Alcina de Oliveira Martins


Nota biográfica

Professora Catedrática da Universidade Lusófona do Porto, com Agregação no Grupo de História – Universidade Nova de Lisboa (2003), Doutora em História (1999).

Professora de Métodos e Técnicas de Investigação em Educação. É desde 2008 Diretora do Mestrado em Ciências da Educação da ULP. Desde 2009 é professora convidada da ULHT nos cursos de Mestrado e Doutoramento em Educação. De 2000 a 2008 coordenou os Mestrados em Administração e Planificação da Educação e Supervisão e Coordenação da Educação na UPT. Foi igualmente coordenadora de 2004 a 2008 do Doutoramento em Educação na UPT. De 2003 a 2006 foi professora convidada da Universidade de Granada (no Departamento de Pedagogia Social). Membro da Academia Portuguesa de História e da Sociedad Iberoamericana de Pedagogia Social (SIPS); foi Vice Reitora da ULP de 2008 a junho de 2012; tem várias publicações em revistas científicas nacionais e estrangeira na área da violência doméstica, das metodologias científicas e da Administração Escolar.

Dirige o Plano Municipal contra a Violência doméstica 2013-2015. Porto: Câmara Municipal do Porto e fez parte do projeto de investigação coordenado por Torres, M. Concepció, Carvalho, M.A.S. Martins, A.M. (2010). Pobreza y voluntariado. Tarragona: URV. Diretora da Revista Eduscience e membro do Conselho Editorial de revistas em Portugal e Espanha.

Áreas de interesse académico e científico

  • Metodologia de Investigação Científica em Educação
  • Questões de Género
  • Administração Escolar