Rosiméria Maria Braga de Carvalho


Nota biográfica

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional do Nordeste, URNE- Campina Grande PB – Brasil (1986). 

Doutoranda pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa Portugal. 

Mestre em Ciências da Educação pela ULHT- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2017).

 Especialista em Educação e Políticas Públicas Educacionais -FIP- Patos-Paraíba (2009).

 Especialista em Avaliação da Performance Humana, (1989) ESEF-UPE-Recife PE. 

Atuou como Professora de Ginástica na Academia, Musculação e Ginástica Laboral em Empresas em São luís – Ma. Personal Trainner, Consultora em Fitness (1986 a 2002). 

Servidora Pública Estadual efetiva, da Secretaria de Estado da Educação, com 02 concursos públicos desde 2001, atuando como professora de Educação Física em escolas da rede estadual de ensino em São Luís -MA.

Esteve como Coordenadora Estadual de Educação Física, para a Reformulação da Proposta Curricular  subsidiaram as Diretrizes Curriculares do componente curricular Educação Física para o Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de Ensino SUC/SAE/SEDUC (2009-2013).

Coordenou na SUC/SAE/SEDUC- MA, o Projeto de Prevenção às Drogas com ações pedagógicas e preventivas no Programa de Governo Estadual (2010 a 2012).

Atuou como Coordenadora Estadual no Programa Federal de Esporte Educacional Atleta na Escola,  (2012 a 2014). E Coordenadora Geral Institucional da Secretaria de Educação do Estado SEEDUC-MA no Programa Federal de Esporte Educacional PST (20012 a 2016). 

Foi Coordenadora Estadual SEDUC-MA, dos Programas Federais: Parlamento Jovem Brasileiro, Jovem Senador e Jovem do Mercosul e Coordenadora de Participação Institucional da Juventude (2016 a 2017).

Atuou na Coordenação de apoio pedagógico, passando a Chefe de Divisão Pedagógica da Divisão de Educação Física Esporte e Lazer, da Fundação Nice Lobão – Cintra São Luís –  MA (2018).

Áreas de interesse académico e científico

Formação de professores, Observação de práticas letivas, Educação Física, Esporte Educacional e Qualidade de Vida

Projeto individual de doutoramento

“A Satisfação Profissional e a Qualidade da Prática Letiva do Professor de Educação Física”
Título
Professor Leonardo Rocha
Orientador

Resumo

Pesquisa de Doutoramento em Educação, com o objetivo de analisar a relação entre satisfação profissional e a qualidade da prática letiva dos professores de Educação Física na Proposta das Unidades Plenas do Instituto de Educação, Ciência  e Tecnologia do Maranhão (IEMA), da Região Metropolitana de São Luís, como amostra intencional do campo de pesquisa, apresentando-se como unidades inovadoras em educação profissional integrado ao Ensino Médio em Tempo Integral, em conteúdo, método e gestão, constatados na elevação dos índices educacionais. Configura-se como uma investigação de característica descritiva, exploratória, de corte transversal. A fundamentação teórica do estudo priorizará as referências relacionadas às questões da satisfação profissional e da ação docente em Educação Física e seus fatores intervenientes. A coleta de dados ocorrerá por meio de inquéritos para identificar o perfil sócio demográfico e profissional, a influência de satisfação profissional na qualidade da ação pedagógica educativa e   observação das práticas letivas, que permitirão (quantitativa e qualitativamente) a construção de uma imagem clara e completa das competências profissionais dos professores observados. Como resultado da pesquisa, pretende-se conhecer, por meio de análises de dados, indicadores que apresentem elementos a esses temas e que permitam relacionar a satisfação profissional dos docentes com a qualidade da sua intervenção pedagógica.

Palavras-chave: Satisfação Profissional, Prática Letiva, Professores de Educação Física