EQuaP Project


Apresentação

O projeto EQuaP é um projeto de âmbito internacional que se centra na ideia de que a participação e o envolvimento dos pais e encarregados de educação devem ser reconhecidos como componentes chave na construção de uma Educação de Infância de qualidade. Este projeto, com financiamento internacional (Programa Erasmus+ da Comissão Europeia), teve início em setembro de 2015, tem como objetivo contribuir para o aumento da qualidade da Educação de Infância na Europa através de um acrescido reconhecimento da importância da qualidade das relações entre famílias e educadores.

Para concretizar este objetivo geral, foram estabelecidas metas específicas como: identificar, testar e adotar como modelo as melhores práticas e métodos inovadores de participação, particularmente em contexto de diversidade (socioeconómica, cultural, minorias, etc.); desenvolver as competências dos educadores relativamente a estratégias e abordagens para o envolvimento das famílias, aproveitando as experiências de outros países europeus; incrementar a integração e a interação dos diferentes componentes do sistema (crianças, profissionais, investigadores, famílias e comunidade); abordar o envolvimento parental na Educação de Infância como um processo fundamentado em adequados indicadores de qualidade.

Website

www.equap.eu

Financiamento

Programa Erasmus+ da Comissão Europeia

Duração

setembro de 2015 a setembro 2017

Parceiros

  • SERN (Itália);
  • Elmer (Bélgica);
  • Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Portugal);
  • Liepaja University (Letónia);
  • Linköping Kommun (Suécia);
  • Municipality of Forli (Itália);
  • Pedagoski Institutut (Eslovénia);
  • University of Crete (Grécia);
  • Colégio do Sardão (Portugal);
  • VRTEC (Eslovénia);
  • VBJK (Bélgica).

Investigadores

Publicações

  • Gomes, M., Neves, I. & Silva, B. (2017).Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental-Projeto EQuaP. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, 5, 264-268.
  • eISSN: 2386-7418, 2017, Vol. Extr., No. 05 DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2675
  • Comunicação- Enhancing, testing and evaluating practices of family participation in ECEC – results and perspectives from an international research Project. – Eelena Luciano (1), Massimo Marcuccio (2) Miguel Prata Gomes (3), Ivone Neves (3) Brigite Silva (3). (1), Universidade de Parma, Itália; (2) Universidade de Bolonha, Itália; (3) Escola Superior de Educaçào de Paula Frassinetti, Portugal. EECERA conference 2017 -early childhood education beyond the crisis: social justice, solidarity and children’s rights. Bolonha, 29 agosto – 1 setembro 2017.
  • Comunicação intitulada ”Promover a qualidade na educação de infância através do envolvimento parental-Projeto EQuaP”-Miguel Prata Gomes, Ivone Neves, Brigite Silva, no XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, dias 6 a 8 de setembro de 2017
  • Formadora numa ação de curta duração (3h) subordinada ao tema: O envolvimento parental na Educação de Infância: fundamentos e práticas – Projeto EQuaP, 20 de março de 2017 (Colégio do Sardão – Vila Nova de Gaia)
  • Formadora numa ação de curta duração (3h) subordinada ao tema: O envolvimento parental na Educação de Infância: fundamentos e práticas – Projeto EQuaP, 5 de abril de 2017 (ESEPF – Porto) destinado aos educadores cooperantes da ESEPF de instituições públicas e privadas de educação pré-escolar.
  • Formadora numa ação de curta duração (3h) subordinada ao tema: O envolvimento parental na Educação de Infância: fundamentos e práticas – Projeto EQuaP, 26 de abril de 2017 (ESEPF – Porto) destinado aos educadores de infância de instituições do pré-escolar pertencentes à rede pública da região norte do município do Porto.
  • Formadora numa ação de curta duração (3h) subordinada ao tema: O envolvimento parental na Educação de Infância: fundamentos e práticas – Projeto EQuaP, 16 de maio de 2017 (ESEPF – Porto) destinado aos estudantes, futuros educadores de infância da ESEPF diretores e decisores locais de instituições educativas.