Grupo I

Educação, Identidades e Políticas Públicas

O Grupo 1 intitula-se Educação, Identidades e Políticas Públicas e inclui investigadores com diferentes formações e percursos científicos. Articula diversas disciplinas e especializações, tais como a Sociologia Política, a Sociologia da Educação, a Gestão e Administração Escolares, a Geografia Humana, os Estudos para o Desenvolvimento e a Educação Multicultural.

Investigadores destas áreas visam contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de debate científico, articulando investigação e propostas de intervenção nas realidades socioeducativas, considerando o desenvolvimento sustentável, bem como a construção de uma cidadania crítica e os direitos humanos.

O mundo atual e os mandatos para a Educação, no contexto de políticas transnacionais e nacionais abarcando os diversos graus de ensino e no quadro de uma Educação ao longo da vida, levam este Grupo a pesquisar sobre dimensões sociais e educativas externas e internas às Instituições Escolares.

O grupo, a partir do seu núcleo do CeiED, tem desenvolvido e participado em projectos internacionais, tanto no Brasil e na América Latina envolvendo equipas europeias, bem como em projectos Europeus e nacionais.

O Grupo tem liderado e participado em diversos projetos nacionais e internacionais, envolvendo equipas da Europa, da América Latina e dos EUA. Desde 2006, coordena a Rede Iberoamericana de Investigação em Políticas de Educação (RIAIPE), e os seus investigadores integram algumas outras redes de investigação (ASTE, RELEPE).

Assim, a globalização, a administração das escolas e suas lideranças, as associações de professores, os territórios e suas identidades e os estudos multiculturais orientam as pesquisas. O Grupo estruturou, em parceria com o Centro de Estudos Sociais da (CES) da Universidade de Coimbra um Observatório de Políticas de Educação e Formação (www.op-edu.eu). Este Observatório constitui um espaço indispensável ao desenvolvimento de uma Sociologia Pública que envolva todos os parceiros educativos nos estudos e nos debates sobre as realidades internacionais, europeias e nacionais, dando sentido social aos saberes produzidos pelas investigações realizadas e a realizar e contribuindo para ultrapassar representações que alimentam a distância entre os trabalhos académicos e as realidades que os suportam.

Também neste sentido, o Grupo 1 associa aos seus projectos investigadores seniores e juniores, bem como estudantes de doutoramento, dando visibilidade aos seus estudos e reforçando as dinâmicas de debate e de pesquisa.