Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Correia, P.A.R, & Lopo, T.T. (2017). Região 2020: Determinantes estratégicos do desenvolvimento local e regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 13(3), 77-101.
  • Lopo, T. T. (2016). A constituição da esfera especializada das ciências da educação na democracia portuguesa. História da Educação, 20(50), 347-365.
  • Lopo, T. T. (2016). Apelo ao consenso e impossibilidades da retórica. Pro-Posições, 27(2), 203-220.
  • Lopo, T. T. (2016). Valores da educação e crenças no discurso pedagógico oficial de governos portugueses. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 17(1), 175-193.
  • Lopo, T. T. (2016). Entre dois regimes jurídicos, o que mudou no currículo da formação inicial de professores em Portugal? Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 24(7), 1-20.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Nascimento, V., Cardoso, O., Lopo, T. T., Fernandes, J., & Mendo, G. (2018). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, 21.

Capítulos de livro

  • Almeida, S., & Lopo, T.T. (2015). Parte II. Tendências da organização curricular da formação inicial de professores dos 1.o e 2.o ciclos do ensino básico. In D. Justino, M. Miguéns, M. C. Gregório, & S. Ferreira (Eds.), Formação inicial de professores (pp. 85-138). Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
  • Lopo, T.T. (2014). Apelo ao consenso: O modelo de análise aplicado ao discurso pedagógico oficial do XIII Governo Constitucional. In M.G. Alves, & M.C.V. Silva, (Eds.), Investigação em educação: Pesquisas em desenvolvimento no programa doutoral em associação entre ISPA e UNL (pp. 153-165). Lisboa: Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento.
  • Lopo, T.T., & Almeida, S. (2013). Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? In J.C. Morgado, M.P. Alves, I. Viana, C. Ferreira, F. Seabra, N. Hattum-Janssen, & J.A. Pacheco (Eds.), Proceedings of the European conference on curriculum studies. Future directions: Uncertainty and possibility (pp.831-835). Braga: Institute of Education, University of Minho.

Comunicações em eventos nacionais

  • Lopo, T.T. (2018, maio). Documentary research, oral history and discourse analysis: A methodological approach to the study of school objects. Comunicação apresentada no International Multidisciplinary Congress – Web of Knowledge: A look into the Past, embracing the Future, Évora, Universidade de Évora.
  • Nacimento, V., Cardoso, O., Lopo, T.T., Fernandes, J., & Mendo, G. (2018, fevereiro). Objetos escolares, contextos de utilização e ensino das práticas de dança: O projeto ESDmap da Escola Superior de Dança. Comunicação apresentada no 6.o EIMAD – Encontro de Investigação em Música, Artes e Design, Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Lopo, T.T (2016, janeiro). Os relatórios internacionais, a investigação nacional e o novo regime jurídico da formação inicial de professores. Comunicação apresentada na I Conferência internacional SPCE- SEC A Educação Comparada para além dos números: Contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais, Lisboa, Centro Cultural de Belém e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Lopo, T.T (2015, fevereiro). Quo vadis, formação inicial de professores? Comunicação apresentada no I Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
  • Lopo, T.T. (2014, dezembro). Ler, escrever e contar nos quatro bairros de Lisboa: A experiência descentralizadora de 1913-1918. Comunicação apresentada no Encontro Internacional Os Municípios na Modernização Educacional e Cultural, Lisboa, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
  • Lopo, T.T., & Almeida, S. (2013, outubro). Approaches to curriculum in Portugal: New or old directions? Comunicação apresentada na European Conference on Curriculum Studies. Future Directions: Uncertainty and Possibility, Braga, Universidade do Minho.
  • Lopo, T.T. (2013, maio). A lei de instrução do povo de Alexandre Herculano. Comunicação apresentada no Seminário Internacional História das Disciplinas Escolares, Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.