Dalmo Dantas Gouveia


Nota biográfica

Dalmo Dantas Gouveia é Licenciado em História (1999) através da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, Licenciado em Pedagogia (2013) pela Faculdade D. Pedro II, Especialista em Docência Superior- Universidade Estácio de Sá, Especialista em Psicopedagogia Institucional – Universidade Castelo Branco, Especialista em História Afro-Brasileira – Faculdade Batista Brasileira, Especialista em Políticas Educacionais – Faculdade de Ciências da Bahia, Mestre em Ciências da Educação (2011) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Doutorando em Educação – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Tem experiência na área de educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, desenvolvendo atividades pedagógicas com educandos do Ensino Médio na rede educacional do Estado da Bahia/Brasil. Professor convidado da Faculdade Batista Brasileira – FBB em cursos de pós-graduações, para aqual leciona as disciplinas: Políticas Públicas em Alfabetização e Letramento; Dinâmica das Relações Familiares e Aprendizagem; Ética na Psicopedagogia; Metodologia Científica e da Pesquisa, inclusive orientando trabalhos de finais de cursos. Professor convidado da Faculdade de Ciências da Bahia – FACIBA, ministrando aulas nas pós-graduações de educação e no curso Formação Docente.

Áreas de interesse académico e científico

  • Políticas públicas;
  • Diálogo político;
  • Desigualdades sociais na escola;
  • Qualidade de ensino e aprendizagem;
  • Inovação educativa e re-construção institucional;
  • Papel da escola na luta contra a pobreza;
  • Formação inicial e contínua de professores;
  • Avaliação de políticas;
  • O ensino superior e o mundo do trabalho;

Projeto individual de doutoramento

A Expansão do Ensino Superior no Brasil através da EAD: um Estudo dos Diplomados e suas Expectativas no Município de Aporá – BA.
Título
Professora Ana Benavente
Orientador

Resumo

Tornou-se insuficiente o número de estabelecimentos de ensino para atender a demanda de pessoas que procuram um tipo de formação sistematizada, esta também não é disponibilizada em todos os lugares, muitas situam em locais distantes, dificultando seu acesso. Todavia, a EaD – Educação a Distância entrou no cenário para encurtar a distância e permitir que todos possam adquirir o saber procurado, mesmo porque, não se disponibiliza de dinheiro e na maioria das vezes, não se pode abandonar atividades geradoras de ônus para realizar cursos presenciais.

A pesquisa proposta objetiva analisar a expansão dos cursos superiores, no Brasil, através da EaD, a qual visa incluir o indivíduo ao sistema educacional para aquisição dos conhecimentos indispensáveis a integração ao meio social com sucesso, tempo em que será discutido o padrão de igualdade do ensino no padrão da justiça social, a fim de identificar se as perspectivas dos diplomados, naqueles cursos, estão sendo atingidas.

Para tanto, fora escolhida a metodologia qualitativa, pois se pretende realizar uma pesquisa de campo com ex-alunos dos cursos em EaD ofertado peal FTC – Faculdade de Tecnologias e Ciências no município de Aporá/Ba, com os quais serão realizadas entrevistas, com intuito de manter contato direto com aqueles que vivenciaram e vivenciam às consequências do problema em estudo. O final será marcado pela discursão das teorias estudadas e os dados coletados nas indagações submetidas aos entrevistados.

Palavras-chave: Ensino superior, Educação a Distância, Inclusão e Globalização