Publicações

Artigos em revistas internacionais

  • Cruz, Hugo M; Gomes, Ana A; Martins, A.O (2016). “Morning-Evening Types in Kindergarten, Time-of-Day and Performance on Basic Learning Skills”, International Online Journal of Educational Sciences 8, 5: 30 – 41.
  • Costa, E.P.; Torrego, R. C; Martins, A. O. (2016). Desafios colocados pela avaliação de um projeto de mediação escolar. Revista Eixo 5 (3),  27 – 36.
  • Martins, A. & Martins, A. O. (2016). School’s Images: Students’ Perceptions about Teaching and Learning in the Geography. Journal of Modern Education Review 6, 6: 409 – 415. doi.org.
  • Pinto, A.; Delgado, J.; Martins, A. (2015). Significados e perspectivas do insucesso escolar no ensino profissional em Portugal. Cadernos de Educação, 51, 1 – 21. DOI: 10.14571
  • Martins, A.; Coimbra, M.; Pinto, I.P.; Serradas, R. (2015). How Teachers Experience Practical Reflectivity in Schools: A Case Study. American Journal of Educational Research, 3 (7), 918-922. Disponível aqui.
  • Coimbra, M.; Martins, A.; Pinto, I.P.; Serradas, R. (2015) Practical reflectivity as a context for teachers´ professional development: a mixed-methods study. Advances in Social Sciences Research Journal 1, 8: 176 – 187. Doi: 10.14738/assrj.18.746
  • Coimbra, M., Martins, A., Pinto, I., & Duarte, R. (2014, dec.) Practical reflectivity as a context for teachers professional development: a mixed-methods study. Advances in Social Sciences Research Journal, 1, (8), 17-181.
  • Borja, I. & Martins, A. (2014). Evasão Escolar: desigualdade e exclusão social. Revista Liberato, 15, (23), 93-101. Disponível aqui.
  • Coimbra, M. & Martins, A. (2013). O estudo de caso como abordagem metodológica no ensino superior. Nuances: estudos sobre Educação, 24(3): 31-46. Disponível aqui.
  • Coimbra, M. & Martins, A. (2013). Case Studying Educational Research: A Way of Looking at Reality. American Journal of Educational Research, 1(9), 391-395. Disponível aqui.
  • Martins, A. & Carvalho, C. (2009). No crepúsculo da vida: um olhar sentido sobre a vivência conjugal. Revista de Ciències de l’Éducació, 38(3), 319-337.

Capítulos de livro

  • Costa, E.P.; Torrego, R. C; Martins, A.O. (2016). Gabinetes de mediação de conflitos: estruturas de pacificação, dinâmica e resultados. In M. C.Silva; M. L. Carvalho & L. R. Oliveira (Eds),Sustentabilidade da Mediação Social: processos e práticas (pp.107 – 118) Braga: CECS. ISBN: 978-989-8600-53-0.
  • Martins, A.O. (2015). Do Éden ao Inferno: representações do corpo feminino na idade média. Anais do I Congresso Lusófono de Ciência das Religiões. Religiões e Espiritualidades – Culturas e Identidades, (vol. XX, pp. 68-80) O corpo e a religião. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. ISBN- 978-989-757-033-9.
  • Martins, A. (2013). O corpo feminino na Idade Média: um lugar de tentações. In Brás, J. V., Gonçalves, M. N. (Orgs.). O Corpo – Memória e identidade (pp. 103-127). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. ISBN: 978-989-8512-68-0
  • Rabelo, A.; Reis, M. & Martins, A. (2008). Professora Versus professor: as considerações sobre o professor homem, um “corpo estranho” na profissão docente. In Consuelo Miqueo; Mª José Barral & Carmen Magallón, (org.). Estudios Iberoamericanos de Género en Ciencia, Tecnología y Salud (pp. 421- 427). Zaragoza: Prensas Universitárias de Zaragoza.


Comunicações em eventos internacionais

  • Costa, E.; Torrego, R.; Martins, A. (2015). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de Escola. I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica.
  • Coimbra, M.; Martins, A.; Pinto, I.; Serradas, R.(2015). Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e desenvolvimento profissional docente. I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica.
  • Graça, J.; Martins, A. (2015). Desafios da liderança em contexto de agrupamento escolar. Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica.

Comunicações em eventos nacionais

  • Cruz, H.; Allen, A. ; Martins, A.O. et al (2016). Cronótipo no 1º Ciclo do Ensino Básico, hora-do-dia/ dia-da-semana e o desempenho em aptidões básicas para a aprendizagem. In Atas do XIII Congresso SPCE. Fronteiras, diálogos e transições na Educação (pp. 907-916). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.
  • Rodrigues, M. & Martins, A. (2015). Violência Doméstica e Educação: Envolvimento Parental na Escola de Mulheres Vítimas de Violência Conjugal. 6º Encontro do CeiED “Educação, Espaço e Tempo: investigação, conhecimento e intervenção social”.
  • Martins, A. (2014). Planos municipais param a igualdade: uma parceria urgente. I Jornadas Ibéricas sobre Violência Doméstica, Bragança, 2 e 3 de dezembro.

Outras publicações

  • Costa, E.; Torrego, R.; Martins, A.(2015). O projeto de mediação de conflitos como dispositivo de melhoria de Escola. Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, In Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica.
  • Coimbra, M.; Martins, A.; Pinto, I.; Serradas, R. (2015). Ser ou não ser professor reflexivo: uma questão de formação e desenvolvimento profissional docente. Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano, In Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica.
  • Graça, J.; Martins, A. (2015). Desafios da liderança em contexto de agrupamento escolar. Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. In Atas do I Seminário Internacional Educação, territórios e desenvolvimento Humano. Porto: Universidade Católica.