Carla Dimitre Dias Alves


Nota biográfica

Carla Dimitre Dias Alves é doutorada em Educação, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2017), tendo defendido publicamente a tese “O PROJETO APRENDER A CRESCER: Desenvolvimento Transdisciplinar da Leitura em Monodocência Coadjuvada no 1º CEB.”

É Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), representante na Secção de Formação e Monitorização do Centro de Formação Júlio Resende, em Gondomar, e integra a Bolsa de Formadores Internos (BFI) do mesmo Centro de Formação de Agrupamentos de Escolas (CFAE). Desde 2008, concebeu e operacionalizou várias ações de formação.

É Mestre em Ciências da Educação, área da especialização em Supervisão Pedagógica, pela Universidade Lusófona do Porto (2012). Foi coautora de manuais escolares do 1.º Ciclo.

Tem exercido funções Avaliadora Externa, no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente. Foi formadora do Programa Nacional do Ensino de Português (PNEP), durante três anos, e Mediadora dos Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA).

Iniciou a atividade docente como professora do Ensino Básico do 1.º Ciclo, em 1978. Atualmente exerce funções na Escola Básica com jardim de infância do Taralhão, sendo Coordenadora do estabelecimento de ensino e Coordenadora, desde 2006, do Núcleo Pedagógico do Taralhão, Vinhal e Carregais (EB/JI do Taralhão, EB do Vinhal, JI do Vinhal e JI dos Carregais).

Foi autora e coordenadora do Projeto Aprender a Crescer: Português e Matemática de mãos dadas, de 2014 a 2018, interligando estas disciplinas com as restantes áreas curriculares, utilizando dispositivos móveis como recursos de aprendizagem. Este projeto consolidou-se na lógica da flexibilidade curricular, do trabalho colaborativo e da coadjuvação. Também, foi autora e coordenadora do Projeto Um Conto, Uma Descoberta, nas EB do 1º Ciclo do Taralhão e Vinhal, de 2016 a 2018. Este projeto conjugou as disciplinas de Português e Estudo do Meio. Assim, a leitura de um conto foi o ponto de partida para a realização de várias experiências.

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação
  • Metodologias de investigação