Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2017). Professional development of first language teachers: learning from small-scale classroom research. Atas 20th International Conference on Teaching, Education & Learning (ICTEL).
  • PUPIL: International Journal of Teaching, Education and Learning, Vol 1, No 2 (2017)
    Disponível aqui.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2017). Concretização de um Projeto transversal de leitura no ensino. Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Revista CIAIQ, Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación//Vol.1, 725-732.
    Disponível aqui.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2015). “O Projeto aprender a crescer: Uma estratégia transdisciplinar no desenvolvimento de compreensão da leitura”. Atas do I Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano, Vol II (pp. 312-320). Porto: Universidade Católica Portuguesa.
    Disponível aqui.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2014). Teacher Training and the Development of First Language Reading Strategies, no American Journal of Educational Research, Vol. 2 (11), pp 1044-1049. DOI: 10.12691/education-2-11-7.
    Disponível aqui.

Artigos em revistas científicas nacionais

  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2017). Um Projeto transversal de leitura: concretização e contributos, Revista Indagatio Didactica, vol. 9 (3), 99-112 .
    Disponível aqui.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2014). O conto como estratégia pluridisciplinar no desenvolvimento da compreensão da leitura. In Maria João Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar (pp. 840-848). Vila Real: Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. CD ISBN 978-989-704-188-4.

Livros

  • Monteiro, A. & Alves, C.D (1994). “A-BÊ-CÊ DO SABER” – Língua Portuguesa, do 4.º Ano de escolaridade (Manual escolar). Coimbra: Livraria Arnado.
  • Monteiro, A. & Alves, C.D (1993). “A-BÊ-CÊ DO SABER” – Língua Portuguesa, do 3.º Ano de escolaridade (Manual escolar). Coimbra: Livraria Arnado.
  • Monteiro, A. & Alves, C.D (1993). “A-BÊ-CÊ DO SABER” – Língua Portuguesa, do 2.º Ano de escolaridade. (Manual escolar). Coimbra: Livraria Arnado.
  • Monteiro, A. & Alves, C.D (1993). “A-BÊ-CÊ DO SABER” – Fichas de Língua Portuguesa, do 2.º Ano de escolaridade. (Manual escolar). Coimbra: Livraria Arnado.
  • Monteiro, A. & Alves, C.D (1993). Coautora do manual escolar “A-BÊ-CÊ DO SABER” – Grafismos do 1.º Ano de escolaridade. (Manual escolar). Coimbra: Livraria Arnado.

Comunicações em eventos internacionais

  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N.  (2017). Comunicação “O Projeto Aprender a Crescer: A Prática da Monodocência Coadjuvada no Desenvolvimento da Compreensão da Leitura”, no II Seminário Internacional – Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia, na Universidade Católica Portuguesa (UCP).
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N.  (2017). Comunicação “Concretização de um Projeto transversal de leitura”, no 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Salamanca – Espanha.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2016). Comunicação “A Perceção dos Professores em Relação à Prática da Monodocência Coadjuvada no 1º CEB”, na Conferência Internacional Educação Comparada para além dos Números Contextos Locais, Realidades Nacionais e Processos Transnacionais – “Como Reformas Nacionais de Educação”. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2015). Comunicação “O Projeto aprender a crescer: Uma estratégia transdisciplinar no desenvolvimento de compreensão da leitura”, no I Seminário Internacional: Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica Portuguesa.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2013). Comunicação O FIO DE ARIADNE. A Formação Contínua do PNEP e o Desenvolvimento da Competência da Leitura no 1.º CEB, no II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança. Porto: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).

Comunicações em eventos nacionais

  • Alves, C. D. (2018). Comunicação “O Projeto Aprender a Crescer: Desenvolvimento de literacias”, nas VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas da Maia: Uma biblioteca sem muros. Maia: Biblioteca Municipal da Maia em parceria com Bibliotecas da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação.
  • Alves, C. D. (2018). Comunicação “O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade: Da teoria à prática!”, no Encontro Nacional da APEVT: Educação Artística e Tecnológica, uma nova possibilidade de aprender. Porto: Escola Secundária Garcia de Orta.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2017). Comunicação “O Projeto Aprender a Crescer: Uma estratégia transversal para melhorar a leitura a Português e Matemática”, no II Encontro Temático APL/ESE: Diálogos entre Investigação e as Práticas Educativas no Ensino a Língua, Porto: Escola Superior de Educação e Psicologia.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2017). Comunicação “Ler para Aprender Através de um Projeto Transversal a Português e Matemática”, no II Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação. Braga: Instituto de Educação da Universidade do Minho.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2017). Poster “O Projeto Aprender a Crescer. Desenvolvimento Transdisciplinar da Leitura em Monodocência Coadjuvada no 1º CEB”, no Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal. Lisboa:  Centro de Congressos de Lisboa.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2015). A Compreensão de Textos. Implementação de um Projeto na Sala de Aula. Atas do 6º Encontro de Investigadores: Educação, Espaço e Tempo/ Investigação, Conhecimento e Intervenção Social.
  • Alves, C. D. (2017). Comunicação “Do Aprender a Ler ao Voo na Leitura: um desafio sempre atual!”, no III Encontro Literário de Leitura em Voz Alta: Ler e Contar com Amor. Ilha da Madeira: Auditório da Biblioteca Pública Regional da Madeira.
  • Alves, C. D. & Coimbra, M. N. (2014). Comunicação “O conto como estratégia pluridisciplinar no desenvolvimento da compreensão da leitura” no XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Espaço de investigação, Reflexão e Ação interdisciplinar. Vila Real: UTAD.

Outras publicações

  • Dimitre, C. & Santos, R. (2017). O Conto como estratégia pluridisciplinar de leitura- Uma experiência pedagógica. Ozarfaxinars / e-revista  ISSN 1645-9180