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I Congresso Internacional 2019 | Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global

Data

30-31 de maio e 1 de junho de 2019

Local

Auditório Agostinho da Silva – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Apresentação

O Congresso tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre a problemática da (re)construção de uma cidadania plena no contexto dos problemas da sociedade actual. A cidadania, assente na ética das relações humanas, é a garantia do respeito pela dignidade dos seres humanos, do desenvolvimento sustentado e sustentável, da justiça social, da paz e da felicidade. Na era das tecnologias e da sociedade de informação, o conceito de cidadania apresenta-se hoje como uma problemática emergente. A cidadania carece de uma apropriação por parte dos decisores, dos líderes políticos e religiosos, das comunidades, dos educadores, das nações e dos cidadãos do mundo, para a concretização bem-sucedida do processo irreversível da cidadania global.

A discussão e reflexão sobre esta problemática, através de estudos e trabalhos de investigação produzidos, é uma oportunidade para produzir, disseminar e transferir conhecimento científico face aos novos desafios e ameaças que enfrentamos.

O Congresso tem como público-alvo académicos, investigadores, educadores, professores e estudantes, gestores e diretores de escolas, abrangendo todos os níveis do sistema educacional formal, bem como contextos informais de ensino e aprendizagem. Como tal, é um espaço aberto de participação a todos os interessados em contribuir com as suas reflexões, estudos e propostas que podem ajudar a repensar um mundo marcado por incertezas.

Este congresso terá uma periodicidade de 2 anos.

Participação

A participação no Congresso dar-se-á por meio de inscrição obrigatória, em duas modalidades: com apresentação de comunicações ou sem apresentação de comunicações. Para Educadores de infância, Professores dos ensinos básico e secundário e Docentes de educação especial, a participação no Congresso dará direito à acreditação.

Inscrição

As inscrições para o I Congresso Internacional Humanismo, Direitos Humanos e Cidadania Global devem ser feitas aqui.

Call for papers

A submissão de resumos é feita exclusivamente através da plataforma Easychair. Caso não disponha de conta nesta plataforma, deve criá-la, seguindo as instruções disponíveis no site da referida plataforma.

Datas importantes

20/abril/2019 – Data limite de submissão de resumos

10/maio/2019 – Comunicações aceitação*

Até 15/maio; após 15/maio/2019- Inscrição e pagamento

30/setembro/2019 – Submissão de texto completo (facultativo)

* A comunicação de aceitação far-se-á à medida que os resumos vão sendo submetidos.

Inscrição e pagamento**

ATÉ 15/05

APÓS 15/05

Com apresentação de comunicações

45 euros

55 euros

Sem apresentação de comunicações

25 euros

35 euros

Estudantes outras instituições ***

10 euros

20 euros

Estudantes e professores ULHT ***

Livre

Livre

* *A participação faz-se, mediante inscrição obrigatória.

*** É necessário o comprovativo institucional desse estatuto ou cartão atualizado de estudante. Os pós-doutorandos não estão incluídos neste grupo.

Acreditação

Para Educadores de infância, Professores dos ensinos básico e secundário e Docentes de educação especial, foi solicitada acreditação ao CCPFC para efeitos de progressão da carreira docente (15 horas, 0,6 créditos). Os interessados devem inserir os dados correspondentes ao processo no seguinte formulário.

A INSCRIÇÃO PARA EFEITOS DE ACREDITAÇÃO SÓ SERÁ VALIDADA, APÓS RECEÇÃO DO COMPROVATIVO DE PAGAMENTO.

Normas de apresentação de textos/ resumos

As comunicações (oral ou poster) devem basear-se em trabalhos empíricos nas áreas temáticas do Congresso, associadas aos domínios do Humanismo, Direitos Humanos, Cidadania Global, Currículo e Educação para a Cidadania (formal, não formal e informal).

Áreas Temáticas das comunicações (oral ou poster)

  • Educação, desenvolvimento e cidadania global
  • Humanismo e intervenção sociocomunitária
  • Cidadania, ciência política e populismo
  • Cultura, religião e identidade
  • Cidadania, segurança e relações internacionais
  • Inteligência artificial; sociedade da informação
  • Desporto, ética e cidadania
  • Educação para a Cidadania, currículo e flexibilização curricular

Os resumos devem ter entre 2000 e 2500 caracteres (incluindo espaços). Devem ser enviados num ficheiro Word, a corpo 12, fonte Times New Roman. O título deverá ser a corpo 14. Deverá incluir entre 4 a 6 palavras-chave. Poderão ser escritos em português, espanhol ou inglês.

Caso pretenda enviar o texto completo, este deve ter entre 6 a 7 páginas ou 5000 a 7000 palavras (incluindo as referências). Devem igualmente ser enviados num ficheiro Word, a corpo 12, fonte Times New Roman. O título deverá ser a corpo 14 e o resumo a fonte 10; deverá incluir entre 4 a 6 palavras-chave. Poderá ser escrito em português, espanhol ou inglês.

As notas devem ser em número reduzido e apresentadas em corpo 10. A sua numeração será contínua, do início ao fim do artigo, e situar-se-ão no final do texto, imediatamente antes das “Referências”;

Os elementos não textuais nos artigos devem ser organizados em tabelas e figuras, identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos. Os títulos de tabelas devem ser apresentados a Bold, centrados, em corpo 12 e fonte Times New Roman; deve ainda existir um espaço entre o texto e o título da tabela/figura e um espaço entre o título e a respetiva tabela/figura.

Os dados de identificação de todos/as os/as autores/as terão de indicar as seguintes informações: nome; instituição e endereço de e-mail. O/a autor/a deverá apresentar a morada institucional completa;

Publicação

Todos os textos completos admitidos serão posteriormente publicados em e-book.

Comissão Científica

  • Ana Benavente, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Ana Paula Caetano, Universidade de Lisboa (UL)
  • António Teodoro (Coordenador), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Bravo Nico, Universidade de Évora (UÉ)
  • Carolina Carvalho, Universidade de Lisboa (UL)
  • Emilio Lucio-Villegas, Universidade de Sevilla (US)
  • Fernando Campos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Hélia Bracons, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Hernández Díaz, Universidade de Salamanca (USAL)
  • Jesus Maria Sousa, Universidade da Madeira (UMa)
  • João de Almeida Santos, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Jorge Proença, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • José Eduardo Franco, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Judite Primo, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Maria da Conceição Azevedo, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
  • Paulo Mendes Pinto, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

Comissão Organizadora

  • Carla Galego, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Elsa Estrela, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Helena Pereira, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Isabel Sanches, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Jacinto Serrão (Coordenador), Observatório de Educação da Madeira (OERAM); Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • José Brás, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Lucimar Dantas, Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED)
  • Maria Neves Gonçalves, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Paulo Mendes Pinto, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
  • Sónia Vladimira Correia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

Parceiros:

  • Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED), Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Centro de Investigação em Cosmovisões e Mundividências Espirituais e Religiosas (CICMER), Universidade Lusófona
  • Facultad de Educación, Universidade de Salamanca
  • Faculdades de Ciências Sociais, Educação e Administração (FCSEA) e Faculdade de Educação Física e Desporto (FEFD), Universidade Lusófona
  • Observatório de Educação da Região Autónoma da Madeira (OERAM)
  • Cátedra UNESCO: Educação, Cidadania e Diversidade Cultural
  • Centro de Formação de Escolas António Sérgio

Contato

Todas as questões e/ou dúvidas sobre o congresso deverão ser enviadas para Helena Pereira f5604@ulusofona.pt

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