Maria da Graça Nóbrega Bollmann


Nota Biográfica

Maria da Graça Nóbrega Bollmann, professora há 50 anos, é doutora em Educação (PUC/RJ) e pós-doutora em Educação Superior (UL-Lisboa). Integrou como coordenadora/pesquisadora entre 2011 e 2013, a Rede Ibero Americana de Investigação em Políticas Educativas (RIAPE3) do Programa Marco Interuniversitário para a Equidade e Coesão Social das Instituições de Ensino Superior da América Latina, sob a coordenação internacional do Doutor António Teodoro.

Projeto pós-doutoramento

A educação superior no Brasil: um olhar, diferentes perspectivas na formação de professores
Título
António Teodoro
Orientador
2017
Período

Resumo

A pesquisa “A educação superior no Brasil: um olhar, diferentes perspectivas na formação de professores”, vinculada ao Grupo de Trabalho “Universidade e Políticas de Educação Superior” do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (GT-Clacso), constitui-se no centro sobre o qual vem se realizar o estágio de Pós-Doutorado (PD).

A inspiração para a realização da mencionada pesquisa surgiu das discussões realizadas no âmbito das reuniões do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGE/Unisul) durante o processo de avaliação interna, em 2016. A Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de preenchimento anual, obrigatório, para todos os programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros, entre outras razões, recolocou na pauta a necessidade do aprofundamento de estudos sobre a universidade e a educação superior, que, associada à criação do Grupo de Trabalho do Conselho Latino-americano de Políticas de Educação Superior (GT-Clacso), contribuiu para essa escolha.

Desde o ano de 2013, com o término do Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior – Rede Ibero-americana de Políticas Educativas (RIAIPE3), docentes do PPGE e esta investigadora, em particular, não se dedicaram à temática da educação superior. Diante disso, o PPGE/Unisul, a exemplo de outros programas, dedicou-se mais aos temas relacionados ao ensino fundamental e médio (Educação Básica) sendo, no entanto, realizados estudos sobre formação de professores e trabalho docente.

A educação superior, no entanto, com o término da RIAIPE3 teve poucos estudos, razão da adesão ao GT-Clacso que se ocupa das universidades e políticas de educação superior. A universidade e a formação de professores, que integram o plano de estudos do GT-Clacso (Item 04), portanto, constituem o tema de nossos estudos no Pós-Doutorado. Esta é a ligação para o Estágio Pós-Doutoral.