Margarida Alice Carvalho


Doutora e Mestre em Ciências da Educação, Pós-graduada em Administração Escolar, possui o Bacharelato (3 anos) e a Licenciatura (5 anos) em Estudos Anglo-Americanos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, título homologado pelo Ministério da Educação de Espanha, equiparado à Licenciatura em Filologia Inglesa. Possui ainda o Curso de Espanhol – Nível Superior. Investigadora Integrada do CeiED (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento).

Professora convidada do ISCE, ULP e UPT tem ministrado várias cadeiras no âmbito dos Mestrados em Administração Escolar, Supervisão Educativa, Educação Social, Educação Especial, Bibliotecas Escolares e do Doutoramento em Educação.

Foi professora do Ensino Básico e Secundário, tendo exercido a docência das disciplinas de Português, Inglês e Alemão para além do desempenho de vários cargos pedagógicos, designadamente os implicados na formação de professores.

Formadora nas áreas e domínios de Administração Educacional; Política Educativa; Pedagogia do Desenvolvimento Social Infanto-Juvenil; Conceção e Organização de Projetos Educativos; Didáticas Específicas (Inglês); Investigação-Ação, (registo CCPFC/RFO – 14801/02, em 2002) pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua realizou várias Ações de Formação para professores.

Foi Avaliadora Externa do Ensino Superior (2004/2005).

Fez parte do Conselho de Redação da Revista Lusófona de Educação, Edições Interuniversitárias Lusófonas.

Faz parte da Comissão Editorial da Revista Espaço S, Revista de Investigação e Intervenção Social do ISCE e da EduScience, revista do Centro de Estudos em Educação e Formação da Universidade Lusófona do Porto.

É Avaliadora Externa da Revista Interuniversitaria Pedagogía Social e Membro Fundador da Sociedade Iberoamericana de Pedagogía Social (SIPS).

Áreas de interesse académico e científico

  • Políticas sociais e educativas;
  • Administração educacional;
  • Problemáticas sociais;
  • Sociedade inclusiva.