Susana Sá


Nota biográfica

Investigadora no CIED. Pós-Doutorada em Desenvolvimento Curricular, Doutorada em Ciências da Educação, Especialidade de Desenvolvimento Curricular, com a tese Ensino, Aprendizagem e Avaliação no Ensino Superior: Perspetivas e Práticas, Licenciada em Ensino de Física e Química e Mestre em Supervisão Pedagógica, graus obtidos na Universidade do Minho.

Foi assistente convidada da Universidade do Minho, entre 1994 e 2000, lecionando Metodologias de Ensino da Física e Química e realizando supervisão pedagógica desde 1994 até 2006.  

Foi investigadora do Projeto AVENA (Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspetivas) – Projeto FCT – PTDC/CPE-CED/114318/2009), entre 2011 e 2014, de âmbito internacional.

É investigadora de um Projeto científico de cariz internacional, “Aprendizagem Profissional Colaborativa de Professores”, com o Chile, com a autorização nº 0555900001.

É investigadora no Projeto: “A evasão dos estudantes na Universidade Federal de Goiás”, em colaboração com a UFG em Catalão – Goiás- Brasil. É formadora do software de análise qualitativa webQDA, realizando atividades do tipo oficina, curso de pequena duração, tutorial, webinar e webmeeting. A sua investigação tem-se centrado principalmente na avaliação, no ensino e na aprendizagem, quer de docentes, quer de discentes do ensino superior ou do ensino secundário, tendo artigos publicados em revistas como a Springer International Publishing, Revista Lusófona da Educação, Journal of Education & Social Policy, The Qualitative Report e Revista Comunicação & Informação; vários capítulos de livros e editora das Atas do CIAIQ (indexadas) e de livros. É editora e revisora de revistas e livros. Para além da realização de seminários e conferências acerca da temática ensino, avaliação e aprendizagem no ensino superior, os seus mais recentes interesses de investigação estão relacionados com o desenvolvimento curricular na sua visão mais ampla e na formação no âmbito da investigação qualitativa. Tem parceria com o Brasil, em particular com a Universidade Federal de Goiás – UFG – Brasil, no Projeto de doutoramento “Gestão Organizacional”– de 2018 -2022. É Organizadora do Congresso Internacional CIAIQ (Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa), desde 2015, sendo responsável da área da EDUCAÇÃO, que se realiza anualmente

Áreas de interesse académico e científico

  • Supervisão Pedagógica
  • Avaliação
  • Ensino e Aprendizagem
  • Investigação Qualitativa