Pós-graduações

Diversidade, Equidade e Inclusão Socioeducativa

Curso com uma dinâmica educativa que congrega os princípios que estão consignados nos organismos internacionais de que fazemos parte integrante (Nações Unidas, Unesco, OCDE, CEE): o direito de todos à educação; o direito à igualdade de oportunidades; o direito de participar na sociedade; a formação ao longo da vida.


Gestão do Ensino Profissional: educação e Empreendedorismo

A educação é a recetora da influência socio-histórica que a sociologia da educação pretende explicar.

Num contexto caracterizado por mudanças rápidas nos planos da ciência e da tecnologia, a relação entre o processo produtivo, os processos de globalização e a inserção laboral no mercado de trabalho, torna-se um desafio e uma meta de toda a sociedade.


Gestão Educacional e Animação Cultural de Instituições Comunitárias e Sociais – Intergeracionalidade e Envelhecimento Ativo

As mudanças sociais e económicas têm transformado as relações familiares e sociais e, hoje em dia, muitas das funções que anteriormente eram desempenhadas pela família, como o cuidar os idosos, é atualmente uma função que cabe ao Estado ou ao setor privado.


Desenvolvimento Cultural, Patrimonial e Educativo


Património Cultural Imaterial

Esta formação trata, no essencial, da compreensão e atuação ao nível do Património Cultural Imaterial (PCI), tendo em consideração, genericamente, quer a sua incidência, em domínios como «tradições e expressões orais, artes do espetáculo, práticas sociais, rituais e eventos festivos, conhecimentos e práticas relacionados com a natureza, aptidões ligadas ao artesanato tradicional», quer as medidas que visem assegurar a viabilidade da sua «salvaguarda» e a sua própria definição: «práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões – bem como os instrumentos, objetos, artefatos e espaços culturais que lhes estão associados – que as comunidades, os grupos e, sendo o caso, os indivíduos reconheçam como fazendo parte integrante do seu património cultural.