Valéria Freitas Pereira


Nota biográfica

Em 2019, doutoranda em Ciências da Educação com o projeto de investigação intitulado: Pedagogia da inclusão: Atitudes e Ações.

Em 2019 participou como oradora no III Encontro Nacional de Jovens Investigadores, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIES), da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 

Em 2019 participou no 9º Encontro de Investigadores do CEIES, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CEIES), da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Em 2017 participou no II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação, organizado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

Em 2015 concluiu a Pós-Graduação em Administração e Gestão Escolar.

Em 2006 obteve o Diploma de Estudos Avançados em Dificuldades de Aprendizagem e Processos Cognitivos conferido pela Universidade de Vigo. 

Em 2005 obteve o Máster em Psicologia Evolutiva da Educação conferido pela Universidade de Vigo.

Em 1999 concluiu a Licenciatura no curso de Professores do 1ºciclo do Ensino Básico.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação 
  • Educação Inclusiva
  • Atitudes Educacionais
  • Psicologia da Educação
  • Organização e Gestão Escolar

Projeto individual de doutoramento

Pedagogia da inclusão: Atitudes e Ações.
Título
Professor Doutor António Luís Carvalho
Orientador

No domínio da educação inclusiva revela-se imperativo conhecer as atitudes dos professores relativamente à inclusão, já que a atitude gera motivação para a intervenção, moldando comportamentos e ações no que concerne à Pedagogia da Inclusão.

Esta investigação implica inevitavelmente entrar nos domínios da Educação Inclusiva. Entrelaça com questões de Direitos Humanos, de educação para todos e cada um, acompanhando a conjuntura a nível mundial enquanto objetivo primordial a alcançar pelos sistemas educativos inclusivos. Apesar de, em Portugal, ainda terem um percurso a fazer, o que se tem feito é revelador de passos importantes e positivos. Os compromissos e o envolvimento dos professores com todo o quadro legislativo existente, permitiu perceber onde estamos e onde, numa atitude prospetiva, queremos chegar.

O tema ‘Pedagogia da Inclusão: Atitudes e Ações’, adquire centralidade e pertinência investigativa atendendo à necessidade de identificar as atitudes dos professores face à inclusão. É assumir a necessidade da mudança de atitudes e ações dos professores num compromisso em torno de aprendizagens significativas onde todos os alunos são respeitados e valorizados na sua individualidade.

Esta investigação conduziu-nos a uma reflexão sobre a importância da compreensão das questões que se prendem com a pedagogia da inclusão nas suas atitudes e ações face à inclusão de alunos, propondo um programa de intervenção promotor de atitudes educacionais face à inclusão de alunos, na perspetiva de criar ações facilitadoras de efetivação da Educação Inclusiva.

Palavras-chave: Pedagogia, Inclusão, Atitudes, Ações, Formação Inclusiva de Professores.