Kleomara Gomes Cerquinho


Nota biográfica

Professora Adjunto da UFAM. Doutora em Administração – UFMG – UFMG (2014), Mestre em Administração pela FGV/RJ (2001), Mestre em Administração pela UFSC (2002), Graduada em Administração – UFAM (1993), Graduada em Direito – UNIP (2007).

Advogada.

Experiência na área de Administração: Empresas Públicas e Particulares, atuando nos temas: Gestão Tecnológica Empresarial e Governamental, Organização Empresarial, EaD, análise e avaliação de Portais/sites públicos.

Experiência na área de Direito: Instituições Gerais de Direito, Direito Público e Direito do Trabalho.

Áreas de interesse académico e científico

  • Governo eletrónico e participativo

Projeto individual de pós-doutoramento

Governo digital: uma análise do portal do cidadão português
Título
António Teodoro
Orientador
1 de outubro a 31 de dezembro de 2016
Período

Resumo

No contexto mundial a sociedade tem se tornado cada vez mais tecnológica, trazendo consigo novos cenários, tempos e espaços diferenciados, direcionando as pessoas e organizações às mudanças de linguagens, comunicações e interações. Portugal, assim como os demais Estados-membros da ONU, tem empreendido uma caminhada na busca da integração tecnológica junto ao seu cidadão, bem como vem sendo avaliado pelas Nações Unidas sobre que estágio encontra-se na relação com a sociedade. Diante disso, o objetivo desta pesquisa será identificar o estágio – e-government ou e-participation – em que se encontra o uso da Internet na relação Estado-sociedade no Portal do cidadão de Portugal. A metodologia aplicada foi análise de conteúdo com navegação orientada, por meio do instrumento de pesquisa observação direta no Portal português. O resultado encontrado indica que o Portal está no Degrau do Simbolismo, estágio do e-government.