António Carmo


Nota biográfica

António Carmo, nasceu em Portalegre, Portugal, é professor profissionalizado, desenvolveu a sua própria formação académica ao longo da vida. Em simultâneo com a sua atividade profissional. 

Doutorado em Educação – Projeto de Colaboração Intergeracional – “Encontro entre Gerações na Sala de Aula” (2010/2017).

Pós-Graduação: ICT (Tecnologias de Informação e Comunicação) Instituto Piaget – Almada (2006), Doutoramento em Educação – Projecto de Colaboração Intergeracional “Encontro entre Gerações em Sala de Aula” Instituto de Educação – Universidade Lusófona (2011-2017).

Formação em Serviço: Grupo 430 – Economia e Contabilidade (2006), Faculdade de Psicologia e Avaliação em Ciências da Educação (Instituto de Educação – Universidade de Lisboa (2007-2008)).

Licenciado em Organização e Gestão (Gestão Financeira) pela Universidade Moderna (1995-2000).

Membro da PESEL – Plataforma de Estudos Sociais sobre Envelhecimento e Longevidade, Universidade Lusófona. (2018)

Escola Profissionalizante (Profissionalizante) Bento de Jesus Caraça (2000/2019) Seixal, Lisboa e Barreiro Professora e Coordenadora, Directora CEF – Cursos de Educação e Formação e Cursos e Mediadores EFA – Educação e Formação de Adultos Educação e Formação de Adultos).

2013/2014 e 2011/2012 Instituto Superior de Educação – Universidade de Lisboa – Professor / Mestre na Escola Superior de Contabilidade e Economia – Unidade Didática “Didactic of Accounting”.

Formador nas áreas das TIC e Didática (formação de foradores), em Centros de Formação.

Áreas de interesse académico e científico

Aprendizagem intergergeracioinal. A percepção jovem acerca do trabalho intergeracional;

Intergeracionalidade – Investigação em sala de aula: Juntando gerações com o objetivo de manter/ativar a memória dos mais velhos e contribuir com conteúdos de experiência de vida para o desenvolvimento curricular das aulas, contribuindo para o principio do Envelhecimento Ativo;

Juntando gerações interligando saberes de experiência de vida com a formação profissional ao nível do ensino secundário, contribuindo para o desenvolvimento curricular. Como se podem impulsionar e apoiar as relações entre as gerações.