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Formação

Doutoramentos

Regime de funcionamento

O calendário e horário dos seminários é divulgado com antecedência e toma em consideração a frequência simultânea do Programa por estudantes bolseiros (ou equiparados a bolseiro) e em regime pós-laboral, nacionais ou estrangeiros.

Para os estudantes estrangeiros estão previstas formas de organização que articularão presenças em Portugal com a investigação empírica feita nos respectivos países. Nos meses de Janeiro e Julho de cada ano realizam-se, de modo concentrado, os seminários previstos na parte curricular do Programa Doutoral. Esses períodos de estadia em Portugal permitem igualmente aos estudantes um contacto estreito com os orientadores, a realização nas bibliotecas portuguesas da revisão de literatura necessária à respectiva pesquisa, bem como a frequência de iniciativas científicas e culturais. O Programa dispõe de meios de Educação a Distância que apoiarão os candidatos em todas as fases da sua pesquisa. No âmbito de protocolos existentes com IES estrangeiras, ou pertencentes ao Grupo Lusófona, podem ser desenvolvidas formas de apoio presencial nos países de origem, nomeadamente de carácter metodológico, quando para tal existam condições materiais e científicas.

Regulamento Geral de Doutoramentos

Normas de apresentação de teses e dissertações

Modelo do Projeto de Investigação

Regulamento para atribuição do título de Doutoramento Europeu

Despacho Conjunto nº 17-2018 - Regulamento do Programa Intercalar de Doutoramento da ULHT

Catálogo 100 Teses de Doutoramento em Educação – ULHT

Em 2 de novembro de 2018, o Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias completou o seu 100º Doutoramento.

O presente catálogo reúne os resumos, em Português e em Inglês, das Teses apresentadas e defendidas entre 2009 e 31 de dezembro de 2018, num total de 101, das quais 5 têm a menção de Doutoramento Europeu, em resultado de uma permanência parcial do doutorando em universidade estrangeira (entre outras condições exigidas).

Este catálogo é uma fatia de passado, para utilizarmos a expressão do historiador italiano Carlo Cippola, que marca o Programa de Doutoramento em Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e que, em 2019, entra na segunda década de sua existência.

Tudo faremos para que este Doutoramento seja um espaço público de formação avançada, que tenha na construção da cidadania global e na luta pela justiça social (e cognitiva) os seus eixos estruturantes.

Sessão Solene Comemorativa do 100º Doutoramento em Educação

Testemunhos

  • Camila Azevedo de Moraes Wichers
    Museologia

    O doutoramento em Sociomuseologia, realizado na ULHT, foi fundamental na minha formação profissional ao possibilitar um ambiente que integrava excelência acadêmica, acolhimento humano e crítica social. Ao abordar a Museologia como campo de reflexão e intervenção social, o curso proporcionou um amplo aparato teórico e metodológico, de inestimável importância nos projetos que passei a desenvolver desde então.

    O diálogo com professoras/es e colegas de doutoramento culminou na criação de redes de conhecimento e troca que atuam até hoje, de forma muito positiva, na minha carreira acadêmica e profissional!

    Doutora em Museologia ( ULHT-PORTUGAL, 2010)
    Professora do Curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (FCS/ UFG) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (PPGAS/ FCS/ UFG).

  • Juliana Maria de Siqueira
    Museologia

    A Escola Doutoral – Educação e Museologia da ULHT me proporciona a oportunidade de estar em contato com um corpo docente de excelência em minha área de estudos, pois reúne nomes de referência na Museologia, oriundos de diferentes universidades no Brasil e em Portugal.

    Além disso, a ênfase na Sociomuseologia a coloca em uma perspectiva original e avançada, reafirmando a prática e o pensamento de uma Museologia comprometida com a vida e a dignidade humana.

