunes Martins do Prado


Nota biográfica

Doutoramento em Educação ULHT Lisboa e UEL (2018). Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia (UEL). Especialista em Educação e Psicopedagogia (UEL). Professor da Rede Municipal de Londrina desde 2000. Formador de professores e gestores na área de Educação Inclusiva e teorias e práticas.

Projeto individual de doutoramento

A Educação Inclusiva e o trabalho colaborativo: a formação do professor através da reflexão das suas práticas.
Título
Prof.ª Dra Isabel Sanches ULHT
Orientador
Prof.ª Dra Celia Regina Vitaliano UEL – Brasil
Coorientador

Resumo

A pesquisa em andamento do Doutoramento em Educação objetiva desenvolver um processo de intervenção junto a um grupo de professores de apoio e professores regentes de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) de escolas municipais de um município brasileiro visando a formação continuada e reflexiva dos mesmos, na perspectiva do trabalho colaborativo, para uma Educação para Todos e para cada um. Será utilizada a metodologia da pesquisa colaborativa, numa abordagem qualitativa, uma modalidade da pesquisa-ação emancipatória que privilegia os processos de intervenção, visando a transformação da realidade instaurada e emancipação dos indivíduos que dela participam. Espera-se que os resultados desta pesquisa indiquem o desenho da formação continuada de professores, servindo como subsídio teórico e reflexivo de práticas docentes colaborativas, facilitadoras do processo de inclusão escolar (acesso, permanência, participação/aprendizagem e sucesso educativo) dos alunos com NEE.