Erica de Abreu Gonçalves


Nota biográfica

A pesquisadora possui graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010), pós-graduação em produção de cinema pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná (2012) e mestrado em História cultural e social pela Universite de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (2014). Trabalhou como Curadora e International Fellow no Museu Histórico de Frankfurt am Main na Alemanha (2016-2017). Atualmente cursa Doutorado em museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias com tese que analisa processos de filmes participativos no Museu Histórico de Frankfurt.

Áreas de interesse académico e científico

  • Museologia
  • Estudos Cinematográficos
  • Histórica Cultural
  • Ciência da Informação

Projeto individual de doutoramento

Museu, cinema e sociedade: filmes participativos como ferramenta sociomuseológica, o caso do Museu Histórico de Frankfurt.
Título
Judite Primo
Orientadora
Resumo

Cinema e museus possuem implicações de diversas naturezas e já analisadas por diversos campos da ciência. Esta tese busca aprofundar as discussões teóricas em torno de tal relação interdisciplinar ao analisar o cinema enquanto ferramenta sociomuseológica aplicada a processos de filmes participativos realizados no Museu Histórico de Frankfurt no período de 2016-2017.