    Doutoranda em Museologia
    Doutoranda em Museologia na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, Portugal).
    Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2009), Especialista em Multimeios pela Unicamp, MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2003) com graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996).
    Atualmente é especialista cultural e turístico da Secretaria Municipal de Cultura e colabora com o Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, vinculado à Prefeitura Municipal de Campinas. Trabalha na estruturação do Sistema Municipal de Museus, Memória e Museologia Social e na implementação do Laboratório do Bem-Viver, programa intersetorial destinado a promover a resiliência comunitária a partir de ações de memória e museologia social.

  • Luzia Gomes
    Museologia

    "A Museologia sempre me ofertou viagens entre diferentes tempos nos espaços museológicos. Cursar o doutoramento em Museologia na Universidade Lusófona propiciou-me o reencanto com essa Museologia que nos possibilita viajar para além dos muros dos museus, buscando dialogar com os outros e com nós mesmos, compreendendo assim que o patrimônio apesar das suas diversas facetas, com suas negociações e conflitos pode ser compartilhado com equidade.

    Professora Assistente I da Universidade Federal do Pará (UFPA), lotada no Instituto de Ciências da Arte (ICA), na Faculdade de Artes Visuais (FAV), onde leciono para os cursos de Museologia e Artes Visuais.
    Doutoranda em Museologia pelo Programa de Doutoramento em Museologia da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;
    Mestra em Antropologia Social (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA) e Graduada em Museologia (2008) com Habilitação em Museu de Arte e Museu de História, pelo Departamento de Museologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

  • Maria João Capelo
    Museologia

    Entre as diversas linhas de investigação postas ao dispor pelo Departamento de Museologia, da ULHT, optei pela área de investigação da “Sociomuseologia, Património e Desenvolvimento Cultural” por ser a mais relevante para o trabalho museológico que pretendo desenvolver.

    O programa de Estudos em Museologia tem-se revelado extremamente útil para o meu aperfeiçoamento profissional, ao abrir novas perspectivas sobre a realidade museal e ao proporcionar-me conhecimentos teóricos essenciais para a prática museológica. A frequência deste curso permitiu não só uma melhor compreensão do que deve ser o museu, como proporcionou também uma oportunidade de reflectir sobre a potencialidade do museu enquanto instrumento de desenvolvimento social, económico e cultural.

    Doutoranda em Museologia.

  • Maria José Messias
    Museologia

    O programa de Doutoramento em Museologia no CeiED tem sido uma excelente oportunidade de desenvolver novas competências e de reflectir numa perspectiva crítica a prática museológica. Quero destacar a relação de proximidade entre o corpo docente e os doutorandos e o apoio e incentivo recebidos, a mentalidade aberta e inquisitiva e tom prático e informal da formação assente numa base teórica sólida.

    Uma das mais valias do curso é o seu ambiente intercultural que proporciona a convivência e interacção com professores e colegas de diferentes proveniências e áreas de formação, estimulando a troca de experiências e o diálogo com outros campos de investigação, o que me possibilitou ampliar o foco inicial do projecto de investigação que estou a desenvolver.

    Doutoranda em Museologia
    CeiED – Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento

  • Pedro Pereira Leite
    Museologia

    Cheguei à Universidade Lusófona em 2008 à procura de soluções para problemas de gestão museológica que então enfrentava. Debatia-me com as questões do envolvimento participativo da comunidade e de desenvolvimento económico das atividades num território em recessão, que procurava, através dum processo cultural construir o seu futuro. Trazia experiência de vários anos de trabalho no terreno, de várias formações e debates.

    No Programa de Doutoramento encontrei um espaço de encontro e reflexão sobre as questões atuais da Museologia, uma equipa de docentes com uma sólida experiencia de ensino, investigação e extensão na comunidade, que permitiram alargar o debate sobre questões relevantes. As metodologias propostas permitiram delimitar com rigor os campos de investigação e procurar soluções inovadoras. Com eles viajei por várias experiencias, na Europa, na África lusófona e nas Américas. Estamos juntos!