Eder Rodrigo Mariano


Nota biográfica

Eder Rodrigo Mariano nasceu em 1974, Itaú de Minas (MG), mas reside em Pinheiro (MA).

Graudado em Educação Física (Centrou Universitário Claretiano), Especilizado em Treinamento Esportivo (Ceuclar) e Metodologia do Treinamento em Futebol e Futsal (Universidade Gama Filho), Mestre em Saúde Materno-Infantil (UFMA) e cursa Doutoramento em Educação (Universidade Lusófona).

Docente da Universidade Federal do Maranhão no Curso de Licenciatura em Educação Física com desporto escolar. Membro do Geplamec (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (UFMA).

Tem como área de interesse acadêmico e científico as práticas docentes no ensino básico e superior.

O esporte e a inclusão no contexto escolar.

Projeto individual de doutoramento

O contributo do conteúdo lutas na promoção das redes de sociabilidade nas aulas de Educação Física escolar.
Título
Maria Salomé Fernandes Martins Marivoet
Orientador

Resumo

A prática de Artes Marciais se expande a cada dia e está relacionada a diferentes objetivos. No contexto escolar, as Lutas fazem parte dos conteúdos a serem aplicados nas aulas de Educação Física, mas percebe-se uma resistência por parte dos professores cujas justificativas estão associadas a falta de iniciativa, a formação acadêmica debilitada, aos materiais e espaços inadequados, além de ter seus valores e significados distorcidos.

As Lutas detém um papel educativo e de formação pessoal e social do praticante. Neste sentido, este estudo busca verificar o contributo das Lutas sob a ótica da sociologia no ambiente escolar.

Para tal, apontaremos o conhecimento dos docentes e discentes sobre o tema, a prática pedagógica dos professores, as contribuições promovidas nas dimensões procedimentais (a práxis), atitudinais (aquisição de valores) e conceituais (conhecimento) e seus reflexos nas redes de sociabilidades inclusivas com alunos da Educação Básica.

Pretende-se realizar a pesquisa in loco (sala de aula) e serão utilizados como instrumentos de coleta de dados, as observações sistemáticas, questionários e entrevistas semiestruturadas, intervenções pedagógicas e testes sociométricos. Após análise qualitativa e quantitativa dos dados verificar os contributos do conteúdo Lutas sob os aspectos mencionados.