Estágio de Pós-Doutoramento de Adriana Almeida Sales de Melo

Adriana Almeida Sales de Melo, professora doutora associada da Universidade de Brasília-Brasil, pesquisadora da Faculdade de Educação – linha de pesquisa de Estudos Comparados em Educação – encontra-se a realizar um estágio de pós-doutoramento sob supervisão de António Teodoro, Professor da Universidade Lusófona de Lisboa e investigador do CeiED. O estágio será realizado no período de 01 de março de 2018 a 28 de fevereiro de 2019.

Os interesses de investigação atuais focam-se no seu projeto “Trajetórias da avaliação da pós-graduação em educação no Brasil, Portugal e Espanha”.

Resumo do projeto

Título: Trajetórias da avaliação da pós-graduação em educação no Brasil, Portugal e Espanha: autonomia e diálogo em rede para o século XXI

Com dinâmicas históricas diferentes, os países da América Latina e da Comunidade Europeia têm aprimorado seus sistemas de avaliação do ensino superior e de seus cursos e programas de pós-graduação, especificamente seus mestrados e doutorados.

A pesquisa busca apresentar um panorama de como se realiza a avaliação da pósgraduação na área da educação em três países: no Brasil, onde existe uma agência pública única que determina regras e distribuição de recursos; em Portugal e na Espanha onde o Estado assina acordos coletivos e regulamenta nacionalmente o tema, se utilizando de resultados de agências públicas e privadas para tomar suas decisões, de acordo com as regras acordadas no Espaço Europeu de Ensino Superior, seus órgãos e agências.

A indução das políticas de formação de profissionais pesquisadores pósgraduados nos países se reflete nos seus cursos e programas, exigindo práticas de internacionalização, bem como estimulando a criação de redes de pesquisa, no sentido de se criar maior diálogo na área.

A partir de metodologia de pesquisa baseada na educação internacional e comparada num enfoque crítico, a investigação se propõe a analisar a pós-graduação como elemento do projeto nacional em tais países, apontando as principais características histórico-políticas da pós-graduação em educação no Brasil, em Portugal e na Espanha a partir dos anos de globalização neoliberal, bem como os princípios da sua regulamentação e avaliação, considerando principalmente as questões de excelência social e autonomia, seus conceitos e práticas, em programas que sejam reconhecidos como de excelência e com práticas de internacionalização.

Palavras-chave:

  • Avaliação da pós-graduação em educação;
  • Educação comparada;
  • Brasil;
  • Portugal;
  • Espanha;