Grupo II

Aprendizagem, Formação e Inclusão Socioeducativa

As estruturas de educação e de formação estão orientadas para promover as aprendizagens e o desenvolvimento. A aquisição das aprendizagens curriculares (leitura, escrita, cálculo e outras), bem como de comportamentos sociais e de interação são ferramentas indispensáveis à vida em comunidade.

Por isso, uma das finalidades deste grupo de pesquisa centra-se na compreensão dos processos de aprendizagem e na sua associação, quer com variáveis pessoais, quer com variáveis de interação e contexto social enquanto variáveis que contribuem para a estruturação de climas educativos de qualidade, potenciadores do desenvolvimento, da aprendizagem e da inclusão. Face à diversidade dos alunos da escola atual, o grupo estuda também as interações entre os alunos e o professor, procurando encontrar novas metodologias de ensino e nova significação aos meios utilizados, com especial atenção para os manuais escolares.

Preocupa-se ainda em estudar os processos que dificultam e os que facilitam a inclusão de todos no processo educativo, nomeadamente dos indivíduos com necessidades educativas especiais.

O grupo pretende, por isso, debruçar-se sobre as problemáticas gerais e locais presentes no quotidiano das instituições educativas. A escola aparece como um dos mais destacados contextos de ensino e aprendizagem, um espaço onde se cruzam problemáticas à volta do aluno, do professor, do currículo, dos meios pedagógicos e recursos, do ambiente e das interações. A eficácia da escola depende da forma harmoniosa como responde a todas e cada uma dessas problemáticas.

Tendo presente que está inserido num Centro que apoia a formação, associa aos seus intentos os alunos do mestrado, do doutoramento e dos que concluíram a sua formação, nomeadamente no âmbito do espaço lusófono. Pretende-se, com isso, o desenvolvimento de estudos empíricos em contextos educativos do mundo lusófono e, desse modo, a participação na construção de respostas às necessidades que emergem naqueles contextos educativos.

Desenvolve as suas atividades à volta de quatro eixos temáticos:

  • Aprendizagem e Desenvolvimento;
  • Contextos sociais e de interação:
  • Formação Docente, Didáticas e Recursos Educativos
  • Diversidade, Equidade e Inclusão