Publicações

Capítulos de livro

  • Gama, T. D. & Lima, M. A. S. (2012). Ecoleitura: a inserção da educação ambiental no processo educativo. In F. A.Cananéa. (Org.).Diálogos Educacionais Contemporâneos. (cap. 8. pp. 147 – 160). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-98311-86-9.
  • Gama, T. D. (2012). Oralidade: entrelaçando os fios da linguagem. In F. A. Cananéa. (Org.). Educação Dialogada.(cap. 10. pp. 181 – 192). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-98311-89-0.
  • Gama, T. D. & Lima, M. A. S. (2013). Ética e valores humanos na prática docente. In F. A. Cananéa.(Org.).Trilhas Educacionais.(cap. 9. pp. 158 – 172). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 976-85-98311-93-7.
  • Gama, T. D. (2013). Linguagem oral: desafio no processo escolar. In F. A. Cananéa. (Org.). O sujeito (o)culto da educação. (cap. 10. pp. 125 – 134). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-98311-95-1.
  • Gama, T. D. & Ferreira, M. G. M. (2013). Ações de treinamento: oportunidade para a melhoria da qualidade de vida no trabalho. In F. A. Cananéa. (Org.). Sentidos de leitura: sociedade e educação. (cap. 10. pp. 125 – 140). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-002-9.
  • Gama, T. D. (2013). Múltiplos olhares sobre a formação docente. In F. A. Cananéa. (Org.). Sentidos de leitura: sociedade e educação. (cap. 11. pp. 141 – 151). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-002-9.
  • Gama, T. D. (2014). A oralidade à luz da Ciência. In F. A. Cananéa. (Org.). Elos de saberes.(cap. 11. pp. 155 -168). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-014-2.
  • Gama, T. D. (2014). Oralidade: contribuição para uma aprendizagem significativa. In F. A. Cananéa. (Org.). Entrelaços: diálogos entre os sujeitos. (cap. 10. pp. 189 – 196).João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-019-7.
  • Gama, T. D. (2015). Linguagem jurídica: vez e voz diante do princípio da oralidade. In F. A. Cananéa.  (Org.).Contextos: saberes e práticas educacionais. (cap. 10. pp. 181 – 194).João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-030-2.
  • Gama, T. D. & Brandão, P. De F. (2015). Desnutrição da alma potencializada pela industria midiática. In F. A. Cananéa (Org.). Educação: um encontro com o outro. (cap. 9. pp. 133 – 144).João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-037-1.
  • Gama, T. D. (2016). Pesquisa e sensibilidade diante da oralidade na sala de aula. In F. A. Cananéa (Org.). Educação: olhares diversos. (cap. 11. pp. 219 – 236). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-051-7.
  • Gama, T. D. (2017). Linguagem oral: da formação às práticas. In F. A. Cananéa (Org.). Ser Educacional: reflexões pedagógicas. (cap. 10. pp. 171 – 180). João Pessoa-PB/Brasil: Imprell. ISBN 978-85-8332-061-6.

Comunicações em eventos internacionais

  • Gama, T. D. & Donato, F. J. A. (2013). Oralidade: dialogando em sala de aula com as ferramentas digitais. In 10º Encontro Nacional da APP, Há conversas com os programas de Português: o oral em interação com as outras competências. Lisboa.
  • Gama, T. D. & Donato, F. J. A.  (2013). Tecnologias a serviço da produção acadêmica: possibilidades de minimizar o plágio nas instituições de ensino superior. In I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga.
  • Gama, T. D. (2013). Oralidade: uma aprendizagem significativa ao longo da vida em contexto não formal, formal ou informal. In I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação / III Encontro de Sociologia da Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho. Braga.
  • Gama, T. D.; Almeida, L. & Gonçalves, M. N. (2015). Oralidade na sala de aula: concepções e práticas de um grupo de professores de Língua Portuguesa. Comunicação apresentada no 6º Encontro de Investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiED – Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social. Lisboa.
  • Gama, T. D. (2016). Oralidade: uma análise do cotidiano de um grupo de professores de Língua Portuguesa em suas salas de aula. Comunicação apresentada no Congresso de Língua e Cultura Portuguesas: memória, inovação e diversidade. Lisboa/ULHT.
  • Gama, T. D. (2017). Linguagem oral na escola: da formação às práticas letivas. In 12º Encontro Nacional da Assossiação de Professores de Português – ENAPP, Língua e Literatura na Escola do Séc. XXI. Lisboa.

Comunicações em eventos nacionais

  • Gama, T. D. (2012). Oralidade: um estudo entre a concepção dos professores e os Parâmetros Curriculares Nacionais. InI Colóquio Nacional: Diálogos  entre linguagem e educação e VII Encontro do NEL, promovido pelo Núcleo de Estudos Linguísticos e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado em Educação. Universidade Regional de Blumenau – FURB. Santa Catarina /Brasil.ISBN 978-85-7114329-6.
  • Gama, T. D. & Donato, F. J. A.  (2012). Afetividade: tecendo um olhar cognitivo diante da interação com a sala de aula. In I Encontro Norte / Nordeste de Psicopedagogia Clínica e Institucional e IV Seminário sobre Processos de Aprendizagem e Diversidade, realizado pelo Grupo de Estudos em Processos de Aprendizagem e Diversidade. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa / Brasil.
  • Gama, T. D.; Donato, F. J. A. & Carneiro, J. R. (2012). Contexto educacional em tempo de globalização: desafios na formação de professores. In VII Seminário Regional de Política e Administração de Educação / PE. II Simpósio Gestão da Educação Currículo e Inovação Pedagógica, realizado pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife – PE/Brasil.
  • Gama, T. D. (2015). Oralidade na sala de aula: concepções e prática de um grupo de professores de Língua Portuguesa. In III Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação Superior: saberes, tecnologias  e os desafios para a formação. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa/PB.

Outras publicações

  • Gama, T. D. & Acioly, A. S. G. (2012).Oralidade na sala de aula: a fala que se ensina. In C. Moreira, D. Dias, M. Fernandes, P. Dias, W. Maciel. (orgs.). Projeto de Integração da Tecnologia no currículo em sala de aula. [CD-ROM]. Programa Nacional de Educação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO.Fundação José Américo. João Pessoa: Editora Universitária – UFPB.
  • Gama, T. D. (2016). Oralidade no contexto educacional: conceitos e importância. Publicado na Revista Literária da Lusofonia, Ano IV/ Nº 20/ jun./jul.2016. ISSN 2358-0119.