Tiago António Leal Duarte


Nota biográfica

Licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em 2003, desenvolvendo desde essa data atividade profissional na área do ambiente, sendo gestor de projetos na empresa Perspectiva. Lda.

Atualmente é Doutorando em Urbanismo pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, sendo o tema da sua Tese “A importância das novas tecnologias no estudo dos espaços públicos. A pertinência do uso de aplicações móveis. Caso de Estudo a app WAY CyberParks”.

Membro do Projeto CyberParks (COST Action TU 1306 CyberParks).

Grupo de investigação: Grupo 3 – Cultura, Memória e Território

Áreas de interesse académico e científico

  • Urbanismo
  • Ambiente
  • Espaços Públicos

Projeto individual de doutoramento

A importância das novas tecnologias no estudo dos espaços públicos. A pertinência do uso de aplicações móveis. Caso de Estudo a app WAY CyberParks
Título
Professor Doutor Diogo Mateus
Orientador

Resumo

Pretende-se com esta investigação abordar temáticas relacionadas com as novas tecnologias que possam ser utilizadas no estudo do planeamento e funcionamento dos espaços públicos. No caso específico com recurso a aplicações móveis, sendo aprofundada a análise a uma aplicação específica, a WAY CyberParks, que foi desenvolvida no âmbito do “Projeto CyberParks – Fostering knowledge about the relationship between Information and Communication Technologies (ICT) and Public Spaces” (COST Action TU 1306 CyberParks), que pretendeu promover o conhecimento da relação das tecnologias de informação e comunicação nos espaços públicos. Para o efeito serão analisadas experiências com esta aplicação, onde se pretende analisar o material coletado (sinais), verificar o seu conteúdo e tirar conclusões sobre as habilidades desta app & web como um instrumento para verificação de padrões de uso relacionados com as práticas/percursos realizados em espaços públicos. Será ainda analisada a pertinência do uso do instrumento e do uso de ICT para melhorar e agilizar o planeamento e gestão de espaços públicos, e sendo constatada esta habilidade, criada uma metodologia de avaliação de dados que torne o uso da app & web mais prático para todos.