Maria Margarida Dias Costa

Nota biográfica

Maria Margarida Dias Costa obteve a 7 de dezembro de 2018, o grau de Doutor na Especialidade de Educação (área de estudo das Ciências da Educação), na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT, Lisboa). Concluiu o Curso de Mestrado em Ciências da Educação (ULHT, Lisboa, em 2006), o Curso de Pós-Graduação e Formação Especializada em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor (ULHT, Lisboa, em 2002), o Curso de Estudos Superiores Especializados em Organização e Administração Escolar (Escola Superior de Educação de Leiria, em 1999) e o Curso do Magistério Primário (Escola do Magistério Primário de Leiria, em 1987). Fez ainda a parte curricular (1.º ano) do Curso de 2.º Ciclo (Mestrado) em Educação Especial (ULHT, Lisboa, em 2009) e o 6.éme. année de l´Alliance Française (Leiria, em 1988).

Fez comunicações em Conferências, Colóquios, Seminários e Encontros de Investigadores. Publicou alguns artigos resultantes dessas comunicações em atas e capítulos de livros, sendo coautora de um livro. Participou como moderadora em Seminários e Colóquios. Tem sido membro da Comissão Organizadora dos vários Seminários de Educação Inclusiva, realizados na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

O seu percurso profissional tem estado intimamente ligado ao ensino. É Docente de Educação Especial. Pertence ao grupo de recrutamento 910 do Agrupamento de Escolas de Cister, no concelho de Alcobaça.


Grupo de Investigação: Área 3. Inclusão, aprendizagens e mediação socioeducativa

Áreas de interesse académico e científico

  • Educação Inclusiva
  • Educação Especial
  • Formação de professores
  • Práticas dos Docentes de Educação Especial
  • Investigação-ação